segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Um lugar para expressar


Olá a todos, esses dias eu fiquei pensando muito sobre uma coisa bastante intrigante, os otakus gostaria muito de ter um amigo ou uma namorada que também gosta de mangás e animes para trocar ideias e falar sobre seu anime favorito.

É uma sensação maravilhosa ter alguém por perto para discutir as coisas que você gosta e que você tem em comum, sobre o ultimo episodio de Dr. Stone ou a cânone de Cavaleiros do Zodíaco, entretanto vou te dar uma má noticia ou melhor um choque de realidade:

As

Coisas

Não

Funcionam

Assim...

A coisa complica na comunidade cosplay, pois as pessoas tem um conceito de que cosplayers são fãs extremistas do anime do cosplay que está fazendo e que deve ter uma grande coleção de figures, posters, mangás e DVDs do anime. Porem tanto o cosplayer, como qualquer fã de anime tem uma vida. Fora do evento, trabalham e estudam, muitos até fazem coleções de action figures e mangás, porem a vida de um cosplayer e de um otaku não é 100% focado no anime (Isso incluí video games, quadrinhos e filmes), tem cosplayers que muitas vezes faz cosplay porque viu o anime, gostou do personagem ou até do visual e quis fazer cosplay disso. 

Inclusive tem cosplayer que faz cosplay para mostrar seu talento seja fazendo do zero até o ultimo detalhe, fazendo sessão de fotos e apresentando como hobbie, assim como tem pessoas que faz cosplay por gostar do anime. Não tô dizendo que um é melhor que o outro, mas sim, que nem todo mundo faz cosplay porque é fã do anime, cada cosplayer faz cosplay por motivos diferentes, não devemos confundir uma coisa com outra. Se você quer homenagear seu personagem favorito, fazendo cosplay dele, beleza, mas respeite a pessoa que faz por outros motivos, a pessoa não é mais ou menos fã por causa disso e fique proximo de pessoas que te admiram como amigo.

Se fosse assim, eu deveria fazer cosplay de Evangelion, já que tenho uma grande coleção desse anime.

Agora com os otakus mesmo assim, a mesma regra se aplica aqui também. Ficar tocando no mesmo assunto varias vezes fica chato e a pessoa perde o interesse não só no anime, porem até na amizade, a pessoa pode achar que você só fala disso! Mesmo que a pessoa goste de mangás e animes, não é legal ficar falando sobre o mesmo assunto o tempo todo.

Mesmo que um casal seja formado por uma dupla de otakus, já houve situações de grupos de fãs do anime que já tretaram por opiniões diferente e imagine brigar com sua namorada só por que ele gosta mais do Next Dimension do que Lost Canvas? É igual futebol duas pessoas podem gostar, porem de times diferentes. Não tô dizendo que não deve namorar alguém que goste de animes, porem devemos respeitar gostos e opiniões alheias, mesmo discordando e também não ir atrás de pessoas por gostos em comum, boas companias vale muito mais que gostos.

Concluindo não fique triste se seus amigos não tem os mesmos gostos em comum, pare de valorizar amizade por gostos. Se quer trocar ideias sobre seu anime favorito participe de grupos do facebook dedicados ao seu anime, se quer expor sua opinião faça blogs ou faça video no youtube falando sobre animes, pois é mais construtivo e você sai ganhando.

Por fim faça cosplay para te agradar, não para agradar os outros, quanto mais agradar a si próprio com cosplay, mais vai se sentir feliz.