Para quem quiser conferir a noticia aqui (em inglês).
O ponto que causou revolta e discussão foi um discleamer do evento, na parte 2, postado no twitter.
Traduzindo:
"Os visitantes e cosplayers que desejam participar do evento, devem saber que esta convenção é apenas referente ao tema de animações japonesas e conteúdo diretamente relacionado, como mangás, videogames japoneses, cultura japonesa, música japonesa, tokusatus e doramas. Portanto não se trata um evento multitemático de cultura pop em geral. Estamos cientes de que isso vai contra a tendência atual. Existem muitas franquias populares no mundo, mas que não são relacionados a animes e cultura japonesa, porem este não é o lugar para eles. O evento Neo Anime Oasis implementará como regra: "códigos de vestimenta de corredor" que não permitirá cosplay e fantasias que fogem ao tema da convenção. Se seu cosplay não for relacionado a animes, mangás, games japoneses, tokusatsus e outros temas relacionados a cultura japonesa, simplesmente não venha. Não há motivos ou propósitos para trazer esse tipo de conteúdo ou figurinos que não atendam a proposta relacionada ao tema do evento."
Ao verificar o site do evento, não consta esse trecho no desclaimer, apenas uma informação referente aos concursos que não é permitido cosplay de midia ocidental, entretanto cosplay com base de midia ocidental, porem utilize estética de anime serão permitidos e toleráveis como Genshin Impact, RWBY, Ragnarok e outros com base de webtoons coreanas, games e animações asiáticas. Porem desenhos como Avatar the Last Air Bender e Três Espiãs Demais não serão permitidos e em caso de duvidas, perguntar aos organizadores do evento com antecedência.
As reações sobre a noticia foram mistas, por um lado criticaram a atitude do evento, argumentando que essa pratica de fazer um evento limitado apenas a cosplays de animes seria um retrocesso, pode limitar o numero de cosplayers e visitantes, empobrece a qualidade do evento, tirando a criatividade e prejudica e muito a experiência de outros cosplayers que não tem cosplay de anime, além de prejudicar outros eventos que são multitemáticos e também podem adotar temas específicos para quem for de cosplay dentro da convenção, no máximo que se fosse para focar em animes que fizesse um concurso exclusivamente para cosplays de anime ou dividia as categorias de acordo com a mídia que o cosplayer está vestido.
Enquanto outros concordaram levando em consideração que os eventos de animes estão cada vez mais reduzindo o conteúdo relacionado a cultura japonesa e isso tem se espalhado até mesmo em eventos voltados a cultura japonesa, como por exemplo o Festival do Japão. Sobrando apenas aos cosplayers que faz cosplay de animes e que infelizmente estão cada vez mais diminuindo, dando mais espaço a cosplays de mídia ocidental que estão tirando toda a atenção dos cosplays de anime e por esse motivo estão cada vez mais desanimados de continuar a frequentar eventos e vão nos eventos de cosplay de anime, andando por cima e para baixo, esperando uma boa alma pedindo para tirar foto do seu cosplay e trocar ideia sobre o anime que a pessoa está fantasiado ou arriscar em fazer cosplay de super herói, mesmo que não goste, só para receber fotos e novos laços de amizades. Isso sem falar que existem muitos eventos com temáticas mistas e também pode existir eventos voltado exclusivamente para quadrinhos e isso não vai proibir quem não faz cosplay de anime a continuar a participar de eventos.
Pontos positivos:
Agora, vamos falar nos pontos positivos em criar um evento exclusivamente de mangás e animes, só lembrando que é com base no meu ponto de vista, sinta-se livre em discordar.
Existem muitos cosplayers e visitantes que vão a uma convenção com o proposito de fazer amizade com pessoas com gostos em comuns. Se eu faço cosplay do Dark Schneider eu quero fazer amizade com pessoas que curtem e apreciam Bastard ou mesmo que curtem cultura japonesa e recomende esse anime para quem aprecia essa midia, para que essas pessoas em eventos futuros chegam e digam "Pô vi Bastard e achei dahora e por isso achei foda seu cosplay", isso ajuda a facilitar o contato de otaku para otaku, pois em eventos existem muitas pessoas que embora pareçam otakus, veste de camiseta de anime e tudo mais, não são otakus e tem gostos limitados e uma outra questão é a maior visibilidade aos cosplays de animes, pois as mesmas terão muito mais atenção que poderiam receber do que um evento multitemático não receberia, pois um dos grandes problemas da comunidade cosplay é a concorrência, por mais que não possa parecer, aparentemente fazem uma competição não anunciada por recebimentos de clicks e atenção pelo cosplay, a ponto principalmente que se um cosplay não recebeu muitas fotos, não vou mais usar ele e isso prejudica e muito cosplayers que não querem esse tipo de disputa, mas sim se relacionar com pessoas que curtem e amam a cultura japonesa, não é só uma questão de foto, mas sim criar laços e afins.
Pontos Negativos:
O maior ponto negativo na minha opinião é que apesar de que um evento voltado 100% a mangás e animes pode dar mais visibilidade a cosplay de animes, mas isso não significa que todos os cosplays de animes terão a atenção merecida. Um cosplay da Hikaru de Guerreiras Magicas de Rayearth receberá fotos? Se o visitante for um otaku saudosista ou um manchetossauro sim, mas um cosplay do Joe Shimamura de Cyborg 009 não, pois tem que ser um otaku bem hardcore para reconhecer o personagem que a pessoa está fazendo cosplay e assim como os visitantes dos eventos, os otakus também tem liberdade se decide ou não em acompanhar o anime e além disso cosplays de animes que estão na moda terão muito mais destaque do que um cosplay de um anime bem antigo, mesmo que esse tenha feito sucesso em terra tupiniquins e isso sem falar que cosplay de Cavaleiros do Zodiaco e Dragon Ball terão muito mais destaques, tanto pelos saudosistas, quanto pelo publico novo que eventualmente a Toei lança um novo produto da franquia.
Um outro ponto negativo é que isso não impede de muita gente esperta, dando um jeitinho brasileiro de entrar no evento com cosplay de super heroi com argumento "Esse cosplay do Batman é com base do mangá do Batman e tenho ele aqui para provar" o que pode gerar um conflito, pois existem mangás e animes da Marvel e DC, até mesmo Star Wars tem um anime deles e isso pode fazer com que não mude em nada em criar uma nova experiência para quem faz cosplays de animes, pois será tudo a mesma coisa de sempre a menos que o evento saiba filtrar como mencionado no evento Neo Anime Oasis o que pode e o que não pode?
Antes de dar a minha opinião, como é um assunto muito polemico, pedi para otakus e cosplayers darem sua opinião referente a esse assunto, alguns colocaram em anônimo, para não prejudicar a sua reputação e opinar sobre isso. Por mais que discorde é a opinião deles, se quer discordar, faça isso com educação e respeito, para que você argumente fazendo com que a pessoa concorde com sua opinião. Estamos entendidos? Vamos lá:
"Honestanente eu apoio, por mais q seja doloroso isso nós precisamos equilibrar a presença de cosplayers de conteúdo ocidental em concursos cosplay pra ficar de igual pra igual com os orientais. Faria apenas como teste, se der certo expandir pra outros."
Anônimo.
"Cosplay é caro, mas não é investimento. Se alguns eventos tomaram essa decisão como negócio e existem problemas com as categorias passadas, existem riscos como qualquer hobby. Muita coisa é cara e não tem retorno. Pode ser dureza, mas eu não diria que está totalmente errado. A única coisa a se manter em mente é o respeito no hobby. Algo mais importante que qualquer logomarca."
Anônimo.
"Sei la...é um pouco radical sim, mas se for parar pra pensar é uma chatice tbm vc ir em evento tradicional japones hoje em dia e tem mais homem aranha que personagem de anime. E ai que entra o problema, quem o publico vai dar mais atenção? Tem um monte de evento geek por ai e o povo reclama de um que só pode cosplay de anime. Por isso sou a favor de ter evento voltado só pra animes e cultura japonesa. Se fosse evento só Marvel eles iam achar o maximo, vai por mim kk"
Anônimo.
"Eu sou assim...se um evento tem o nome anime sei la o que o evento deveria ser só de Anime, mangá, Tokusatsu. Sim eventos com nomes de anime deveria ser assim.
Quer q teu evento seja MULTI-TEMATICO... Bota Geek sei la o que... Nerd sei la o que... Eu não vou mais no Animextreme pq misturaram tudo."
"Pode até fazer um evento que envolve animes e mangás, ok? Mas, se for fazer com aquele intuito de trazer um público exclusivo que só gosta dessas coisas e proibir o que não faz parte da cultura deles (comics, geek, produtos americanos), aí já é muito nacionalismo limitado, que eu acho palha"
Anônimo
"Desnecessário, eu acho que um evento cosplay devia ser atender a todos os cosplayers, e não a um nicho específico deles."
"Eu não sou cosplayer, mas acho que se o evento é voltado apenas ao cosplay de anime, não acho errado vetar outros cosplays. Regra é regra. Mas uma coisa é certa, a audiência e o público de eventos restritos a um tema de cosplay tende a diminuir a cada edição, porque cosplayers profissionais não são cosplayers só de personagens de anime e vão procurar outros eventos mais liberais!"
Minha opinião:
De fato, depois da moda geek nos anos 10, houve uma super lotação de cosplay de super herois ocidentais que receberam muito mais destaque e foco do que os cosplays de mangás e animes, inclusive dentro de eventos de anime, como anime friends, porem nos anos 20, após a pandemia, tivemos um retorno ao foco e destaque aos cosplays de animes, tudo graças ao extinto Loading. Houve um aumento de cosplays relacionados a Demon Slayer, Jujutsu Kaisen, Boku no Hero Academia, Attack on Titans (cujo os otakus redescobriram o anime), Tokyo Revengers, SpyXFamily, One Piece e Chainsaw Man. No Ressaca Friends, fui com meu cosplay de Inuyasha e muita gente reconheceu meu cosplay e tirou fotos.
Isso sem falar que com a moda geek, cosplay que antes era um hobby bem desconhecido, como uma sub-classe da comunidade nerd e otaku. Hoje já é uma atividade popular e reconhecida, não só isso, mas todo mundo agora sabe o que é cosplay e todo mundo se veste de cosplay. O que eu quero dizer? Que hoje em dia, tem muita gente que nem liga mais se você faz ou não cosplay, antigamente havia muito entusiasmo de pessoas que nem sabia do que se tratava e olhavam com certa curiosidade e é possivel com a super exposição da moda geek e consequentemente do cosplay, pode acabar saturando e o publico ignorar esse hobbie, sobrando apenas para quem gosta de fazer cosplay por puro gosto e prazer. Eu expliquei melhor sobre isso aqui.
Então seria desnecessário criar um evento exclusivamente temático. Porem não quer dizer que não deva, podia ao menos fazer um teste, para ver como sai? Se der certo, faça novas edições e cria eventos exclusivos para outros temas, como Marvelcon, DCcon e isso não prejudica outros eventos multitemáticos, muito pelo contrario, vão continuar existindo e os cosplayers que antes foram colocados para escanteio, poderá ter mais destaque em outros eventos, podendo fazer novas amizades.
Uma outra questão é que se o evento for exclusivo tematicamente, até para cosplays. As atrações também precisam sofrer alterações para se adequar com o tema do evento, isso inclui até mesmo as salas temáticas (salas onde você entra no evento e tem fanclubes de franquias em exposição) que precisam ser 100% voltado aos animes. Ou seja tem que ser youtubers que falam de animes, dubladores que já dublaram animes que falem da experiência de ter dublado animes e isso sem falar que a queixa de otakus e cosplayers é a falta de atrações voltados para otakus, muitos querem palestras com mangá-kás, seiyuus japoneses e outras coisas que tem em eventos no exterior e eu já fiz artigo aqui, aqui, aqui e aqui. Ter esse tipo de atração, pode chamar a atenção de muitos otakus que poderão voltar a frequentar os eventos e paralelamente descobrir muitos cosplays de personagens que somente eles conhecem. Colocar esse tipo de atração em eventos multitemáticos ajuda a enriquecer ainda mais os eventos, dando espaço para os otakus, sem ter a necessidade de fazer um evento exclusivamente temático, alias acredito que isso é uma medida desesperadora ou um pedido de socorro para cosplayers de anime que não tiveram sua atenção merecida.
Um outro detalhe que esqueci de mencionar em um evento no interior de São Paulo criou um concurso cosplay de forma diferenciado assim, cada categoria era dividido em relação a mídia do que seu cosplay está vestido, assim quem faz cosplay de anime, participa do Desfile de cosplay de anime e tokusatsu; Quem faz cosplay de quadrinhos participa do Desfile de cosplay de quadrinhos e filmes; Quem faz cosplay de Games, participa do Desfile de cosplay de vídeo games e assim um tema não sobrepõe ao outro.
Vale a pena fazer um evento assim?
Depois de tudo que escrevi e vocês leram, eu continuo pensando que deveria sim ter um evento exclusivo tematicamente, mas como um teste, de preferencia em um local pequeno para verificar se aprovam um evento de anime assim, caso dê certo já evolua em um local grande e criar atrações voltadas a esse publico. Caso não der certo, já para por ai mesmo.
Afinal já tivemos até mesmo um evento voltado ao publico adulto, por que não um evento voltado aos otakus?