sexta-feira, 19 de abril de 2019
Cagadores de regras no mundo cosplay
Olá a todos, recebi muitos feedbacks positivos no meu post anterior quando me desabafei sobre a comunidade cosplay e gostaria de expressar novamente sobre uma das coisas que ocorre muito dentro do mundo cosplay, sobre os cagadores de regra. Temos um texto aqui sobre ele, mas vou expandir. Para quem não sabe ou tem preguiça de olhar o outro post, resumidamente os cagadores de regra são aqueles que acham que apreciar algo não basta, tem que fazer coisas a mais do que isso e adotar isso como religião e se incomoda quando a pessoa ameaça seu status de fã. O maior exemplo disso é star wars, onde tem fãs que diz que tem varias figures, jogos, revistas e cosplay e pode afirmar que o filme é ruim e se alguém gosta começa a questionar seus status e afirma que a pessoa não é fã de verdade e sim um poser e só pode dar a opinião se tiver varias figures, quadrinhos e games da franquia ou seja precisa ter o mesmo status do fulano que opinou que odiou o filme, para demonstrar a sua opinião.
Neste post vou comentar situações que já presenciei dentro dos eventos de anime de atitudes de alguns cosplayers que usam argumentos que precisam ter o mesmo status, para ser considerado cosplayer de verdade ou fã de verdade. Sendo que na verdade não precisa fazer tudo isso. Cosplayer tem que estar onde ele quiser, fazer o que quiser (logico com bom senso), mas logico não estou demonizando que faz e gosta do que vou falar abaixo, mas sim tratar isso como obrigação para todo mundo que faz cosplay. Cosplay acima de tudo é diversão, vestir e brincar e atitudes assim como comentei em meu post anterior de ficar inventando regras para o cosplayer ser cosplayer de verdade, só deixarão a comunidade cosplay muito toxíco.
1- "Todo cosplayer precisa obrigatoriamente participar ou montar grupo cosplay"
Começando com uma das coisas que mais ouvi quando eu faço cosplay, fazer cosplay em grupo é bom? Sim. Pois você está reunindo pessoas que também curtem e apreciam seu anime, game, quadrinho favorito e trocar ideia, fazer amizade, saber de coisas que você nem sabia do anime, mas não que é obrigatorio montar um, tem pessoas que curtem o anime que você gosta que nem faz cosplay e você pode se enturmar com esse pessoal. Além disso qual a logica de que fazer um grupo cosplay te faz um fã de verdade? E quem não faz cosplay é o que? Já participei de alguns grupos (não-fechados) e quebrando um mito, raramente converso com as pessoas do grupo, as vezes topo no evento, cumprimento, troco uma ideia rapida e vou andar por ai no evento.
Se por um acaso o grupo do anime que você faz recusar de tirar foto com você que não tem grupo, nem faça a questão de manter a amizade com essas pessoas e se você que tem grupo e gosta de se gabar e ridiculariza quem não participa de grupos, por gentileza não faça isso, pois assim só mostra que o fandom do anime é toxica e sim você pode se destacar com seu cosplay mesmo sozinho, não querendo dizer que você não pode fazer grupo, muito pelo contrario, você pode sim, mas não faça a questão de ficar cagando regra.
2- "Todo cosplayer precisa obrigatoriamente participar de concursos cosplay"
Outra coisa que tem pessoas comentando é que cosplayer precisa participar de concursos. Mas vai de qualquer um se deseja ou não participar de concursos. Conheço muita gente que não participa de concursos, mas denovo nada contra quem gosta de participar de concursos, mas sim exigir que todo mundo participe, pois isso acaba com a diversão de quem quer principalmente ir nos eventos só para brincar com seu cosplay. Uma das maiores vantagens é certamente que vai receber fotos, independente do cosplay que esteja.
3- "Todo cosplayer precisa obrigatoriamente fazer job"
Uma atividade que surgiu recentemente são os Jobs, que são lugares onde contratam cosplayer para ser atração e ganhar dinheiro. Respeito muito quem gosta de fazer, mas já vi cosplayer dizendo que é mais fã da obra pois a empresa que contratou ele reconheceu seu cosplay. E denovo ninguém é mais ou menos fã ou que é o melhor cosplayer só porque a empresa te contratou. Empresas que contratam cosplayer são como mercado de trabalho, nem sempre recebe dinheiro (tem lugares que só recebe ingresso, cartela do burguer king. Eu já fiz job e ganhei só um cartucho de video game). Não querendo que você não faça job, mas tenha em mente que ninguém é melhor que ninguém.
4- "Todo cosplayer precisa conhecer o autor e receber o elogio dele"
Não tem nada mais gratificante do que ir até o autor da seu mangá, game ou quadrinho favorito, fazendo cosplay da sua obra e receber elogios? Mas nem todo mundo pode ir até a palestra e receber autografos por N motivos, eventos que costumam trazer são mais de São Paulo e tem gente que mora em outro estado, quem mora, as vezes o dia que o autor vai estar, o cosplayer ou fã não tem condições de ir no dia (Estuda ou trabalha), as filas para receber autografos são imensas e com limites de pessoas e horas também, pois o autor tem compromisso mais tarde. Então não, você não é mais ou menos fã só porque não esteve com o autor favorito, com seu cosplayer de sua cria.
5- "Todo cosplayer precisa receber um numero maxímo de fotos e receber muitos likes"
É muito maravilhoso receber fotos, alguém que conhece ou quer conhecer o anime, por causa do seu cosplay. Mas não é por causa disso que a pessoa vai ser mais cosplayer, pois quando não recebe muitas fotos, não é porque seu cosplay está ruim, mas muitas vezes os visitantes não conhecem o anime. É fato que cosplay ajuda a divulgar o anime, mas nem todo mundo tem a obrigação de ir conhecer, mas lembre-se cosplay é costume e play, você se vestir e brincar com seu cosplay, se ninguém te para, pra tirar foto do seu cosplay, brinque com seu cosplay como se você fosse (desculpe, não achei outra palavra para dizer isso) um brinquedo, fazendo poses, imitar o seu personagem, fingir que está dando tiros ou espada, mas sempre tendo bom senso de não atrapalhar as outras pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário