Olá a todos, segunda dia 19/02 todo mundo foi bombardeado pela noticia que a ONU quer acabar com os genros Lolis e Shotas, teve gente que comemorou e teve gente com medo que isso poderia iniciar uma verdadeira caçada as bruxas na industria de animes e afetar boa parte da produção, passando por censura.
Eu particularmente odeio esse genero, nem leio, nem chego perto. Curto mais animes de porradaria ou mais violento como gore, no máximo também de mecha que passei a viciar por causa de Gundam e também Isekai (Maldito Re: Zero e Tate no Yuusha), além de comedia como Chobits (Sim. Considero uma comedia).
Nem preciso dizer para olhar meu post sobre censura que não precisam se preocupar com nada de que haja censura dos animes, porem como gosto de imaginar possibilidades, vamos pensar assim e se por um acaso os animes e mangás fossem censurados, como seria?
Nisso vamos pensar em duas possibilidades se a caso isso for ocorrer tanto no Brasil, quanto no Japão se por um acaso a censura chegar nessa midia que todo mundo gosta.
A Pirataria vai dominar
Se nesse cenario brasileiro ou em qualquer parte do mundo, menos no Japão os mangás e animes forem proibidos, teremos o poder paralelo para continuar assistindo ou seja nada vai adiantar proibir, viveremos na ilegalidade para acompanhar animes.
Os mangás nacionais vão começar a vender mais
Com os mangás e animes proibidos, vamos ter muita gente reclamando e protestando e para contornar isso, vão ser publicados muitos quadrinhos com estilo de desenho de mangá para agradar os otakus orfãos chorões, afinal se é mangá que vocês querem é mangá que vocês vão ter! E nisso vão começar a fazer os nossos próprios Dragon Ball, nossos Narutos, nossos Gundam. Tudo bem em um jeito brasileiro de ser.
Tokusatsus, doramas e Light Novels continuaram a existir
Não será o FIM de todo conteúdo 100% oriental, vamos ter também como alternativa as light novels, pois alguns animes tem como base nesses livros e como são só palavras, com algumas ilustrações em mangá, fica mais difícil haver censura outra coisa que vai continuar é os tokusatsus e doramas, pois são midias diferentes e podem ultilizar como alternativas pela ausência dos mangás e animes.
Quadrinhos, video games e filmes também serão afetados
Não pense você que se proibirem os mangás e animes. Que outras midias como quadrinhos, filmes, seríados e games não serão afetados, se acaba um, vai acabar com todos, se vão censurar os mangás e animes, vai abrir brecha para outros tipo de proibição, quem será mais afetado será os video games que sempre foi alvo de pais, psicólogos e gente do governo e vão começar a censurar esse tipo de conteúdo em um efeito domino.
Por isso não vai ficar rindo dos otakus chorando porque proibiram seu meio de vida, que logo você também sofrerá das mesmas consequências que levaram a proibir os animes.
Mangás e Animes podem começar a ficar mais infantil
Agora vamos sair daqui do Brasil e vamos no Japão. Lá existe uma lei que libera praticamente tudo, tudo mesmo nos conteúdos das obras desde que os personagens sejam considerados irreais demais. Agora se acabar com essa lei por causa de certos conteúdos que ficaram exagerados e podem influenciar a muita coisa que não deve. Tudo será afetado, pode acabar com uma coisa ruim, mas até os conteúdos que não ninguém critica e até mesmo gosta, como violência, gore e varias outras coisas. Independentemente do contexto da obra serão afetados. Se você curte Hellsing, Berserk ou se curte porradaria como Jojo, Naruto e Dragon Ball. Já fique preocupado. Pois esse tipo de conteudo pode começar a não existir mais ou podem ainda existir, mas haverá mudanças para adaptar esse material. Na verdade a industria japonesa inteira terá de adaptar ao novo mercado mais regulamentada. A consequência disso é que muitos mangás e animes ficarão mais infantil, alguns gêneros como romance, esporte e mecha vão sair imune, outros não terão muita sorte e como falei será um efeito domino no mercado de anime.