domingo, 25 de fevereiro de 2018

Problematizações nos animes. Será que devemos nos preocupar?



Olá pessoal. Fiquei muito tempo sumido, tinha pensado até em largar o blog, pois ultimamente tinha deixado minha vida de anti-social. Recentemente tinham me perguntado se vou voltar a fazer o blog e passei a andar e refletir e pensei em voltar a fazer e comentar de muitos assuntos, muitas vezes polêmicos, esses dias teve um assunto polemico que não podia deixar de ficar calado e queria expor em algum lugar e pensei em expor no meu próprio blog. Esses dias fiz uma pergunta no facebook se com ultimamente as problematizações que ocorrem nas redes sociais, podem ter como consequência a censura ou banimento dos mangás e animes no Brasil ou mesmo no Japão? 
Ando percebendo que quando uma pessoa fica reclamando dos animes devido o fato deles serem machistas e racistas e sempre fico defendendo, apresento provas, argumento, mas ignoram, muitas vezes falam que não entendi o texto deles ou falam que estou completamente errado dando mais argumentos (ou chamando os amiguinhos pra defender). Reparo que estou argumentando não por eu ser machista ou racista só por defender os animes que não e que de fato os animes são (Só lembrando não sou machista e nem racista, tenho muito amigos negros e amo muito eles). Mas sim defendo porque não quero que os animes sejam proibidos ou passarem por censura no Brasil para se adequar as culturas e valores daqui, perdendo toda a essência que o autor queria passar em sua obra.




Se de uma lado tem essa preocupação do outro, eles não estão 100% errados, com a redução ou a extinção do fanservices em cenas ecchi ou na sexualização dos personagens de forma desnecessária e um aumento de personagens de origem africanas de forma importante nos mangás e animes e muito bem representados, sem utilizar nenhum esteriótipo. Isso faria que mais pessoas podem se interessar em ler mangás, dando a chance a varias outras obras que poderiam ler sem preconceitos (Como os generos Mecha e Esporte que muita gente não gosta de ver, só por ser desse genero), os autores teriam mais liberdade de escrever suas historias em seus mangás ( Yu Yu Hakusho, começou com uma historia de comedia romântica espiritual e depois que o mangá não estava indo bem [Provavelmente por não seguir um padrão Shounen de ser] os editores exigiram que o autor fizesse dele um DBZ Espiritual para que o mangá tenha boas vendas) assim dando mais qualidade, acabando com os famosos clichês dos mangás e animes e os estudios e as editoras poderiam receber mais lucros com mais pessoas adquirindo seus produtores em todos os cantos do mundo, facilitando a distribuição. Mas infelizmente a grande verdade é que os japoneses fazem seus mangás e animes com a mente de agradar o publico da casa e na casa do vizinho é apenas consequência e é uma triste realidade e vai demorar muito, muito tempo para essas coisas mudarem e enquanto isso vamos contentar com os clichês que estamos acostumados, vendo um Dragon Ball Z de Ninjas, Piratas e qualquer coisas que o mangá-ká vai criar. Salvo por raríssimas exceções que podem surpreender o publico otaku.

Resultado de imagem para Animes censored

Agora vamos ao titulo do post, afinal ninguém quer ter seu mangá tomado para ser forçado a ler quadrinho ou qualquer coisa que não goste, só por não se adequar com as culturas e bons costumes locais. Primeiramente de acordo com o Artigo. 5, inc. IX da Constituição Federal de 88: "É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença". Ou seja qualquer todo mundo é livre de expor sua arte. Um exemplo recente foi classificação indicativa da Tv Aberta que foi derrubado, por ser considerado inconstitucional, onde determinaram um horario para exibir o conteúdo por completo, antes disso tinha que passar por cortes ou censura, para passar no horario antes das 20h e isso prejudicou muitos animes a decolarem no Brasil em uma época que isso estava estourando pelo mundo, entre eles Inuyasha, Cyborg 009, FullMetal Alchemist, entre outros. 

Resultado de imagem para Inuyasha

Outro exemplo é a publicação dos mangás no Brasil. Mangás tem uma classificação indicativa no Brasil, tem um selo de maiores de 18 anos e plastificado para que nenhuma pessoa de menor possa ler. A New Pop por exemplo adotou a medida de aviso sobre o conteudo que é muito louvável por parte dela. Espero que a Netflix e a Crunchyroll também adotem futuramente em seus animes, assim evitando criticas sobre suas obras.



Apesar de não se preocuparmos muito em relação com o Brasil, no Japão a razão por muitos autores a fazer conteúdos um tanto peculiares é porque no país do Pikachu, tem uma leí que não restringe qualquer ato banal se os personagens forem irreais e por isso muitos mangá-kás e editores usam e abusam dessa liberação. Por enquanto vivemos a fase de ouro dos mangás, onde não tem limite. Porem se algum dia acabar com essa leí, apesar de acabar com todo conteúdo duvidoso dos mangás e animes, por outro lado, também pode prejudicar mangás de conteúdo violento. Animes como Hellsing, Elfen Lied, Berserk, entre outros. Podem ser prejudicados, pois haverá um limite e conteúdos como gore, será extinto e os mangás e animes podem começar a ficar mais infantil, deixando apenas gêneros de drama e romance para adultos. Consequentemente as produtoras e editoras passaram por mudanças para se adaptar ao novo mercado. Se essas mudanças serão boas ou ruim. Eu não sei e espero que nada seja prejudicado algo que tanto amo, como os mangás e animes, pois amo de paixão eles e me ajudou a superar um tempo tão dificil da minha vida.

3 comentários:

  1. Muita coisa tá certa mas cara sinceramente você nem se toca de que essas censuras só viriam em canais abertos ou por assinatura pois nas plataformas de vídeo tirando o Youtube que faz censuras tão absurdas quanto os canais abertos ou por assinatura nem tem como haver censura e os mangás nunca passaram por isso e nem vão passar porque o nicho de fãs de mangá neste país é pequeno demais e praticamente além deles só otakus gostam, e jamais o Japão adotará os mimimis do ocidente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Você nem entendeu direito o post, peço que releia todo o conteúdo. Eu expressei se existe a possibilidade de censura, devido os mimimis. O fato de mangá ser um nicho, não impede de que haja censura e sei que no Japão eles não ligam.

      Excluir