quinta-feira, 4 de abril de 2019
Afinal devemos fazer uma critica do Anime, junto com o mangá?
Olá a todos, essa semana houve uma discussão sobre um debate em relação a critica do Araújo do canal Capslock em relação a Saintia Sho que de acordo com o canal Katsu X a critica por ser somente do anime, cometeu algumas gafes em relação a armadura de Seiya quebrando sua propria armadura ao elevar o cosmo ao maxímo, superando o limite da armadura que isso não é mostrado no anime de Saintia Sho, que tem no anime classico, acreditando que isso é preguiça dos animadores, porem no mangá classico Seiya não tem a armadura quebrada e o mangá de Saintia Sho segue a historia com base do mangá classico. E que isso pode ser muito perigoso ao fazer uma review do anime.
Ao fazer uma critica analisando, deixando muito claro que está fazendo apenas do anime, mesmo sabendo que o mangá é mil vezes melhor tem que estar ciente que muitos erros podem ocorrer e nunca devemos culpar o mangá-ká só pela má qualidade do anime, pois tem muitos mangás bons que teve animes ruins, como por exemplo Hellsing, o anime classico foi um lixo, adaptou só dois volumes e aproveitou para fazer fanservices com o intuito de vender, porem o mangá é foda pra caramba e anos mais tarde houve uma re-adaptação chamada ultimate que cobre todos os volumes, com maior fidelidade possivel e a obra do Alucard (não aquele do Castlevania) ganhou mais força e maior popularidade que merecia.
É claro ninguém é obrigado a ficar lendo o mangá (ou light novel), entretanto isso difere muito ao fazer uma critica e se você afirmar nessa analise que se o anime é ruim, o mangá também deve ser! você estará fazendo um julgamento muito injusto e parcial e quem leu a obra inteira (vendo o anime e lendo o mangá) vai chegar respondendo que você é um péssimo critico e isso vale também para os problematizadores.
A um tempo atrás houve um site de analise de animes muito conhecido, que por ironia, não me recordo o nome fez uma analise de Flame of Recca a qual disse que o anime se aproveita de muitos clichês para vender, porem o mesmo aconselhou que evitasse o anime e lê-se o mangá que é muito melhor e que tais clichês eram inexistentes.
Eu concordo que o anime pode dar um marketing negativo ao mangá e light novel por mais bom que ela seja e isso aplica também a franquias e gêneros, o maior exemplo é Mobile Suit Gundam, o anime é muito popular no Japão, no Brasil houve uma tentativa de divulgar a franquia e emplacar como Cavaleiros do Zodiaco fez com Gundam Wing, o anime não só não agradou o publico, como também fez com que tivesse alergia a franquia e qualquer anime de mecha achando que tudo é variante de Gundam Wing.
Sempre evito de ficar fazendo analise de animes, justamente por conta de erros que podem ocorrer em comparação ao mangá e novels, mas se eu ver uma critica muito injusta de um anime, culpando o mangá-ká ou que o mangá essa situação ruim é inexistente, irei contestar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gundam Wing agradou sim.
ResponderExcluirhttps://www.jbox.com.br/materias/gundam-wing/
ExcluirMe responda então? Pq Gundam Wing não foi exibido em tv aberta? Pq Gundam Seed e outros titulos da franquia não vieram para o Brasil? Pq tem gente com comentarios do tipo "ah mecha não!" quando indicam um anime de mecha quando alguem pede indicações?
Excluir