Olá a todos, este post foi feito com base a uma discussão em um grupo de facebook, onde uma pessoa comentou que os mangás e animes estão com má fama (ou queimado em nosso linguajar), devidamente a obras que exploram e abusam do ecchi, fazendo com que muita gente que olha uma arte onde tem olhos grandes, fiquem ressentidas, pois logo lembram da sexualização de personagens femininas em muitas obras e de fato é verdade, levando em consideração muitos mangás e animes, por conta de editores que visam lucrar e também por opção do mangá-ká, animes cujo o gênero nem é ecchi, mas sim shounen que tem como foco o publico mais jovem e até mesmo shoujo aproveitando disso.
Entretanto a má fama não é algo exclusivamente dos animes, o funk por exemplo é um dos gêneros musicais que mais sofre preconceito, muitos dizem que funk não é cultura, o rock falam que é coisa do diabo e quem ouve é satanista. De algo dentro da cultura geek, os games já contei dúzias de matérias que falam que eles ensinam a matar, por conta de jogos de tiro em primeira pessoa, porem todos esses tem jogos e musicas, tem suas coisas positivas, que abordam coisas boas, não é bom ficar generalizando tudo que é estilo seja musical, cinematográfico e até mesmo artístico.
Animes também entram nesse quesito, embora tenham obras que abusam da sexualização, tem animes que o ecchi é inexistente e trás mensagens positivas como por exemplo os animes Breakers, Cannon Busters, Tokyo Submerso, Aggretsuko, Levius, Dino Girl, Brand New Animal, Carole & Tuesday e dos exemplos mais antigos Patlabor que é um dos melhores animes family friend que conheço e que infelizmente ninguém assiste.
Infelizmente vejo muito poucos canais de youtube e blogs comentando sobre esses animes o que é uma pena, pois ao indicar e recomendar esses animes, pode fazer com que muita gente veja animes com outros olhos e que não é tudo isso que as pessoas pensam sobre. Porem muitos fazem problematizações pois é mais assistido e mais acompanhado, uma vez até conversei com um youtuber que fala de anime em seu canal e ele disse que infelizmente as pessoas só quer saber das coisas ruins e quando fala das coisas boas, ninguém quer ver ou assistir, quando problematiza algum anime, principalmente um anime popular, até mesmo quem não concorda assiste, só para encher os comentários discordando (ou xingando) ou pra fazer um vídeo rebatendo as criticas. Isso lembra o ditado: "falem bem ou falem mal, mas falem de mim".
Posso dizer que grande parte da culpa dos mangás e animes carregarem "Má Fama" é de vocês, que ficam dando atenção a problematizações do seu anime favorito, pede para um bloger ou canal de youtube a falar de um anime positivo para recomendação, mesmo que não dê view, as pessoas vão ver que nem todo anime tem ecchi ou precisa de ecchi para funcionar ou faça você mesmo um canal de youtube ou blog falando dos animes positivos.
Por fim recomendo o video do Renan do Anime Trip que dá um bom complemento ao meu artigo: https://www.youtube.com/watch?v=e0uyi1GemlE&ab_channel=AnimeTrip
Nenhum comentário:
Postar um comentário