sábado, 19 de março de 2016

Critica: Castlevania Lords of Shadows



"Texto originalmente publicado no alvanista, minha opinião não mudou absolutamente nada em relação a esse game, quando fui jogar ele"

Castlevania Lords of Shadows é um game lançado em 2010, desenvolvido pela MercurySteam e publicado pela Konami. O game marca o reboot da franquia Castlevania, após 20 anos de desenvolvimento, o que gerou inumeros protestos de fãs que foram pegos de surpresa e não concordaram em rebootar a franquia, pois estavam aguardando o lançamento de Castlevania The Demon Castle War, prometido pelo produtor Koji Igarashi e por descaracterizar totalmente o game, limando o clima gotíco e transformando em um Senhor dos Aneis, outros concordaram e deram o maior apoio a MercurySteam argumentando que a essência de castlevania já deu o que tinha que dar e que estavam ficando cada vez mais defasadas, agradando um publico nicho e as inovações era necessárias ou castlevania iria ao mesmo caminho de Megaman.

Na minha opinião sou mais da primeira opção, pois afinal só faltava ter um elfo ali no jogo.



Primeiro ponto:

 É Castlevania ou Não? Se você considerar os elementos principais que compões a essencia da seríe como Dracula, Belmonts, Castelo, Sub-Weapons, pode considerar que ainda sim pode ser chamado de Castlevania.



 Gameplay: 

Querendo ou não é sim copia de GoW e SotC, alias eu não sei o que o produtor achou diferente de LoS com GoW? Só pq tem coisas que lembram outros jogos? Mas isso não difere em nada com GoW, quer copiar? copie, mas façam direito! Olhe Darksiders, misturou GoW com Zelda e virou um puta game epico! 
Outro detalhe é a falta de criatividade com o bestiario do game, meu escalar só Titans como uma unica referencia com SotC? Pq não varia ultilizando do mesmo elemento? Pq invez de Titans não colocam os inimigos classicos como Giant armor, Radamathys, Legion? Ficaria mais interessante e até daria um novo contraste.




 Musicas: 

Desculpe quem gostou dessa nova empreitada, mas EU NÃO SUPORTO MUSICA MOMENTANEA, pode me chamar de saudosista, mas sempre admirei musicas por stages, alias foi até comprovado cientificamente que uma das razões para que o jogador vai até o final é justamente pela trilha sonora, tem umas tão marcantes que vc não quer sair da fase ou quer saber como vai ser a da fase seguinte. Eu joguei o LoS com as trilhas do Castlevania The Arcade, Harmony of Despair e Judgement e teve fases e confrontos que a trilha deste deu de 10 a 0 a de LoS, provando que o game merecia também ter trilha por stages!

Enredo:


Finalmente uma coisa bem acertada, pois Castlevania por ser um game feito em uma epoca que tais jogos não se importava com enredo, ficou um jogo muito limitada, pois é sempre Familia Belmont invade o castelo pra deter Dracula era um bem X mal, LoS deu um novo contraste, desta vez o objetivo não era salvar o mundo, mas sim ressucitar a noiva de Gabriel, logo são motivos egoistas e gosto muito disso.

 Ambientação: 

Tenho de concordar, mas a ambientação fantasiosa estragou boa parte do game, quem entende de Castlevania sabe que a essencia dela sempre foi uma coisa gotica e sombria, algo que lembre jogos como Devil May Cry e o classico Nosferatu para Snes, mas nesse game ele se transformou em um Senhor dos Aneis generico, ficou medieval demais pro meu gosto, até mesmo a Konami se diz na epoca estranhar a ambientação e ficou até preocupada com as vendas, mas felizmente o castelo ainda está por lá, a decoração ainda está bem estilo gotico, os personagens como a Claudia, teve um toque que lembra muito o estilo Tim Burton de ser, mas realmente poderia ter sido muito bem aproveitado isso em boa parte do jogo, tanto é que muitos fãs admitem que a melhor parte do jogo está na parte do castelo de Carmilla e que é uma das unicas coisas em que LoS é castlevania.


Laura a unica personagem que se salva nesse game.


 Sobre o Reboot:

 Acho até valido o reboot, mas não era a hora exata pra fazer o reboot da seríe, deviam ter esperado Castlevania classico encerrar a cronologia, esperado sair o jogo da Batalha de 1999 com explicações de todos os furos da seríe, assim como a Capcom fez com Onimusha que encerra no 3 e já o 4° fizeram um reboot. Resultado, os fãs ainda esperam pela batalha de 1999? Será que ainda vão lançar o jogo? Dependendo da Konami....

Considerações finais:

É um game que ou você ama ou você odeia, recomendo que jogue se você deseja conhecer a franquia, mas caso você for começar a jogar essa seríe, não se estranhe com os outros títulos da franquia, pois Castlevania é muito diferente disso. Agora caso conheça a franquia, fica a seu critério de julgar ou não? Porem se gosta de uma franquia do jeitinho que ele foi criado, eu não recomendo, pois vai acabar se estranhando e muito.

Nota: 6/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário