domingo, 15 de abril de 2018

Emulador VS Console


Olá a todos, depois de um post épico sobre cosplayers, vamos mudar um pouco de assunto, desta vez falando de uma das discussões que rolam mais treta na comunidade gamer, sobre emuladores e consoles.
Se já viu discussões em outros blogs e videos no youtube e já tem uma opinião formada, lembre que esse post vai ser só sobre a MINHA OPINIÃO.
Comecei minha jornada gamer com apenas 6 aninhos ao receber de presente um Megadrive com o cartucho do Sonic, mais tarde ganhei um Sega Saturn, um computador, Playstation 1,2 e 3 e um Xbox 360. Durante os anos 2000 passei um tempo jogando em emuladores, redescobrindo jogos que não pude ter o prazer (financeiro) de jogar como Megaman, Mario, Donkey Kong, Castlevania e entre outros.
A partir da geração Xbox, acompanhei youtubers que curtem games e a maioria deles fazem coleções e ficando mais longe possivel dos emuladores e ao visitar a Santa Efigenia descobri que vendia consoles antigos a preços de banana, meu segundo playsation 1 comprei por 50 reais e estava funcionando. Passei a colecionar consoles de 32 bits para cima, pois os emuladores rodam bugados a partir dessa geração e não parei mais.




Por já ter uma coleção game, posso dar uma opinião a cerca sobre essa discussão, na minha opinião ambos tem seus pros e contras. Pois embora muitos digam que console sempre será melhor que emulador, tem suas desvantagens, uma delas é o famoso caso de rodar em uma TV LCD, a imagem fica suja e borrada, mesmo com conversores, não adianta muito e as que melhor funcionam são caras e duram muito pouco, sendo como opção é a TV de tubo, outra desvantagem é o espaço se seu quarto é muito pequeno e não cabe todas as coisas que guarda é melhor esquecer por um tempo, meu quarto não tem espaço para colocar uma tv de tubo por exemplo, mais uma desvantagem é a manutenção, eventualmente um console pode dar algum defeito e precisa levar para consertar e isso pode gerar mais custos, por falar nisso devido o crescimento da popularidade da coleção de consoles antigos, eles começaram a ficar mais caros, recomendo a sempre procurar um grupo no facebook de classificados games. Porem as vantagens dele são o saudosismo, experimentar os jogos rodando em seu hardware original e usar o controle apertando no botão certo, na direção certa, fora o multiplayer, pois o mais legal de ter um console é ter dois controles, para duas pessoas estarem jogando, principalmente alguém que você gosta muito.

Os emuladores tem a vantagem de além de serem de graça, trás melhorias nas imagens. Entretanto como informei acima, as desvantagens ficam como mencionei que emuladores de 32 bits pra cima, não emulam 100% os jogos, games de nintendo 64, podem rodar com bugs e até mesmo com lags, fora que os comandos ficam muito confusos e difícil de manuseio. Eu por exemplo não consegui jogar Doom 64 por ser tão complicado de jogar no teclado, diferentemente de ter jogado no console. Outro fator muito criticado por gamers hardcore é o save state que tira toda a experiencia do game, pois um jogo que é dificil, foi feito para ser assim, normalmente recorre a revistas e codígos para passar ou mesmo enfrenta tudo e quando zera, dá uma sensação de emoção e felicidade que conseguiu terminar um game super dificil, com os emuladores a magia se perde por isso mesmo, você pode achar o game ruim por ser facil, sendo que muita gente considera bom por ser dificil, pois você zerou com save states e assim não teve sua experiencia por completo, fora que com emuladores mesmo que você não goste de usar o save states, você sabe que a opção está por lá e uma hora vai usa-la.



 Sobre a discussão é gamer ou não é? Muitas vezes os ditos "cagadores de regras" que rotulam a pessoa se é ou não, só está lá, para ser o exclusivo da galera. Lembro-me que teve gente que tinha coleção e ridicularizava dos que não tinha e agora que ficou popular o colecionismo de games, a pessoa se tornou apenas mais um entre muitos e passou a inventar regras como se pra ser gamer precisa ter o manual do game de forma legível, sem estar apodrecido com o tempo. Conforme informei, consoles e emuladores tem suas vantagens e desvantagens e assim se não fossem pelos emuladores, muita gente desconheceria muitos games e franquias famosas. Video games foram feito com o proposito de se divertir não importa se é console, emulador, se é novo ou antigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário