segunda-feira, 2 de abril de 2018

Top 5: Maneiras de como os animes podem se dar bem em Hollywood


Olá a todos, estamos vivendo a era geek (ou modinha geek), com as adaptações de quadrinhos no cinema, como os vingadores de maior sucesso absoluto e fracassos como os filmes da DC (com excessão da Mulher Maravilha), as vezes fico perguntando qual será a próxima moda nos cinema, após Vingadores, pois modas são sempre passageiras, um dia a moda será substituída por outra moda nos cinemas, pode ser a moda dos filmes da DC, talvez se redimindo depois de fiascos como Batman V Superman, esquadrão suicida e Liga da Justiça, fazendo um reboot, com um universo melhor construido, pode ser a moda dos filmes de video games, já tivemos Tomb Raider: A origem, Assassin's Creed e Warcraft e pode vir também a moda dos animes, tivemos a pouco tempo o elogiadissimo, porem fracasso Ghost in the Shell, o passem longe Death Note da Netflix e anunciado Alita: Anjo de combate (Hyper Future Vision Gunnm). 
O fracasso do Ghost in the Shell é discutivel, muitos apontam o fato dele estrear com outros blockbusters Logan, A bela e a fera e Power Rangers e o anime é conhecido mais pelo publico otaku, daí você pergunta qual vou assistir? A adaptação do melhor arco dos quadrinhos e a despedida de Hugh Jackman como Wolverine, uma adaptação de um clássico desenho da Disney que marcou a infancia de muitos, a versão cinematográfica do super sentai que passava de manha na Tv colosso e tinha até uma coleção de bonecos na estante ou uma adaptação de um anime que pouca gente (do Brasil) ouviu falar, teve um lançamento obscuro em DVD e foi exibido na Locomotion que pouquíssimas pessoas tinham acesso a ele, só ficou conhecido como o canal que exibiu Evangelion? 
É por isso que vou fazer uma lista de como Hollywood pode abraçar os quadrinhos e animações japonesas, abrindo espaço para que muitas pessoas, possam conhecer os animes que pouco deram a atenção, mas que são muito elogiados por pessoas que apreciam essa arte.

1- Animações em CG



Filmes em computação gráfica é muito apreciado pelas familias e adultos também que gostam de filmes como da Pixar e da Dreamworks, mas o motivo de fazer filmes assim é que animações são mais baratos para produzir, do que um filme com atores reais, podendo arriscar mais. Em 2009 tivemos Astroboy em CG, porem o longa foi um fracasso e impediu que Gatchaman (conhecido como G-Force e Batalha dos planetas) que estava nos planos, fosse adaptado, mas Hollywood ainda poderia arriscar e dar a chance em animes mais infantis, para que fossem adaptados, exemplos Doreamon, Ge Ge no Kitaro, Hamtaro, entre outros.


Trailer do filme cancelado Gatchaman

2- Animes não ambientados no Japão.



Uma das polemicas sobre o filme Ghost in the Shell é a esclação de Scarlett Johansson no papel de Motoko Kusanagi, sendo que a personagem era japonesa. Os fãs queriam que Rinko Kikuchi fosse a Motoko. No final fizeram que a personagem de Scarlett fosse apenas um robo e a Motoko originalmente era uma japonesa. Infelizmente Hollywood é racista, eles acham que se escalar um elenco majoritariamente asiático, o publico não veria o longa, pois uma produção hollywoodiana custa milhões de dólares e não vão jogar o dinheiro fora, para fazer algo que só os fãs agradem. Então um anime se passando fora do Japão, não teria problemas nesse sentido, você pode pegar por exemplo Hellsing, Gungrave, Claymore, Witch Hunter Robin, Kuroshitsuji e outros animes que é ambientado na Europa.

3- Adaptando apenas o conceito do anime.



Já que tocamos no assunto de animes ambientados fora do Japão, porque não um anime que tem universos diferentes? Digimon a primeira seríe é o Adventure, depois saiu a sequencia, já a 3º temporada Digimon Tamers foi um reboot da seríe original e assim se seguiu com Digimon Frontier e Digimon Data Squad, sem relação com os anteriores, mesmo caso com Gundam, ele não se origina com Gundam Wing, ele se passa em um universo diferente e não tem ligação com as seríes anteriores que é a universal century, mesmo caso com Gundam Seed, Gundam 00, Gundam Iron Blooded Orphans, entre outros. Já uma adaptação Hollywoodiana destes animes, não precisaria necessariamente adaptar as seríes, mas sim criar uma nova seríe, ultilizando apenas o conceito e a essencia da seríe. Por exemplo o já citado Digimon, um filme pode usar apenas os digimons, digimundo, digivice, evolução. Porem a historia e personagens são diferentes, assim dar mais liberdade para desenvolver o roteiro, sem se limitar a historia do anime.

4- Originais da Netflix


Calma não se assustem em falar outro Death Note? O titulo em questão se refere a fazer filmes com o selo original da Netflix, pois as pessoas terão mais acesso ao filme, sem ficar escolhendo que filme assistir? Foi assim que Ghost in the Shell prejudicou. Pois um filme com uma adaptação mais fiel ao anime, de forma mais decente, sendo exibido na Netflix, Amazon ou outra plataforma via streaming, as chances de ser um sucesso só aumenta.

5- Linha de brinquedos e produtos relacionado ao filme.


Ainda falando em Ghost in the Shell, na mesma época tivemos Power Rangers, o filme foi um fiasco, porem a venda de brinquedos relacionado ao filme foi um sucesso e ajudou a cobrir a bilheteria do filme. Star Wars uma das coisas que mais ajudou o filme foi a venda de brinquedos, mesma coisa Vingadores. Um filme baseado em um anime que tem uma mora certa em vender bugigangas, pode render varios frutos, mesmo que o filme seja um fracasso. Temos como exemplo Gundam, Cavaleiros do Zodiaco, Digimon, Pokemon, Macross, Patrulha Estrelar, Evangelion e varios outros.
  

2 comentários:

  1. PR nunca foi Super Sentai, e sim uma mera adaptação deles exceto esse filme novo que podemos sim afirmar que foi algo original.

    E pra que dar idéias para fazerem mais porcarias do que foi DN, GITS e agora GUMN? Se nem os japoneses quase nunca conseguem fazer adaptações fiéis de animes e mangás para live actions imagina Hollywood.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ser uma adaptação, tem gente que considera e filmes de quadrinhos e games passaram por varias bombas antes de fazerem filme de verdade. Já viu Capitão America de 1990? E Quarteto Fantástico de 94? É possível que mais pra frente Hollywood aprenda a fazer um filme digno de adaptação de anime.

    ResponderExcluir