segunda-feira, 6 de maio de 2019

Meritocracia no cosplay



Olá a todos, depois que voltei a falar sobre a comunidade cosplay, das coisas que podiam melhorar e os desabafos meus que andam fazendo essa atividade que me fazia tão bem, algo tão toxíco, comecei a ter resultados positivos com meu psicologo é aquelas se tem algo que precise se expressar, escreva tudo no papel e depois leia. Agora voltando nesse topico de cosplay, existe uma coisa que não só tem dentro desse meio, mas em todo lugar tem. A necessidade de recompensa ou premio, por algo que você fez o maxímo de esforço possivel, resumidamente a meritocracia.


Já se perguntou o motivo da pessoa do seu lado ter sido promovido e você não, por mais que você tenha entregue tudo perfeitinho para seu supervisor e a superintendência te elogiar? A vida infelizmente nunca é justa para ninguém e isso faz quando discutimos sobre a meritocracia. Que ela não existe, fazer as coisas por merecer é uma falsa ilusão criada na ficção e por pessoas proximas para fazermos o que deve ser certo. Não estou falando que nunca devemos o que é certo, mas jamais deve cair nas armadilhas da meritocracia, acreditando que um dia será muito bem recompensado. 



Mas estou falando de cosplay não é? Pois bem, existe sim, muito da questão "por que ele pode e eu não?" no cosplay, gente questionando por que fulano ganhou o concurso e eu não? Por que ciclano ganhou VIP para um evento e eu não? Por que aquele cara foi convidado a participar de um grupo e eu não? E eu pretendo por aqui nesse blog a justificativa disso e que isso não faz ninguém ser melhor que ninguém.


Os concursos cosplays, são nada mais e nada menos que um jogo. Cada jogo tem um manual com as regras desse jogo. Por isso, todo mundo que organiza os eventos sempre falam "Leiam as regras", se seu cosplay foi feito de forma impecavel, tudo bem chamativo para arrancar elogios dos jurados se acaso perder, lembre-se que a pessoa que ganhou seguiu conforme de acordo conforme o manual que o evento estava organizando (trazer foto de referencia é importante). Se ainda assim se sentir insatisfeito, por ter seguido tudo e perder, pergunte para o jurado, os pontos a melhorar, eles vão falar o que perdeu pontos e o que deve melhorar para conseguir pelo menos uma das 3 posições, assim na proxima você vence o concurso com os conselhos do jurado. Porem novamente tenho de repetir ganhar ou não o concurso não te faz o menos ou o mais cosplay ou o mais fã, como falei concursos são um jogo. A pessoa que ganhou, ganhou por saber competir e seguir com as regras. Entretanto se por algum motivo a pessoa que ganhou não estava seguindo as regras e um jurado favoreceu a nota para o participante (pois já existe casos comprovados). É seu dever de denunciar o concurso e o evento, que a avaliação foi injusta e ameaçe de boicote se não houver uma averiguação para o ocorrido e uma punição dos envolvidos, além de uma solução mais rigorosa nos proximos eventos, para que isso não ocorra mais.

Sobre convites para eventos, eu já ganhei um ingresso VIP para um evento, porem essa entrada foi sorteada, fiquei sabendo que o evento estava distribuindo, participei e ganhei. Infelizmente não pude ir, pois fiquei doente no dia, mas deixei avisado a minha ausencia. Mas devo deixar um parentese "já se perguntou para si proprio, se já ganhou alguma coisa dentro do cosplay, sem pedir nada?", tudo na vida nada se dá de graça, se dá algo de graça, tem algum motivo ou algo em troca. Devemos lembrar que os eventos nesses 20 anos de Anime Friends da vida, mudou de lá pra cá, evento de anime virou geek e dos visitantes desses eventos, só um terço deles são otakus. Uma coisa que vem discutido atualmente é que cosplay é atração dos eventos e de fato é e isso é bom para todo mundo. Se estiver perguntando o motivo de não receber VIP se faz bons trabalhos como cosplay? Você faz um cosplay que corresponde ao interesse do publico que visita os eventos atualmente? Anime infelizmente é um nicho de publico, salvo apenas raras excessões como Dragon Ball Z e Cavaleiros do Zodiaco. Em menor escala Naruto. E se você faz cosplay de quadrinhos, faz Marvel, DC ou de uma editora como Dark Horse ou Vertigo, gosto muito dessas duas editoras, mas o povo quer ver o que está na moda e se você faz o Batman, qual versão faz dele? Uma versão desconhecida, por mais chamativa que esteja, não será exatamente igual que as pessoas querem ver. Quem frequenta evento quer estar perto do Batman que viu no filme, pois é aquela versão que a pessoa conhece. Os eventos que convidam cosplayers apenas para estarem no evento, com fotos deles estampados servem para chamar a atenção do pessoal, para visitar os eventos. Isso é marketing! Nenhum evento vai chamar alguém que faz cosplay de um anime que só otaku conhece, por mais chamativo que esteja e é a realidade. Eu não tenho nada contra isso, nem mesmo quem faz cosplay de anime, porem ninguém é melhor que ninguém. Tem pessoas que ficariam felizes de encontrar pessoas que faz cosplays de anime, pode ter uma parcela pequena, mas ainda estão no evento. Por ser algo tão raro, faz de você ser um cosplayer único. Se alguém te reconhecer, abrace essa pessoa, conte as suas experiencias de ter visto o anime e ouça as dele também. No fundo, no fundo queremos ter um pouco de atenção, mas cosplay é diversão, brinque com seu cosplay, faça coisas com seu cosplay que você gostaria de fazer (com bom senso), você é o personagem, é o heroi! 

Recomendo a lerem esse texto da 4cosplay que fala sobre eventos que usam cosplays como atrações, para chamar atenção, mas faz um evento ruim para os cosplayers.

Agora referente a grupos, nunca participei de grupos fechados, minto, participei de um. Alguns grupos são formados por amigos proximos que optaram por criar um projeto de grupo cosplay, todo grupo fechado tem suas regras, para manter o grupo intacto e conseguir fazer o encontro dar certo e evitar tretas. Quando a pessoa recebe um convite há uma votação se ninguém do grupo possui algum atrito com essa pessoa, há grupos que tem alguns criterios para a entrada (já vi grupos que tem como criterio ter o fisico do personagem), em contrapartida você pode brilhar com seu cosplay individualmente, nem sempre um grupo vai estar presente e se encontrar uma pessoa que também faz cosplay do seu anime favorito e está sem grupo, tire foto com ela, monte um grupo com essa pessoa (se ela permitir é claro!), mas se você for muito azarado, monte um grupo só seu, com seus amigos mais proximos e verdadeiros que não te abandonam, para estarem com você no seu grupo. Fiz um post sobre isso aqui

Teve outras coisas também como job cosplay, mas esse não expressei, pois já expressei bem aqui e recomendo o video da Isabela Snorkle que fala mais sobre isso. 
Infelizmente o grande mal da comunidade cosplay é as pessoas ditarem as regras do cosplay (o chamado cagação de regras) já expressei isso aquiaqui para quem quiser ler. Cosplay é uma atividade que não tem regras, nunca teve e nunca vai ter, apenas a regra de vestir e brincar. E essas regras que as pessoas inventam do nada, só faz com que principalmente com os cosplayers que entram agora terem a ilusão de que cosplay é fazer grupo, ganhar em concurso, fazer job, receber vip e por não terem essa capacidade, acaba desistindo e abandona os eventos e até mesmo a comunidade geek, otaku e gamer devido todo o trauma da comunidade cosplay.​ 
Eu não estou desmerecendo ninguém, tudo tem seus pros e contras na vida, você pode estar triste por não ser escolhido e ninguém te reparar, mas ninguém é melhor que ninguém. Você tem seus meritos proprios por fazer seu cosplay.

Finalizando o maior problema das pessoas e fazer as coisas para obter algo em troca e isso só demonstra que você é interesseiro. E isso só vai fazer com que você se frustre, pense por outro lado, tem muitas pessoas alem de você que também não recebeu o premio máximo e ate mesmo, nem se importam com isso. Essas coisas são só consequências, um dia é da caça e outro dia é do caçador. Faça cosplay por você mesmo e por gostar muito do seu personagem e se outra pessoa se gabar por obter o premio, fazendo de melhor que os outros, delete essa pessoa do seu ciclo de amigos das redes sociais, você não é obrigado a ver essas coisas e assim ficará muito mais feliz dentro da comunidade cosplay e na vida.






Nenhum comentário:

Postar um comentário