quarta-feira, 5 de junho de 2019

Por que atenção no cosplay é ruim?



Olá a todos, esses dias recebi um comentario referente ao post do grupo, a qual questionava o mal de fazer cosplay por atenção? Desde muito tempo, sempre fui aconselhado por muitas pessoas, inclusive veteranos na comunidade cosplay que obter atenção sempre fui ruim. Com o tempo fui percebendo o quao é prejudicial tanto para o cosplayer que deseja, quanto para quem não deseja. Acredite se quiser, fazer cosplay por atenção pode prejudicar muito as pessoas ao seu redor, sejam amigos ou não. Já fui prejudicado por cosplayers que eram humildes e depois viraram as costas para mim, depois que obteve fama e status e não foi só um, foram muitas pessoas e aconteceu também com outras pessoas que tentaram ajudar e tiveram a sua amizade traída, consequentemente passaram a se fechar e se tornaram resistentes a novas amizades.

Vou fazer uma pergunta, por qual razão deseja fazer cosplay? É para você? ou para agradar seu amigo que gosta muito, seja por que faz um cosplay de um anime que mais admira? Para fazer novas amizades? Para receber inúmeras fotos no evento? Para receber varios likes? Para ganhar um video game no concurso? Para ganhar dinheiro? Para ser convidada em um programa de televisão, para ser entrevistada? Por diversão? Ou apenas exibicionismo? Foram varias perguntas (rsrs), mas essa questão serve para demonstrar o motivo que levamos a fazer cosplay, logico há momentos que realmente gostaríamos de receber mais fotos, novas amizades e ganhar algum concurso, não vamos ser hipócritas e também não estou desmerecendo que faz job e quem participa de concursos, pois conheço muitos cosplayers que faz trabalhos e compete, mas são bem humildes e vão ao evento apenas para diversão, inclusive quem compete gosta de fazer apresentações, por serem muito divertidos. O problema é quando faz cosplay com finalidade apenas de obter outra coisa em troca, mesmo que seja só para fazer novas amizades, pois você não está fazendo cosplay por amor ao personagem, mas sim por puro interesse.

Pessoas que fazem cosplay por ganancia, acabam prejudicando outros cosplayers que se destacam mais e se sentem medo que vai perder sua cobiça, ficando com inveja dessa pessoa (já comentei sobre inveja aqui) e consequentemente começam a cagar regras (que também já comentei aqui). Já vi pessoas querendo ser amigo de outros cosplayers só porque são famosas e quer usar a imagem delas para se promoverem e também apenas só pra obter dicas de como fazer tal roupa, como apresentar bem e fazer job. Não vejo errado em pedir dicas e conselhos, mas depois que obtêm descartam completamente você, não vejo isso como amizade e sim gente que quer se aproveitar dos outros. 

Eu já fiz cosplay de um personagem que estava na moda, consegui muitas fotos, teve pessoas que fizeram cosplay da mesma obra que quiseram tirar foto comigo, mas pra mim, foi uma sensação muito falsa, pois era um cosplay de um personagem que não gostava muito, na verdade gostava um pouco, mas eu queria algo assim com um personagem que eu gostava, mas sei que isso é muito difícil, mas me sinto tão bem fazendo cosplay de um personagem que admiro muito, que dê pra mim divertir sozinho do que simplesmente fazer amizades, fotos e outras coisas que se pode obter com esse cosplay. Mas tudo isso é apenas consequência, amizades é só um bonus e não uma obrigação, amigo pode se obter em qualquer lugar, digo mais sou uma pessoa muito solitária nos eventos.



Por isso não se frustre porque não conseguiu nada nos eventos e se sente sozinho, não é para isso que o cosplay funciona, mas sim de vestir e brincar, termino com uma frase que tinha lido a um lugar "O dinheiro que gasta no cosplay, poderia muito bem usar para comprar o video game que tanto quer".

Nenhum comentário:

Postar um comentário