segunda-feira, 16 de março de 2020

RPG de turno X Jogos de tiro em primeira pessoa



Olá a todos, desde pequeno sempre fui fã de jogos de tiro em primeira ou FPS (First person shooter), depois que conheci o game Doom, quando foi instalado em um recêm computador que meu pai tinha comprado e com ele conheci outros Hexen, Duke Nukem 3D e Quake. Um tempo passou e passei a me interessar pelos desenhos japoneses, quando fui me interagir com o grupo que gostava dessas coisas, notei que a maioria se interessavam muito e falavam muito sobre os jogos de RPG japoneses, muitos tinham ilustrações de Final Fantasy VII, principalmente pela Tifa (quando não se falava de Final Fantasy, falava de Resident Evil). Eu indiquei para esse pessoal games que jogava muito que eram os citados, muitos se desinteressou, já teve uns que já conhecia e diziam não gostar. Mas ao mesmo tempo me indicavam a jogar Final Fantasy, quando passei a jogar, tive a surpresa, não me interessou, não por eles não gostarem do que eu gosto, mas sim que eu achava monótono e chato e fiquei mais surpreso ainda que eles não gostaram pelo mesmo motivo, só que de outro ponto de vista. No meu caso foi as batalhas aleatorias que me irritavam depois de um tempo, os sistemas de combate que eram monotonas e quando estava querendo salvar o jogo quando esgotou toda o poção, tinha vezes que o inimigo não deixava escapar e outra coisa é que tinha muito jogo de RPG que me indicavam e tava querendo terminar logo para jogar outro jogo e quando estava achando que já estava zerando o game, descobri que não avancei nem mesmo um terço de todo o game, pois ele era muito longo. Já as reclamações do pessoal que jogou FPS foram que tais games eram muito dinâmicos, não exigiam estrategia, mas sim vai lá e atira e cabou, não sabiam o que deveria fazer, ficavam muito perdido durante o game inteiro e pior eram curto demais.


A verdade é que cada um cresceu e está acostumado a jogar de maneira diferente, eu tive o privilegio de ter um computador, enquanto outros passaram um bom tempo com um super nintendo e posteriormente um Playstation 1 (ainda mais com games custando 5 reais), pessoas que curtem Doom gosta de um estilo mais escapista e imersivo, enquanto os que preferem um RPG de turno gosta de usar a cabeça, sendo que um não é melhor que o outro, apenas estilos diferentes.


O genero RPG, para quem não teve contato ou está acostumado a jogar um Doom da vida, tem como foco a estrategia, cada batalha, você precisa usar a cabeça de que forma você deve atacar o inimigo, já fiquei utilizando magia para derrubar todos os inimigos, só pra acabar mais rápido a luta, mas o jogo não funciona assim, fora que o jogo te pune depois se ficar só usando um tipo de poder, só pra acabar o jogo rápido e não fica explorando os calabouços, atrás de itens, fazer quests, não ficar farmando de vez em quando para subir o nível do personagem, não usar os itens de maneira correta, com o tempo o jogo não vai te dar mais recursos para continuar a prosseguir e vai ser forçado a voltar tudo desde o inicio e sim, isso já aconteceu comigo! Detalhe não pode jogar o game, já visando terminar para jogar outro game, pois uma das vantagens de um RPG de turno é a longetividade, pois ela leva normalmente 40 horas para ser finalizado, quando a pessoa termina, já vai ter juntado dinheiro para comprar outro titulo do genero JRPG. Caso tenha acumulado varios jogos de RPG e não sabe qual começar, recomendo que jogue 30 minutos cada um e verifique qual mais te agrada e comece por esse, não jogue pela historia do jogo ou pelo visual do personagens, mas sim que o jogo seja divertido e facil de jogar, já cometi esse erro jogando Magna Carta e outra recomendação caso não entenda em inglês ou japonês, jogue as versões traduzidas e verifique se tem patch de tradução, pois nesses games as conversas são fundamentais, para entender o que você precisa fazer, caso contrario ficará perdido, fará as missões de forma incorreta e não conseguirá prosseguir no game. Alias os JRPGs são uma boa opção para quem quer começar a entrar no mundo dos games.


O gênero FPS por sua vez, foi feito para ser um simulador, para você ter a mesma experiencia de estar em um campo de guerra, assim como o soldado está vivenciando aquilo. O foco está nos botões do controle, só apertar e atirar. Não requer estrategia, mas sim ter movimentos ágeis e tem objetivos mais simplistas, como obter a chave e abrir a porta, os mais recentes tem como objetivo apenas eliminar o numero máximo de inimigos presentes na tela, existem os FPS mais robustos como Hexen que tem como foco resolver enigmas. Por ser muito simplista, o gênero busca mais a diversão em si do jogador, não que o gênero RPG possa divertir também o jogador, tem pessoas que se divertem também com ele. A desvantagem dele, conforme mencionei é que geralmente costuma ser mais curto, em um modo mais fácil acaba finalizando entre 7 a 10 horas, porem há modos mais difíceis para aumentar o tempo do game, além disso a experiencia de jogar o game desse gênero, muitas vezes garante momentos de replay, onde pode jogar novamente o game, sem se importar que já passou dessa parte e já manjou de tudo que deve fazer, deixando o jogo mais viciante. Apesar de ser um gênero simples, os comandos porem por exigirem movimentos mais ágeis requer um jogador com um pouco mais de experiencia.


Nessas discussões sobre os dois gêneros, um detalhe curioso é que jogadores de RPG de turno, aprecia também jogos do gênero estrategia como Command & Conquer, Warcraft, Warhammer 40K e entre outros, os de Point & Click (jogos onde você interage com o mouse) e os de telltale ou visual novel (jogos onde você só tem a opção de escolher um dialogo que muitas vezes pode interferir no final do game) e o que esses generos tem em comum é que ambos tem a mesma proposta, você deve pensar e muito para prosseguir e vencer o game, no máximo curte um survival horror. Já os fãs de FPS, até curtem TPS (Tiro em terceira pessoa) jogos de luta como Mortal Kombat e action RPG como Zelda, porem os mesmos até curtem jogos de TRPG (Tactical role-playing game) que são o genero de RPG que foca mais em tatica como um xadrez, onde você deve mover seu personagem em um determinado espaço do cenário, com o objetivo de aproximar contra o inimigo proximo e acertar ele com um golpe selecionável e apresentam animações fantásticas demonstrando o poder. Entretanto existem exceções, já vi pessoas abraçando os dois gêneros, sem desgostar de um ou outro.



Se é possível abraçar os dois generos, como posso fazer pra gostar de um ou outro?

Primeiramente entenda a proposta do jogo, não vá jogar um gênero RPG achando que é um FPS, ou vice e versa, cada gênero são diferentes um do outro e foi feito para um publico em especifico, porem tem gêneros que criam jogos visando agradar outro publico (e inclusive falham miseravelmente), lembre que eu falei acima. RPG de turno foi feito para usar a cabeça, FPS imersividade e entretenimento.

Segundo saiba como deve se jogar cada jogo, como falei sobre o genero RPG de turno dei dicas importantes de como jogar cada genero.

Terceiro procure indicações para jogar inicialmente. Chrono Trigger é um ponta pé inicial perfeito para quem for iniciar esse gênero, agora Hexen é uma boa recomendação para um amante de RPG ir para o FPS, pois ele não foca apenas em ficar avançando de fase, mas sim resolver enigmas espalhadas em varias fases.


Finalizando esse tipo de post, queria muito expressar aqui, pois é um genero que até queria experimentar, mas nunca conseguia, pois não sabia como jogar ou jogava muito mal e queria quando puder ler saber como realmente devo jogar, não só pra mim, mas para todas as pessoas que queiram se aventurar para um genero, procure saber como cada um deles funciona antes de experimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário