sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Entendendo por leigos: Problematização


Olá a todos, recentemente tivemos uma polemica em relação ao mangá Boku no hero academia, não quis comentar muito a respeito, pois não acompanho o mangá, nem o anime e ficar comentando a respeito, ficaria muito parcial, mas que a coisa foi tão feia que a China suspendeu temporariamente o mangá e o anime e o autor se pronunciou pedindo desculpas, coisa muito rara, pois é muito dificil ver pessoas da industria de mangás e animes comentando a respeito. Caso deseja saber mais detalhes sobre isso, peço que veja aqui e aqui. Por mais que o criador justifique o caso, muitos questionam o verdadeiro motivo da polemica, eu não quero ser o juiz, quem decide se deseja continuar a ler ou não é você que está lendo o texto.



Sem querer acabei de fazer uma problematização sobre o caso, mesmo sem expressar minha opinião. No ultimo trecho, já expressei minha opinião sobre problematização aqui. Porem infelizmente problematização é uma coisa muito complexo, muitos confundem com censura, apesar de que ao conversar com pessoas que fazem problematizações são contra a censura. Eu posso ter descoberto o que é problematização de verdade e posso tentar esclarecer.

Antes de tudo saiba que problematização na verdade é um exercício de critica, antes de tentarmos explicar sobre, você precisa entender sobre critica.


Uma critica é basicamente contar a sua experiencia de assistir um filme ou ler um livro, é igual a um amigo indicando algo que ele viu e gostou, acreditando que você vai gostar também. Um critico é completamente imparcial, não devendo expressar ou elogiar algo do seu gosto, isso é uma coisa particular somente dele, pois está falando com o publico, ele não vai recomendar um filme de romance, para uma pessoa que só gosta de filme de ação é ilógico, porem mesmo que a pessoa goste de ação e vai recomendar um filme de ação para ele, um critico não pode ignorar os defeitos do filme, pois até mesmo que goste, vai decepcionar, mas se a pessoa gosta muito da franquia, a ponto de ser fã de carteirinha, ela não precisa da critica, pois vai assistir ignorando os defeitos do filme, por mais que o filme seja ruim. A pessoa só pode ler uma critica em caso quando três filmes estreiam no cinema, porem a pessoa só tem dinheiro para ver um filme. É nessas horas que ela vai procurar uma critica, essa pessoa quer uma recomendação.


E não é só com o publico que o critico está dialogando, muitas vezes está falando com a produção do filme, quando um detalhe não está muito bom, ele orienta no que pode melhorar, as vezes citando exemplos de filmes bons que corrigiram em detalhes que prejudicaram o filme, para que a produção pode melhorar na proxima vez. É por isso que muitos até questionam quando o critico fala de coisas muito técnicas como a fotografia do filme, ele fala isso se referindo as chances que o filme tem de levar um oscar, pois a premiação é um tipo de status e ajuda a pessoa a receber novas propostas de trabalhos em novos filmes.


Agora que você entendeu sobre critica, vamos agora entender sobre problematização.

Primeiramente você deve entender que quem faz problematização, são os criticos. Uma problematização é um aviso sobre o conteúdo que pode chocar ou ofender alguém. Se você não se sente ofendido ou já está acostumado com isso é ai que voltamos na questão de indicar um romance para uma pessoa que gosta de ação, tem pessoas que assiste Goblin Slayer e não enxerga problema nenhum, porem tem pessoas que vão se sentir incomodadas ao assistir o anime, principalmente quem nunca viu um anime na vida, pois a pessoa pode até ter uma recepção inicial ruim dos animes e isso não é bom, pois ela nunca mais vai querer assistir outros que tem mais qualidade e de melhor aceitação, pois vai associar os animes com Goblin Slayer generalizando todos os outros animes, afinal se tem traço de olhos grandes e cabelo espetado, provavelmente vai ter ecchi também.



Quando uma pessoa faz uma problematização, ela está dizendo as chances que o anime pode ter de sofrer um drop (quando uma pessoa deixa de assistir ou acompanhar) por causa do conteúdo e nas piores situações sofrer censura em algum país, da mesma forma que quase aconteceu com Boku no hero academia, muita gente que problematiza não querem que isso aconteça, quanto menos os mangás e animes utilizarem algum conteúdo controverso, menos os críticos farão problematizações, mas também não quer dizer que qualquer obra está livre de sofrer uma problematização, infelizmente qualquer midia em geral pode ter interpretações diferente para os criticos, um autor pode falar A e o critico entender B, um caso foi com Viagem a Lua de Tintim, onde o personagem Dalton se sacrifica para salvar todos os tripulantes do foguete, porem teve pessoas que entenderam que Dalton havia se suicidado. Qualquer pessoa pode explorar um tema delicado, porem deve tomar cuidado com o que vai inserir, da mesma forma como lembro da palestra do Kenji Oiwa diz ser contra censura, mas se vai colocar lolicon e shotacon com ecchi fica dificil defender, mesmo que a ideia tenha partido do editor e não do autor, só pra faturar mais, a critica deve sair de peso contra o editor, pois isso pode prejudicar não só essa, mas também muitas outras obras de mangás e animes, só lembrando que sou contra censura também, porem muitos autores não devem se acovardar, cada autor tem liberdade de se expressar, senão viveremos em uma caixa, sem criatividade. Existe problematizações que discordo completamente como o caso Rising of the Shield Hero e Dr. Stone, você também é livre para não concordar com as opiniões ditas em uma critica e problematização, mas neste caso explique e argumente de forma educada por que não concorda, assim conforme informei no outro texto, caso o critico responda de forma grossa ou ignore sua opinião, sem responder com edução que não concorde. Não acompanhe mais suas criticas.



Para finalizar recomendo que leia esse texto sobre questionar uma obra que dá um ótimo complemento no meu texto. Bom problematização é uma coisa muito complexa, eu mesmo posso até estar falando só abobrinha no texto acima, mas eu tentei, caso não seja isso, comente nos comentários o que é problematização de maneira clara e objetiva.

Atualização: Pedi para o Jean "Kei" Badji do site Quadro X Quadro que entende melhor sobre esse assunto, para fazer uma analise do meu post, para verificar se meu texto está correto e se realmente é uma problematização? Ele me disse que não concorda 100%, uma delas é que um critico não precisa ser imparcial, pois a imparcialidade total não existe, mas sim transparência. Problematização de fato sim é um exercício de critica, quando uma pessoa problematiza, ela aponta um problema ou uma coisa controversa (Algo que pode chocar o leitor ou expectador de forma negativa) que enxergou em uma obra e quer discutir sobre ela, sobre o motivo do autor quis colocar algo controverso em um mangá ou anime (filmes, games e mídia geral entra nisso, como falei, nenhuma obra escapa de ser problematizado) e a razão disso ser tão controverso? O objetivo de um problematização é fazer o publico se refletir sobre esse assunto e de forma alguma desejar censura dela.

Como disse acima, problematização é muito complexo, nem o google, nem mesmo o dicionario ajuda muito, eu mesmo tive duvidas sobre meu texto, mas meu objetivo é esclarecer as coisas e me sinto com o dever comprido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário