sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Existe limite na liberdade de expressar nos animes?


Olá a todos, esses dias estava acompanhando Tate no Yuusha, um anime que gerou uma controvérsia na comunidade otaku e entre grupos que pregam o politicamente correto, a treta como todo mundo já sabe foi a falsa acusação de estupro que fez o pessoal acusar o anime de misógino quando há preconceito contra as mulheres. Porem essa não é a unica polemica desse anime, houve discussão sobre pedofilia no final do episodio 5 e pra piorar houve uma discussão sobre a romantização da escravidão (Eita!). 
Além de Tate No Yuusha, Yakusoku no Neverland recentemente entrou na lista de criticas ao levantar a questão de uma das personagens, a qual acusaram de racismo

O curioso é que esses dois animes, são obras que fogem muito dos padrões e livre de fanservices ou sexualização de personagens, em Tate no Yuusha a cena em questão que a Firo (ou filo em algumas traduções) fica coberto e aparece muito pouco a cena, se for problematizar isso, teria que problematizar outras obras, até mesmo não-japonesas, acompanhei o mangá e até o momento, não há uma cena que sexualiza os personagens da mesma forma como muitos mangás e animes por ai. Mesmo caso The Promissed Neverland, não há cenas de sexualização em nenhum momento, até pesquisei se tem e não há, até fiquei surpreso por ser um mangá shounen, publicado na Jump, pois a tematica do mangá lembra mais um seinen e mesmo assim não ficaram livres de problematizações.



Lembro que na época que houve uma explosão de animes na era pre-2000, muitos elogiaram e começaram a acompanhar esse tipo de midia, pois além de ter traços muito bonitos, são uma produção exotica que quebra muitos tabus e exploram coisas que nenhum quadrinho ou desenho animado (naquela epoca) seria capaz de explorar e hoje esse tipo de coisa está gerando reclamação, mesmo sendo considerados obras adultas, feito para pessoas mais maduras e está acostumado com esse tipo de historia. 

No Japão por ser uma cultura diferente, os autores possuem influencias diferentes a qual já expliquei aqui e consequentemente exploram muitas questões que nos padrões ocidentais não estamos acostumados. Questões como Drogas, Estupro, Violencia e outras coisas polemicas, são frequentemente exploradas e consequentemente romantizadas.



Agora se os autores não tiverem a liberdade de expressar em seus mangás, o que devem expressar? Se responderem qualquer coisa que fuja de algo polemico, muitos criticariam que faltou ousadia na obra e podia ter sido muito melhor e também não despertariam interesse do publico. Mangá é um mercado muito concorrido, os autores precisam demonstrar o seu melhor, para que sua obra seja publicada, atrair publico e ser adaptado em anime.

Entretanto entendo o lado deles, pois esse tipo abordagem, pode afastar certas pessoas de não só lerem, mas também boicotar e desejar a censura. Eu já recomendei a lerem obras melhores, porem temos duas obras boas que fogem do padrão, mas há coisas que incomoda por uma coisa ali e outra ali, como diz um certo youtuber a melhor opção é não leia mangás e não veja animes e deixe quem não se incomoda a lerem em paz. 

Eu quero ler mangás e ver animes, independente do conteúdo exposto, pois quero me divertir. Alias ficar problematizando é um tiro no pé, pois esses dois animes só me fez me interessar ainda mais por eles, por causa das polemicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário