segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Será que os Webtoons vai ameaçar os mangás?



Olá a todos, depois de um descanço, cá eu estou de volta para comentar assuntos do universo animagático. Recentemente eu reparei uma nova midia que está ganhando força e pode acabar com o reinado dos mangás, as webtoons.

Primeiramente o que é webtoons? São os quadrinhos coreanos ou melhor manhwa, durante um tempo tiveram visibilidade com a moda do game Ragnarok, veio também o manhwa baseado no game e alguns outros titulos no Brasil. Com o passar do tempo surgiram muitas tendencias como os celulares e as midias digitais, os autores e editores conseguiram evoluir a maneira de ler os quadrinhos, unindo do util ao agradavel. Ao invés de ler na vertical como 99% dos quadrinhos, você lê na horizontal, feito especificamente para funcionar no celular, deixando a leitura mais fluida, sem gastar tempo como geralmente é a leitura de quadrinhos para celular, em alguns casos é necessário dar zoom e precisa clicar, para avançar na pagina ou seja não precisa de muito esforço para ler uma webtoon.



Por se tratar de manhwa, as webtoons, muitas das obras utiliza o traço de mangá japones e neste caso pode atrair e muito a atenção dos otakus que curte obras com visuais japoneses e assim se sentindo em casa e por ser produzidos em outro territorio, possuem influencias e culturas diferente e os mesmos pode aproveitar para fazer historias que geralmente um mangá japonês não faria e explorar muitas coisas que as obras japoneses não explorou ou jamais exploraria. Até mesmo atraindo a atenção de pessoas que até desistiram dos mangás devido a falta de originalidade e casos controversos.

Outra vantagem é a acessibilidade por ser uma midia feito pra celular, para ler de forma oficial, basta apenas fazer o download na play store, você pode até ler alguns capitulos gratuitamente e se gostar e quiser ler mais, você paga uma mensalidade que varia de acordo com o plano que deseja fazer.



Dito tudo isso, será que realmente vai ameaçar os mangás? Muitas vezes quando surge uma nova tendencia, existe uma visão apocaliptica da midia que era usado, tem casos que confirmaram e outros não. Tem o caso das maquinas de escrever que foram substituídas pelos computadores, das Fitas VHS que foram substituidos pelos DVDs. Há muito tempo acreditavam que a Televisão iria substituir o cinema e o radio, porem não acabou e cada um segue um caminho próprio. Recentemente houve uma discussão sobre o mercado digital de games como a steam que está forte e ganhando espaço, devido o custo-beneficio, porem ainda tem pessoas que preferem adquirir jogos em midia fisica. No caso dos mangás e webtoons acredito que não vão acabar com mercado dos mangás, será o mesmo exemplo conforme mencionado acima, ambos vão seguir seus proprios caminhos, com influencias e culturas diferentes, no maxímo que pode acontecer possivelmente é as webtoons ganharem mais espaço no mercado e talvez vender bem mais que os mangás, porem não a ponto de acabar, ainda será sustentado com suas proprias pernas e ainda terão pessoas que vão querer consumir seus mangás. Já houve um tempo também que os mangás conseguiram vender mais que os quadrinhos, mas não que isso fez com que acabasse com eles. Sempre haverá pessoas que vai se interessar e ainda vão se interessar por mangás e animes, não importa o tempo que passe.

Finalizando quando os animes estouraram nos anos 90 e 2000 falaram que o anime iria ameaçar os desenhos animados e hoje eles co-existem, cada um seguindo seu caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário