segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Analise (ou recomendação): Sonic: O filme



Olá a todos, este final de semana, fui visitar minha namorada e aproveitei que estreou o longa metragem baseado na franquia de games Sonic The Hedgehog para assistir, filme que a um tempo atrás gerou muita controversa devido ao visual nada fiel e ainda feio comparado com o Sonic que estamos acostumados a ver, a galera reclamou e a produção ouviu, mas mesmo com o visual corrigido e bastante fidelizado com o Sonic salvaria o todo o complemento do filme?

Sonic já houve varias adaptações, para quadrinhos e desenhos, algumas muito boas, outras nem tanto, alias quem foi a pessoa que teve a ideia de jericó, de colocar Sonic em uma banda de rock em Sonic Underground? Eu mesmo estava muito cetíco com o filme, mesmo com o visual corrigido, pois sería apenas um cosplay em meio a um roteiro sem nexo com o personagem de tal forma como foi Sonic Underground, agindo de tal forma como Sonic de verdade não agiria.

Pois bem, o filme faz uma verdadeira lição de casa de como adaptar um video game para as telonas.


Na historia, Sonic pertence a um mundo chamado Mobius, com um visual similiar a Green Hill Zone e sendo criado por uma Coruja, após ser atacado por uma tribo que estão a captura do Sonic, a Coruja pede para o Ouriço fugir para outro mundo, utilizando dos aneis que tem o poder de teletransporte, antes de morrer a Coruja pede para Sonic que não seja visto por ninguém, caso contrario teria de ir para outro mundo. O tempo passou e Sonic já mais adulto agora está em nosso mundo, passando a gostar dele, porem está cansado de viver sozinho, as escondidas, mesmo sabendo dos riscos de ser descoberto, um dia ele sem querer causa um apagão na cidade de Green Hills, Montana. O que causa estranhesa e preocupação do governo. Para investigar sobre o incidente, eles enviam um cientista questionavel, porem necessário em casos como esse Dr. Ivo "Eggman" Robotinik, interpretado por Jim Carrey, enquanto isso Sonic se despede do mundo e diz que vai ser forçado a viver em um mundo de cogumelos (fazendo referencia ao Super Mario) a qual diz que é sem graça, porem mais uma vez sem querer, querendo acaba sendo descoberto por um policial local Tom Wachowski (interpretado por James Mardsen) e isso o faz perder os aneis e Sonic precisa encontrar as argolas, para se teletransportar ao mundo dos cogumelos, infelizmente Dr. Robotnik descobre também a existencia do Sonic e passa a perseguir acreditando que seja uma ameaça, já que ele foi responsavel pelo apagão da cidade.


O filme embora não seja 100% fiel com os games, por incrivel que pareça funciona essa nova empreitada, vemos Sonic se teletransportando ao mundo real e se relacionando com as pessoas, a cena do bar é uma das melhores, por mais que seja clichê, combina com uma ambientação como Sonic, Jim Carrey como Robotnik rouba a cena e se destaca, agradando até os fãs mais exigentes do ouriço, Mardsen também se destaca como uma boa quimica entre ele e o Sonic, gosto muito quando ele brinca com seu lanche, chamando de Sargento Rosquinha. O filme pode ser considerado não como uma adaptação, mas sim uma releitura da franquia Sonic.



O que isso não significa que não tenhamos referencias e easter eggs do Sonic, eles estão lá, alias destaque para um caçador do demonio azul chamado de Carl, o louco, que acredita que o ouriço exista e ninguém acredita nele, ele mostra um desenho do "Sanic" que é um meme da internet que caiu nas graças do povo e outra no final do filme toca a trilha sonora da Green Hill Zone.

Sonic: O Filme dá um grande passo e nos ensina a como adaptar os video games, não precisa ser tão fiel assim com a obra original, mas sim ser divertido, o mais gostoso de ver esse filme é que ao contrario de muitas produções, onde você só assiste uma única vez, este você pode assistir quantas vezes, você quiser e filme assim pra mim, trás muitos mais meritos. Desejo muito que o filme vá bem nas bilheterias para que tenhamos uma sequencia deste filme e assim poderia explorar em Sonic 2, as esmeraldas do caos e o Super Sonic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário