sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Os animes estão ficando muito pouco originais ou você que não gosta de ver anime?



Olá a todos, muitos fãs de anime aqui no Brasil tem reclamado muito da falta de originalidade nas historias, muitos falam que um anime lembra muito outro anime, por alguma situação que muitas vezes por mais que a historia tenha muitos elementos novos e uma temática completamente diferente, sempre tem um detalhezinho que vão apontar "isso me lembra anime X ou Y".

Recentemente fiz uma pesquisa sobre quais clichês em animes estão ficando cada vez mais saturados e cansados de verem, o que fiquei surpreso, não é que estão cansados ou muito exaustivo, mas sim, não gostam que usem essa formula ou elemento na historia.


Conforme mencionei no post sobre animes de mecha, personagens como Shinji Ikari são despreciados pelo povo, pois o publico brasileiro mais deseja mesmo é um protagonista mais confiante, por exemplo Goku de Dragon Ball é confiante e isso dá mais heroísmo, é um personagem que estamos acostumados a ver, além dos mais confiantes, gostamos dos anti-herois como Alucard de Hellsing, esses tipos de personagens também são clichês, mas são clichês que o publico brasileiro gosta. Note que nós brasileiros sem exceção vimos e mais vimos os super-herois, muitas vezes, antes de começar a ler mangá e ver anime. Superman é confiante e heroico, Batman tem um jeito meio anti-heroi (Não considero, mas chega perto), Wolverine, Arlequina, Deadpool anti-herois que pegaram gosto pelo publico nacional. Agora nos animes, um personagem como Subaru de Re: Zero é um personagem inseguro, tem medos e muitas vezes inútil, porem com suas mortes, ele corrige as cagadas que ele fez, nós nos espelhamos em personagens como superman e batman, pois gostaríamos de ser como eles e quem gostaria de ser o Subaru ou Shinji Ikari? Porem no Japão, personagens assim são mais utilizados, pois o publico japonês mais gostaria é se identificar com o personagem. Afinal se um inútil consegue salvar o mundo, você também consegue.


E esse não é o único ponto, há quem reclame que os shounens ultilizam da formula "poder oculto" que é onde um personagem fraco a medida conforme enfrenta um inimigo overpower (muito poderoso) consegue vencer, mesmo estando fraco, com algum poder oculto. Isso é um conceito que também muita gente não gosta que é do Deus Ex Machina, onde uma solução inesperavelmente milagrosa consegue resolver uma solução que é impossível de conseguir, o motivo de muita gente não gostar é que fica muito sem sentido e inexplicável, além de ser muito inverossímil, apesar de alguns casos explicam até depois que o heroi é de alguma profecia, escolhido ou mesmo é um demônio. Em contrapartida isso dá uma carga dramática do anime em mostrar que a razão do personagem principal precisa muito vencer a batalha como "Eu preciso vencer ou senão o vilão mata meus amigos". Em muitas discussões comentam que evitassem o recurso do Deus Ex Machina.


Diferentemente dos clichês de outras mídias, como por exemplo em quadrinhos brigas de super herois sempre teve, mas muita gente gosta e em games como a fase da água, irritante, porem desafiador não é tão criticado e odiável, pois ao contrario dos animes, estamos acostumados com isso e gostamos de historias assim.

O que podemos concluir é que infelizmente o publico brasileiro, nem todos, não estão cansados de ver a mesma coisa, só estão desinteressados em acompanhar um anime, pois não querem comprar um heroi como Shinji Ikari, pois esse tipo de personagem não convence. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário