sábado, 11 de janeiro de 2020

Por que tanto odio dos otakus?


Olá a todos, já reparou que dentre todos os grupos de cultura pop, a comunidade que curte e gosta de anime é o mais desprezado? Muita gente sempre fala que otaku nem é gente, como se fossemos escoria, até tem pessoas que exageram, já vi pessoas falam que otaku é pior que drogado, mas por que será que quem curte anime é tratado dessa forma?

A principio, não vou falar dos otakus japoneses que vivem no seu mundo, pois primeiro otakus no Japão é totalmente diferente de um otaku brasileiro, são comportamentos diferentes, eu nunca vi alguém que se fecha dentro de casa com toneladas de mangás, dakimakuras, DVDs de animes e prefere namorar uma personagem de anime do que um em carne osso e casa apareça alguém com similaridade são casos a parte. Segundo que uma pessoa fica feliz com isso, qual o problema? Você paga as contas dele por alguma razão? Se acha inadmissível uma pessoa viver assim é argumento de neo-nazista.



"E aqueles otakus que usam orelinhas de gato, cabelo emo, mochilha cheia de botons, falam com voz fina e digitam axim?"

Novamente qual o problema? Conheço boa parte desse grupo, mas a maioria vivem no seu canto, sem incomodar ninguém, alias não só a tribo otaku, mas todas as tribos andam nas ruas, com roupas diferentes, como gotícos e punks, só por que a pessoa se comporta diferente, devemos respeita-las, da mesma forma que quem se comporta diferente respeitar mutuamente quem não quer ser diferente, cada pessoa segue um estilo diferente e uma vida diferente.

Entretanto existe uma coisa que os otakus fazem e que como consequência acaba sendo mal visto em fandoms a comparação dos mangás e animes com desenhos e quadrinhos.



Desde que os animes estouraram no Brasil e pelo mundo, surgiu um argumento que anime é melhor que desenho, quem gostava de anime, entendeu isso ao pé da letra a comparar até com os quadrinhos. Imagine quem era fã da DC e da Marvel se sentiram ao ler isso. Não vou me aprofundar muito nisso, pois já existe uma materia que falo sobre isso.

Seja você otaku ou não, existe uma coisa que todo mundo tem, tem pessoas que conseguem dominar, outros não. Chama-se mecanismo de defesa.

Quando existe uma critica muitas vezes negativa aos nossos gostos (seja futebol, religião), tem pessoas que defendem usando argumentos validos ou aceitam e muda de opinião, porem tem pessoas que perdem a paciência e parte para ofensas e xingamentos. A partir do momento que você responde, mesmo usando argumentos validos, o critico ganha a discussão, pois muitas vezes essa pessoa conhece o mecanismo de defesa e utiliza isso para se divertir ouvindo reclamações dos outros e a comunidade otaku faz parte do grupos dos egocêntricos (Gosta de comprar de tudo, colecionar de tudo que ele gosta, tem orgulho de ser o que é) e qualquer coisa que ameace seu estilo de vida, não vão aceitar.



Quando ouvirem "otaku nem é gente" é uma provocação de pessoas que querem ativar o modo defensivo, pois fãs de anime são os que mais parte para agressividade verbal, se estou exagerando tem youtuber que problematizava anime sofrendo muito deslikes e comentários de ódio. Quando isso acontecer simplesmente ignora, quando mais não der atenção quem critica, menos vai ameaçar o que você gosta.

A comunidade otaku não são os unicos sofrem odeio e desprezo, as comunidades de k-pop e funk também sofrem disso pelos mesmos motivos, não se sinta com raiva porque tem pessoas que desprezam nossos gostos, mas sim são pessoas que não admitem a convivencia com pessoas com gostos diferentes.

Pra finalizar deixo uma frase de Mark Twain: "Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência".

2 comentários: