segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

O grande guia dos animes de mecha


Olá a todos, agradeço muito pelo feedback dos animes de isekai, teve muita gente que antes não gostava e passou a conhecer animes de viajantes de outros mundos. Feito isso, aproveitei para fazer uma pesquisa, fui verificar com um grupo, os motivos que o faz de terem alergia ao genero mecha, pois por incrivel que pareça tem pessoas que julgam o anime ser ruim, só pelo fato de ter mecha no meio, sem nem sequer ter assistido ao menos um episodio do desenho. Tem pessoas que viram só Neon Genesis Evangelion e Tengen Toppa Gurren-Lagann e acredita que os animes se resumem a esses dois ou que é basicamente um megazord enfrentando outro megazord o anime inteiro e uma trama complexa só pra justificar o uso do megazord. Entretanto tem muito anime ai que um megazord ao invés de enfrentar o monstro do dia, enfrenta um exercíto Gundam e Macross foram feitos para quebrar esse tabu.
As primeiras aparições de mecha são os tripods de Guerra dos Mundos de H. G. Wells, mais antigo que isso em La Maison à vapeur de Julio Verne apresentou um elefante mecanico, movido a vapor. Recomendo muito a lerem meu post sobre mechas que faz um verdadeiro mythbuster sobre o genero.



A razão de recomendar a ver não só o genero de mecha, mas também os isekais é devidamente o fato que muita gente reclamam muito da falta de originalidade e interesse dos animes atuais (principalmente shounen), mas quando um anime de outro genero inova, ninguém vai atrás por ser mecha ou isekai e o exemplo disso é Gundam Iron blooded que remodelou e inovou o proprio genero, mas só o fato de ser mecha, ninguém quis ver, aqui farei exatamente igual a dos generos de isekais indicar animes que são diferentes do que a maioria pensa e assistir eles, farão que se interesse por outros animes do mesmo genero.

Um dos motivos que o pessoal despreza o genero é que robos gigantes não saí sangue e sim faisca.

Tem um anime que vai te fazer mudar de opinião: Mazinger Z



Anime classico dos anos 70 que eu posso dizer. Ele é forte, pela violencia excessiva do mangá, seja pelos mechas, seja a obra em si, sem falar que é do mesmo autor de Devilman, se curtiram o anime da Netflix, vai adorar esse. Na historia o professor Juzo Kabuto cria um robo usado a partir de um material chamado Chogokin Zetto Z ou Super Liga Z, antes de morrer, pede para seu neto Kouji para usar ele contra monstros mecanicos.

Nivel de violencia em mazinger Z



Se mesmo assim acha sem graça as lutas de robos, um que pode te interessar é Heavy Object



Se acha que mecha é um humanoide robotizado, equivalente a um megazord, saiba que o mecha desse anime é isso aqui:



No anime Qwenthur vai para Alasca investigar os "objetos" um novo tipo de arma cercado de misterio.


Se o problema não é o mecha em si, mas a temática de ficção cientifica, recomendo: Sakura Wars



Sakura Wars é baseado em um game da sega, onde apresenta uma versão steampunk (Um genero retrofuturista, onde a tecnologia futurista é possivel no passado, movido a vapor) do genero mecha, situada em um Japão alternativo em 1920, onde criaturas demoniacas surgem e para isso a divisão flor é criada. A historia gira em torno de Sakura Shinguji, recém formada na Marinha e é convocada para entrar na Divisão Flor, junto com um grupo de mulheres designadas a combater as criaturas com seus mechas.



Não curto Steampunk. Então outro que posso indicar é Knights and Magic.


Nesse anime, um otaku fanatico por mechas, infelizmente morre atropelado e é reencarnado em um outro mundo ambientado em um RPG/Medieval como Ernesti Echevalier onde mechas é possivel existir graças a magia, Ernesti aproveita para estudar magia para realizar seu sonho de pilotar um mecha.


Uma das reclamações do genero mecha é alguns protagonistas lembra muito o Shinji Ikari, ele faz parte do grupo de personagens que não deve ser usado que é onde o protagonista não gosta ou não quer ser um heroi e acaba sendo por obrigação. Para não dizer que Evangelion é um caso isolado, reparo muito disso no primeiro Gundam, com o Amuro Rei, ele tem momentos que não quer pilotar e até foge com o Gundam e olha que gostei mais da sequencia Z Gundam, já que Kamille Bidan é bem mais seguro de pilotar e muitos gostariam de um anime de mecha, onde o protagonista é muito mais heroíco.

Agora e se indo mais a fundo, por que não um anti-heroi, muita gente gosta disso e detalhe isso passou por aqui, porem muita gente sequer percebeu.

Gundam Wing



Heero Yui é um completo oposto de Shinji Ikari e Amuro Rei, este é um verdadeiro anti-heroi, ele é sadico, frio e calculista e ainda ameaça a Relena Peacecraft em um dos melhores cliffhangers já vistas em um anime, não só ameaça, como até tenta matar Relena e não foi uma única vez. O anime é um reboot da franquia Gundam ou seja, não tem a necessidade de acompanhar os outros animes, para entender esse.


Outra coisa que levam muita gente a criticar é animes de mecha são suas sub-tramas que são muito mais abordados de forma muita extensivo e até mais do que a trama principal, deixando o anime muito mais monótono e chato, assim como Gundam e Code Geass tem a politica, Evangelion e Macross tem a filosofia (no caso Macross a Protocultura) e isso não é um problema dos animes de mecha, mas no genero ficção cientifica em geral. Star Wars Episodio 1 a Ameaça Fantasma sofre muito disso e até entendo, pois estamos acostumados com animes como Cavaleiros do Zodiaco e Dragon Ball Z, mas se existe um anime de mecha onde não há sub-trama e centrasse em um objetivo principal...

Existe! E o nome dele é Gun X Sword.



Como sería se Vash the Stampede de Trigun ou Alucard de Hellsing tivessem um mecha? Essa é a proposta de Gun X Sword e a historia é bem simplista possivel  Van, viaja pelo mundo por vingança, contra um homem com a mão direita, com garras que matou sua noiva e entre suas armas está um mecha.



Embora quem reclame da sub-trama, tem pessoas que reclamam do contrario, da trama principal e da importancia do mecha, aparentemente mecha é o problema e apreciam muito Code Geass, tem mecha no meio, mas não é importante e quase nem aparece e se houvesse um anime que não é de mecha, mas tem mecha, mas ao mesmo tempo não tem, apenas para tentar criar um interesse pelo genero.

Parece estranho, mas existe: Gundam Build Fighters




Essa seríe Gundam é o mais diferente de todos e é uma brincadeira meta-linguistica, pois nela é focado no Gunplas que é um kit de montagem de figures de ação baseados no anime Gundam e graças a isso existe uma competição onde você pode lutar contra outros gunplas.



Não deixe de conferir meu post sobre mechas e o guia dos isekais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário