quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

A importância do cliffhanger nos animes



Olá a todos e você sabe o que é um cliffhanger?  Primeiro clique no video abaixo:



Cliffhanger é um termo utilizado para animes, seríes e filmes que onde quando termina um episodio, dá um gancho para o proximo, porem cria um suspense para deixar o expectador curioso, para saber o que vai acontecer? Basta acompanhar o próximo episodio no mesmo horario, no mesmo canal e com isso muitos ficam malucos, só pensando em como o mistério do suspense será solucionado e isso na minha opinião é muito bom.


Quando Cavaleiros do Zodiaco estreou, ele teve varias coisas inovadores que fez o anime fazer sucesso, como a linha de brinquedos, mas o que mais inovou (em termos de animações exibidos em territorio nacional) foi os cliffhangers que fez todo mundo pensar que Saint Seiya é uma novela para criança, já que novelas utilizam muito desse recurso, porem eles foram feitos para adultos e as produções feitos para criança não existia, pois as produções americanas foram feitos de tal forma para criança entender, normalmente é um evento que começa e termina no mesmo episodio, pois se uma criança cair de paraquedas na metade de um desenho, ele não vai entender bulhufas do que está acontecendo, se este for novelizado e se for algo do tipo começa e termina no mesmo episodio, a criança não vai precisar a recorrer o primeiro episodio, para entender aquele episodio que conheceu, já um desenho novelizado como mencionado, é um evento que dura mais de um episodio, chegando a ser solucionado até o ultimo episodio, pois o lado bom é que isso cria uma fidelidade entre o expectador, afinal isso ativa um mecanismo, onde enquanto a duvida sobre o misterio não for solucionado, sua mente não ficará em paz, até tudo ser resolvido. É criado diversas teorias sobre o mistério criado do seríado e quanto mais a obra de ficção mexe conosco, mais nos tornamos fãs dela.


Dito isso, ando reparando que recentemente tem muito pouco anime que ultiliza desse recurso, não que isso seja ruim, mas desmotiva muito para acompanhar, principalmente se tratando que ultimamente a plataforma via streaming está dominando e as pessoas gostam mais de maratonar seríes do inicio ao fim. Produções onde um desenho começa e termina no mesmo episodio não servem para ser maratonadas, mas sim vistas de preferencia uma vez por dia. Geralmente os animes estão mais ocorrem situações que termina no mesmo episodio, mas o proximo há menções do episodio anterior, porem todo o suspense do final do ultimo episodio é limado, fazendo com o que não desperte o interesse do expectador a continuar assistindo, por mais que o anime seja muito bom, tenha um enredo bem complexo, mesmo tendo gore e ecchi. O mais ironico nisso tudo Black Clover, mesmo ele sendo um anime bem clichê, eu consegui maratonar e me empolgar justamente por trabalhar bem o cliffhanger, tem situações que levam até 15 episodios para solucionar o conflito, despertando o interesse do expectador. Um exemplo de anime recente que trabalha bem o cliffhanger é Re: Zero, temo um episodio que vai ser um spoiler, onde Subaru que tem o poder de voltar ao passado, após morrer. Em um momento ele repara que os personagens falam coisas sem sentido, de quando ele se conheceu, ele fica confuso em sabe o que está acontecendo e descobre que havia morrido e isso faz o expectador querer saber como foi que isso aconteceu e logo descobrimos em episodios seguintes que ele havia sido mordido pelo cachorrinho que é um demonio que amaldiçoa as pessoas. Só isso me fez empolgar tanto pelo anime, além de varias outras coisas que me fez colocar entre minha lista de animes favoritos.


Apesar disso, existem excessões. Konosuba, Patlabor, Crayon Shin Chan e Maid Dragon por exemplo, sua proposta não é ser uma grande saga, mas sim uma trama descontraida e descompromissada, neste caso se deseja maratonar ou não fica a seu criterio. Entretanto animes mais dramáticos exigem um cliffhanger, principalmente se ele for feito para revelar plot twist mais pra frente. Alias também vi casos de animes que eram onde haviam situações que resolviam no mesmo episodio e só bastou ter um plot twist lá pelo episodio 15, para ter cliffhanger, nesses casos dá pra reparar que fizeram isso de proposito, pois o mangá não estava indo bem e para se recuperar, tiveram que mudar toda a estrutura da obra e é por isso que vem aquela historia de que o anime começa ruim, mas melhora mais pra frente e não é todo mundo que consegue aguentar assistir um monte de episodio só para chegar na parte onde fica legal. Existem casos onde acontecem o contrario onde um anime começa com um cliffhanger, depois surgem episodios, onde começa e terminam no mesmo episodio, nestes casos apesar de que com isso, fica um pouco monótono em uma parte, a trama em sí fica tão destacado que é lembrado pelos melhores momentos que foi no começo e muita gente espera que o anime volte a ter a mesma qualidade que foi no começo da obra.



O mais engraçado é que cada vez mais estou acompanhando mais seríado justamente por terem mais cliffhanger que os animes e é justificavel isso, pois são seríes exclusivas de plataformas de streaming como Netflix e Amazon Prime e o expectador dessas midias são diferentes do que acompanha um seríado na televisão, já que ele gosta de ficar maratonando em um final de semana e é ílogico um anime não fazer isso ou as duas plataformas citadas e melhor a Crunchyroll também fazer isso, antes de adquirir um anime verifique se eles se encaixam no perfil de uma pessoa que gosta de maratonar ou se possivel invista e supervisione uma produção de anime que vocês acreditam que vai agradar esse tipo de publico, assim consigo acompanhar animes de forma muito mais agradável, lembrando a boa época dos animes nos anos 90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário