quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Por que eu sou contra a censura?




Olá a todos e nem estou acreditando que exatamente há 2 anos estou escrevendo no meu blog (e quase ninguém lê) e tudo começou com um desabafo meu sobre problematizações, na época isso virou moda, porem muita gente enxergava isso como um "pedido de censura" e eu queria expressar minha opinião em algum lugar. Tentei montar um canal no youtube, mas não foi pra frente e então surgiu o meu blog que estava parado a um tempo e depois usei ele para expressar mais coisas das quais sempre quis expressar, quando o assunto era problematização, mas fui além e fiz diferente, indiquei obras muito boas para quem acha que anime é sempre ruim e não é bem assim. Dizem que funk não é cultura, cuja as letras falam de estupro, porem existe muitos funks positivos, animes são a mesma coisa, tem muito anime ruim, mas tem muito anime bom é preciso saber diferenciar e não generaliza-los. Fiz pesquisas de assuntos que as pessoas geralmente não abordam ou aborda de maneira muito imparcial, expressando a razão de tal gênero existir e até mesmo fazendo mythbuser.



Eu gostaria de aproveitar esse meu post, para me expressar minha opinião sobre censura, eu sou totalmente contra a censura, não é de hoje que os animes tem sido alvo de pais, religiosos e grupos que valorizam o politicamente correto, desde que Cavaleiros do Zodiaco estreou na Manchete, houve uma tentativa de censura, pois consideravam o anime extremamente violento para a criançada, se tem medo de que alguma criança possa ter acesso a um conteúdo, existe classificação indicativa, para que o conteúdo tenha acesso a uma pessoa que saiba diferenciar a realidade da fantasia, eu jogo Doom, um dos games mais violentos da historia, mas não saio por ai matando gente, só porque vi isso no game e achei legal, se uma pessoa mais velha não sabe diferenciar ou acha legal fazer isso na vida real é bom procurar tratamento psicológico, da mesma forma como animes, se um desenho japonês usa e abusa do ecchi é recomendado só pessoas mais velhas assista e acompanhe, caso o mesmo queira fazer a mesma coisa na vida real é bom procurar ajuda medica para o sujeito e deixe uma criança assistir animes mais infantis como Hamtaro, Onegai My Melody, Bananya, Poyopoyo Kansatsu Nikki, How to Keep a Mummy.


Existe um episodio de Os Simpsons chamado Comichão, Coçadinha e Marge, nela a Sra Simpson não concorda com o conteúdo exibido no desenho que Bart e Lisa gostam de assistir, a coisa piora quando Maggie imita uma situação vista no desenho e por esse motivo, ela faz barulho exigindo a censura do desenho e de fato consegue, temos como consequência o desenho Comichão e Coçadinha passa a ficar mais infantil e as crianças começam a achar chato e sem graça ao ser questionada que isso poderia prejudicar a industria, ela aparentemente demonstra não se importar. Entretanto em uma ocasião a estatua nua de Davi, de Michelangelo saí para turnê para Springfield, muita gente é contra essa escultura, menos Marge, pois ela tem uma visão diferente sobre arte e então ela percebe que estava sendo hipócrita e decide tirar a censura de Comichão e Coçadinha e devolver a liberdade criativa do desenho. Nesse episodio, faz uma critica a censura, pois ao proibir uma coisa que não gosta, pode proibir algo que você gosta, não importa o quanto você não goste de mangá e anime. Se você gosta de video games ou quadrinhos americanos, isso poderá chegar até você, pela mesma proibição que você pediu tanto a Deus para que tenha nos animes e da mesma forma que a Marge foi hipócrita, você também estará sendo.



Daí então você chega e me diz "Mas Maruseru! Só os animes com fanservices, ecchi, lolicon e shotacon serão censurados, porem conteudos como gore e violencia serão mantidos, Cavaleiros do Zodiaco, Sailor Moon, Dragon Ball e Gundam vai continuar existindo e vão existir com novos animes e muitas obras do mesmo genero, pare de paranoia!" E é ai que você se engana amigo, para principio de conversa, você sabe diferenciar fanservices e ecchi, com nudez de forma artistica, dentro do contexto da historia? Um exemplo famoso é o caso da Caska em Berserk que não é fanservice, nem ecchi, foi uma cena, onde dá um climax dentro da obra e dá a motivação de Guts para lutar contra Griffth. Segundo saiba que Cavaleiros do Zodiaco e Sailor Moon tem personagens principais menores de 18 anos e situações como Shiryu tirando a armadura durante o combate e as cenas de transformação das Sailors, (isso sem falar do final de Sailor Moon Stars) podem ser consideradas lolicon e shotacon e terceiro você não acha que isso pode abrir precedente para que outros orgãos de censores, se aproveitarem de uma brecha que foi ao probir os fanservices, para proibir cenas de violencia? E isso nem é o pior, podem até mesmo mexer com a criatividade artistica dos autores, inclusive coisas culturais no Japão que podem ser normais para eles, mas ofensivos para outros países como Saint Onii-san, até mesmo tem países que consideram até mesmo um beijo como algo muito intimo como sexo.



Aqui mesmo no Brasil quantas tentativas de censura contra mangás, animes e games foram barrados? Incluindo o caso recente do beijo gay na revista da Marvel que tentaram diversas vezes de censurar, mas em vão? Tudo graças a constituição que garante liberdade artística, agora imagine se a constituição for derrubada, quantas pessoas vão se aproveitar para ressuscitar aquela lei que foi barrado, por ser inconstitucional?


Para finalizar muita gente era contra a ditadura militar, pois entre as coisas ruins foi a censura, não acha que sendo a favor de censurar um conteúdo nocivo, você não está sendo igualmente as pessoas que você era contra?

2 comentários:

  1. censurar a arte não vai resolver problema nenhum, a bagunça na vida real vai continuar a mesma bosta.
    por isso que eu digo para deixar a obra de arte ser mostrada independente do tema.
    o melhor jeito é nunca censurar

    ResponderExcluir