sábado, 16 de novembro de 2019

Aprendendo a ler e ouvir a opinião dos outros



Olá a todos, esses dias fiz uma problematização comentando sobre a shounen jump, a qual as editoras tem muito controle sobre as obras, muitas vezes até os editores bancam o "autor" do que o mangá-ká na verdade. Passado uma semana desde a publicação vieram comentários e discussões. Eu ouvi e lí todas que concordaram e discordaram, ao contrario de muita gente que problematiza ignora muitos comentários, incluindo um que afirmou "otaku não aceita ser discordado", os argumentos que refutaram minha opinião tiveram muito mais razão e até passei a concordar e aceitar.

Entre as alegações, foi dito que ao invés de melhorar, pode piorar ainda mais a criatividade e liberdade dos mangá-kás, pois tudo será modificado com um intuito de agradar outro tipo de publico, pode ser que sim que venda, mas muitas vezes o autor gostaria de uma trama mais escapista, apenas para descontração e obrigam a inserir algo mais politico, para fazer os leitores a pensarem e muito. Outro problema grave que pode acontecer principalmente com editores ocidentais vai ser com a aparência dos personagens, personagens com aparência mais infantil, podem ser descartados, exigindo que o protagonista tenha a aparência de 20 anos e eliminar qualquer ambientação colegial, com o argumento de que isso pode influenciar a pedofilia, sendo que uma das coisas mais legais de historias shounens é que o herói tem a mesma idade de seus admiradores. 

Eu ainda mantenho a postura que devemos SIM, ter editoras femininas na shounen jump, devemos SIM ter igualdade de gêneros em todos os lugares, porem que saiba o publico alvo da revista e não tire a essência do proposito dela, sem que haja censura, assim como também um editor ocidental deve ter. Pois se o Battle Shounen que pode até estar desgastado, mas se ainda vende (e de fato vende), não devemos remover ele das historias. A medida conforme o tempo passa, novas formulas podem ser testadas e inseridas, caso funcionar.




3 comentários:

  1. Muito bom, tenho que admitir que você é o ÚNICO que parou, raciocinou, e conseguiu ver o lado bom das opiniões contrárias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao contrario de muitos, eu leio e respeito as opiniões contrarias, se forem muito bem argumentadas posso concordar. Enfim fiz um post sobre problematização no grupo, sobre o que eu acho deles. Recomendo que leia.

      Excluir
  2. Alem disso já vi casos de problematizações que fazem mais por viés politicos para agradar a militância e não discordam das opiniões contrarias, pois isso vai contra a cartilha.

    ResponderExcluir