sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Por que eu considero Megaman X como uma spin-off



Olá a todos, esses dias, quando fiz o post sobre Megaman X, havia comentado uma coisa que causou uma discussão pelos grupos dedicados ao bombardeio azul, sobre o fato da seríe X ou que os jogos protagonizados pelo Megaman X serem uma spin-off, muita gente considera a saga X uma sequencia direta da saga classica que em um determinado game da franquia haverá uma transição das duas seríes. Apesar da Capcom já ter dito milhares de vezes que isso nunca vai acontecer, pois muitas das questões já terem sido explicadas e o principal fechar uma seríe para iniciar outro, pode acarretar que não haveria mais games da saga classica, sendo que este é muito popular no Japão, até mais que a seríe X.

Outra coisa que reparo nessas discussões é a confusão sobre o termo spin-off, muitos descrevem como uma obra não-canônica, porem da mesma franquia, entretanto isso é a mesma descrição do termo "reboot", possivelmente essa confusão o fez que muitos fãs de Castlevania saírem no tapa, uma vez dito que reboot é diferente de spin-off, afirmando que reboot estaria deletando permanentemente a seríe classica, que não haveria mais games ambientando o universo da seríe que originou, mas tudo isso acabou com Devil May Cry 5 que dá sequencia ao universo classico, uma vez que sofreu reboot com DmC: Devil May Cry.



O que acontece é que muita gente interpreta errado as suas descrições.

"Os spin-offs são quando parte de um programa de sucesso, geralmente personagens, mas às vezes um conceito geral ( primeiro você tem a Lei, depois você tem a Ordem ), é realizado e recebe um segundo programa próprio.

Do ponto de vista do produtor, é uma chance de explorar outros aspectos de um conceito. Os atores podem encontrar oportunidades para crescer em seu ofício, bem como aumentar sua importância, passando de apenas fazer parte de um grupo a ter um programa construído em torno deles. Para as redes, é uma chance de estabelecer um programa com um público interno, facilitando muito a venda de publicidade.

Muitos spinoffs passam a ser programas de sucesso por direito próprio, às vezes até superando a série principal em popularidade . Outros caem e queimam, Sugerindo que não existe uma coisa certa. No entanto, as redes continuam tentando."

Fonte: https://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/Spinoff

Para resumir spin-off são uma sub-seríe de uma seríe ou franquia, quando um personagem de um anime ganha muito destaque, mais que o protagonista, cria uma nova seríe dedicado ao personagem.



Star Wars por exemplo tem varias spin-offs, as mais conhecidas são os filmes Rougue One e Solo que são uma expansão da franquia e a chance de explorar muitas coisas da franquia, vamos pegar por exemplo uma historia do "Seu Luis", ele está indo para comprar pão na padaria, no caminho aconteceu um acidente de carro, então Seu Luis vira outro caminho para ir até a padaria. Muitos querem saber o que aconteceu esse acidente? Então vou fazer uma spin-off narrando a historia do "Seu Carlos" o motorista que sofre o acidente. Muito simples de entender essa questão.

Agora vamos entender o que é um reboot?

"Um reboot é a eliminação parcial ou total da continuidade de todos e quaisquer trabalhos anteriores de uma série. Você poderia dizer que é a criação de um universo alternativo que compartilha praticamente pouca ou nenhuma canonicidade com os trabalhos anteriores de uma franquia. Não é um botão Reset, enquanto aqueles revertem a continuidade para um estado anterior, uma Reinicialização de continuidade é reiniciada, fornecendo aos autores uma nova lista limpa para trabalhar. De uma forma, no que diz respeito aos trabalhos posteriores, tudo está relacionado à descontinuidade da canonê."

Fonte: https://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/ContinuityReboot

Reboot são como se fosse um "universo alternativo" ou "universo paralelo", onde uma historia é recontada de uma nova forma, na maioria das vezes é devidamente o fato de uma historia ser muito antiga e com medo de que muitos podem não ver, achando que precisaria ver a seríe original que é dificil de ter acesso, então fazem uma nova historia, sem ligação alguma com a obra original, assim ter maior acessibilidade. Exemplificando além dos já mencionados Castlevania com o Lords of Shadows e DmC: Devil May Cry. Pouca gente sabe, mas Tenchi Universe, Gundam Wing e até mesmo Digimon Tamers são reboots.




Agora lá vou eu explicar mais uma vez, pegamos denovo a historia do "Seu Luis" ao invés de falar do acidente, pois é muito forte, vamos contar que ele está indo a padaria, mas tirando o carro, um cachorro está perseguindo, até sua dona o captura e pede desculpas pelo cão. Logo refiz uma historia, um reboot da historia do Seu Luis.

Voltamos para o Megaman X, tanto a seríe classica, quanto a seríe X, são obras distintas uma da outra, embora sejam do mesmo universo. Ela foi feita unicamente para dar um clima mais adulto na franquia (como morte por exemplo), porem isso não combinaria de forma alguma com a seríe classica, pois ela é muito infantil, para agradar crianças, já a seríe X foi feita para agradar pessoas que cresceram jogando o classico e quer um teor mais dark na trama e para ajudar isso, foi colocado para ambientar 100 anos após a seríe classica, onde não há a presença de nenhum personagem como Megaman, Protoman, Roll e Bass ou seja Megaman X é uma expansão do Megaman classico querendo ou não é uma spin-off.




Há quem fale sobre os Megaman que foram lançados para gameboy, referente ao Quint, tem quem considere estes como spin-off e que não são canônicos, porem estão esquecendo de uma coisa "A revelação de Zero em Megaman The Power Battle 2" e muitos fãs consideram como canônico. De acordo com a Capcom todos os games são canônicos com a exceção da seríe EXE e Leo (esses dois considero como reboots), se consideram Rockman World como spin-off e não canônico, Megaman the power battle também deveria ser, pois a proposta de ambos os games é o mesmo. E na minha opinião esses dois games seriam spin-off? Sim, assim como Resident Evil Revelation é spin-off da franquia e existem muitas obras spin-offs que trazem informações importantes na seríe principal e caso não saibam Sailor Moon nasceu como uma spin-off de Sailor V, mas fez tanto sucesso que Sailor Moon virou principal e Sailor V uma spin-off.


Nenhum comentário:

Postar um comentário