terça-feira, 15 de outubro de 2019

Megaman X uma saga incompreendida ou falta de capricho do autor



Olá a todos, esses dias fiz dois posts comentando sobre Castlevania, uma comentando sobre a treta do Castlevania Lords of Shadows e outra sobre a possibilidade de haver um Castlevania de 1999 e agora queria abordar um assunto diferente, mas sobre o mesmo tema, referente a uma outra franquia que mais gosto, tanto que já fiz até cosplay dele, sobre Megaman.

Um dos assuntos que mais debatem muito e até gostaria de expor aqui é sobre a saga mais preferida dos fãs da franquia que é a seríe X uma sub-seríe que se passa no mesmo universo da seríe classica, passam se 100 anos, nela Megaman, Roll e Dr. Light saem de cena e entra X, um robo criado por Dr. Light, encontrado por um arqueologo Dr. Cain, Zero que aparece na primeira fase é um robo criado por Dr. Willy de inicio ele era bem violento, porem depois, passa ser pacifico e Sigma, o vilão que deseja criar um mundo só de robos denominados de reploids. Não há menção a nenhum personagem da seríe anterior, retificando, existe sim, apenas dois, para manter o elo entre as duas seríes que é Dr. Light que faz a introdução no primeiro game em uma mensagem no computador e nas capsulas, onde X encontra para ganhar as armaduras, durante o game e Dr. Willy, onde aparece como fantasma em Megaman X4 e há uma citação sobre ele em Megaman X5, fora isso, não se sabe nada sobre os outros personagens Megaman, Roll, Protoman e Bass, se for imaginar onde estão também os robos que Megaman enfrenta durante a fase classica, fica mais confuso ainda. E ai fica a duvida, onde foram parar todos?



Devido a isso, os fãs criam muitas teorias, uma delas é de que Megaman se tornou X, Protoman virou Zero. Outra e mais aceita é de que Zero matou todos e esperam a cada lançamento de um novo jogo da seríe classica que a Capcom canônize uma das duas teorias e faça dela um fim da seríe classica e inicio da seríe X, como se a seríe X fosse uma sequencia e o maior problema disso é que pela historia do game Megaman X se passar 100 anos, após a seríe classica, pois em termos praticos, devido Megaman ser um robo, ele poderia sobreviver a esse tempo e se estiver presente estaria participando dos conflitos da seríe X (chamado Mavericks Wars), entretanto dentro da proposta da seríe X, ficaria muito estranho, pois a atmosfera dela é mais adulto, tem elementos de cyberpunk, situações como morte são abordados e o roteiro é mais maduro, já a seríe classica é mais infantil, tudo é colorido e a trama tenta ser o mais simplista possivel, embora haja complexidade em alguns. 

O que os fãs precisam entender primeiramente é que a seríe X não é bem uma sequencia, mas sim uma spin-off, uma seríe criada a partir de outra seríe, mas dentro do mesmo universo, ele se compara a Jornada nas Estrelas: A nova Geração, existe a seríe classica dos anos 60 e a nova geração, além da seríes Deep Space Nine e Voyager. Outro exemplo é homem aranha 2099, uma spin-off com outro heroi Miguel O'Hara, se passando no futuro distante, porem dentro do mesmo universo. A seríe Zero sim, pode se considerar uma sequencia do X6 e a seríe ZX uma sequencia da seríe Zero, mas a seríe X é uma spin-off da seríe classica, não uma sequencia.



Dito isso, pelo titulo do post, vamos ao grande problema de criar tantas teorias e taxar da seríe X uma sequencia da seríe classica. Como disse acima 100 anos é um periodo muito curto para os padrões roboticos, acredito que se fosse 500 anos após a seríe classica, não haveriam tantas questões referente a ausencia dos personagens principais, entenderiamos que todos os personagens não sobreviveram ao tempo, X e Zero estavam dentro de capsulas, só despertando em um futuro distante, nessa parte sendo sincero Inafune errou a mão, porem o estrago já foi feito e o jeito é dar uma justificativa da ausencia dos personagens e por sorte fizeram isso.


Em Rockman World 2 (Megaman 2 de gameboy) é dito que Megaman se torna Quint, um robo domestico no futuro, Protoman tinha uma falha que pode desativar para sempre e não quis ser reparado, Roll (infelizmente devido o machismo) não é uma guerreira ou heroina. Somente Bass não foi justificado a sua ausencia.

Finalizando recomendo muito o site Rockman Central que trás muitas informações sobre a franquia Rockman/Megaman e espero poder falar mais sobre Megaman mais pra frente. Minha intenção no post não é teorizar, afirmar ou negar, mas sim expressar minha opinião de forma sincera e se discorda poste nos comentarios.  ​

Atualização: De acordo com o canal Jogando a saudade, fez um video que explica melhor sobre isso e o que justifica o prazo de 100 anos de ligar a seríe classica com a X. De acordo com a Capcom os robot masters foram considerados modelos ultrapassados e obsoletos durante a fase X, inclusive é mencionado em Rockman 9 que os robos tem um prazo de validade, mesmo serem maquinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário