sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Castlevania precisa mesmo do jogo de 1999?



Olá a todos e novamente estou falando sobre Castlevania, no post anterior, comentei sobre os motivos que levaram Castlevania Lords of Shadows ser tão polemico, resumindo entre as polemica estaria a distancia que o game tem com as seríes anteriores, tanto em ambientação, quando em enredo e outro sobre o reboot que muita gente entendeu após um video que não haveria mais o jogo de Castlevania ambientado aos eventos de 1999, citados em Aria of Sorrow e Dawn of Sorrow.

Mas será que Castlevania realmente precisaria de um game de 1999?



Os eventos ocorridos de 1999, foram feitos para dar um background em Aria of Sorrow para que fizesse sentido, nela Conde Dracula ressurgiu poderoso e Julius Belmont, o ultimo decendente vivo poe fim de maneira definitiva o ultimo chefe mais incansavel da franquia, como consequencia temos os eventos que ocorre no game em 2035. Em Dawn of Sorrow os eventos são descritos com mais detalhes. Com todas essas informações, não haveria a necessidade de um game assim ser criado, se existisse, tudo seria previsivel demais e os jogadores já sabiam que iria acontecer de inicio ao final do game.



Entretanto Castlevania tem um ponto solto na trama que faz com que muitos fãs fiquem se teorizando. Em Castlevania Portrait of Ruin é dito que os Belmonts não podiam tocar no chicote ou vampire killer até os eventos ocorridos em 1999. O que se sabe é que é devido a profecia de Nostradamus, por esse motivo o chicote foi passado para os Morris. Entre as teorias estão que a vampire killer ficou inutilizado pelos Belmonts, devido os eventos ocorridos em Symphony of the Night que Ritcher Belmont foi manupulado pelo Shaft e usando o chicote para o mal até Alucard tirar do controle total de Shaft. E muitos imaginam que The Demon Castle War (nome dado aos eventos que ocorrem em 1999) seria o game que explicaria esse buraco na trama.



Esse buraco da trama, foi feito na tentativa de dar algum sentido o game Castlevania Bloodlines do Mega Drive, pois foi feito como homenagem ao livro de Bram Stoker e não tem os Belmonts na historia, caso contrario teria de excluir ela da cronologia. Caso não saiba a linha do tempo foi criado pelo Koji Igarashi a pedido da Konami, pois a franquia por ser algo pensado sem que a historia fosse o forte dela, foram produzidos varios games um desrespeitando o outro, uma historia que contradizia outro jogo e esse foi o motivo de Castlevania Legends de gameboy ter sido um dos games removidos, ele tem partes que desrespeita o Castlevania III: Dracula's Curse do Nintendinho (e que foi adaptado para a Netflix).



Eu não acredito na possibilidade de fazer um The Demon Castle War só para explicar o misterio da vampire killer, pois existem muitos problemas que pode ocorrer. Pois e se ele for um game aos moldes do classicvania (nome dado ao estilo de game classico, antes de surgir Castlevania Symphony of the Night)? Se for ele não teria muita historia, apenas uma introdução que possivelmente seria os Morris entregando a vampire killer aos Belmonts e o restante só gameplay que Castlevania sempre nos prestigiou. Se for um metroidvania temos um problemão, pois Iga não está na Konami e as duas vezes que tentaram fazer um game nesse estilo (Castlevania Circle of the Moon e Castlevania Mirror of Fate) não ficaram tão bons e quem for assumir teria uma tarefa árdua que pode ser muito bom ou ser muito ruim, existe varias outras formas de explicar o furo, entre elas é com a animação pseudo-anime Castlevania da Netflix que pode dar pistas ou explicar com mais detalhes caso adapte todos os games e a animação é canônica com a franquia.



Existe uma outra questão sobre explicar misterios não resolvidos que é como será explicada? A revelação pode ser muito bom, mas também pode ser muito ruim. Pois e se a explicação não for aquilo que muitos esperavam e não aceitassem, esperando algo mais épico? Algo aconteceu com Megaman (Rockman), tem um furo na trama do game que é o motivo do bombardeiro azul não ter participado das Mavericks Wars, em Rockman World 2 (Megaman 2 de gameboy) é explicado que ele foi convertido a Quint um robo domestico, após os conflitos de Dr. Willy e não era que os fãs esperavam que fosse, desejando que ou Megaman foi convertido a X ou que Zero havia matado ele e todos os robos da seríe classica. Em Castlevania é mais complicado, pois é a comunidade mais desunida de toda a fã base de games (e um dos motivos de não fazer cosplay de Castlevania) e imagine o que aconteceria se a explicação não for tão boa?



Acredito que seria melhor deixar que os fãs imagine o que pode ter acontecido e outra por qual razão desejam tanto saber por que os Belmonts não podem tocar, devido a uma profecia? Como disse acima Castlevania não tem como forte a historia e sim seu gameplay, o maximo que podemos é curtir os games, eles foram feitos para jogar.

Update!!!

De acordo com o curtidor Matheus Oliveira, na pagina Castlevania Brasil, aparentemente foi revelado o grande mistério do game. Em Castlevania Grimoire of Souls é mencionado pelo Ritcher Belmont que a vampire killer precisava ser purificado. Aparentemente devido aos eventos ocorridos em Castlevania Symphony of the Night.


Um comentário: