terça-feira, 1 de outubro de 2019

A obrigatoriedade de ser fã




Olá a todos, não sei se já aconteceu alguma situação com você, eu que faço cosplay, já passei por isso, quando você deixa de comprar uma figure ou quando não gosta do filme, a pessoa que vê isso, começa a cagar regra usando com um argumento de que Você não é fã de verdade! O que realmente é ser fã de verdade? A palavra fã até onde sei é uma giria, abreviada do termo fanático:

fanático

adjetivo
1.
que se acredita inspirado pelo espírito divino, por uma divindade; iluminado.
2.
que tem zelo excessivo pela religião; intolerante.



Eu tive uma religião a um tempo atrás e ainda tenho chamado Castlevania, gostava muito do Symphony of the Night, os jogos portateis como Aria of Sorrow, Lamment of innocence, Rondo of Blood e entre outros, gostava do clima gotíco, da historia do Dracula, da jogabilidade metroidvania. Porem tudo isso acabou quando foi anunciado Castlevania Lords of Shadows, que seria um reboot e que não fariam mais jogos com base do antigo e o que vier pra frente será a base do Lords of Shadows, onde tiram todo o clima gotíco, uma historia nova que nada lembre o classico e uma jogabilidade a lá God of War. No maxímo pode haver algum jogo pra deixar mais proximo aos classico, mas com base do Lords of Shadows. Eu como fã, não aceitei, pois eu gosto dos castlevanias que mais me marcou, pois eu gosto daquilo que Symphony of the night foi, no maxímo aceitaria o Lords of Shadows se voltarem com o classico. Nem sempre sendo fã deve aceitar tudo que deve oferecer, você sendo fã é o publico consumidor ou melhor é cliente, você deve exigir seus direitos a empresa e nunca se sentir lesado ou nunca mais vai consumir algo da empresa.



Alguns fãs de Star Wars também fazem isso, porem alguns comentam algo do tipo "eu tenho uma coleção de figures de Star Wars, fiz cosplay do Stormtrooper, tirei foto do George Lucas e com isso, posso afirmar que o filme que saiu é uma bosta!", como se obter coisas fossem a obrigatoriedade de elogiar ou criticar o filme e quando não tem isso e a pessoa dá sua opinião, o pessoal questionam se tem algum material de Star Wars para validar seu argumento. É bom lembrar que os autores não tem a obrigatoriedade de fazer obras para agradar os fãs, mas também o publico em geral (tudo bem que vão comentar no caso de Castlevania, mas disse que voltaria, se voltarem com o classico e recentemente tivemos o anime da Netflix que adapta o Castlevania 3 Dracula Curse), para faturar mais grana e você vai comprar figures e fazer cosplay, para agradar o fulano que se diz fã? Sendo que essas coisas foram feitos para agradar a você próprio. Se o filme é bom ou não fica a seu critério a julgar.



Fanatismo não deve ser medido por status, isso foi feito apenas para dar carteirada sobre os outros, tem autores que estão nem ai para os fãs, só querendo apenas dinheiro, muitas vezes a pessoa que não curtiu uma coisa relacionada ou não tem nenhum objeto da obra adquirido, pode ser muito mais fã do que se imagina. Nem sempre pessoas que tenha gostos em comum, vão ser pessoas legais e no final todos tem um um unico destino, onde acaba toda a luxuria e riqueza.



Recomendo a lerem meu artigos sobre cagadores de regras:
http://jmaruseru.blogspot.com/2018/05/cagadores-de-regras.html

E também minha critica de Castlevania Lords of Shadows:
http://jmaruseru.blogspot.com/2016/03/critica-castlevania-lords-of-shadows.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário