quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Minha opinião sobre as problematizações




Olá a todos, vocês que acompanham meu blog, sabe que comento muito sobre a questão das problematizações dos animes que ocorrem tempos atrás, desde que começaram a questionar muito a exposição desproporcionada do corpo feminino em material japonês, mais tarde questionaram muito de algumas abordagens como o caso de Tate no Yuusha e o nazismo em Attack of Titans, alguns exagerando dando entender que exija uma censura ou que haja uma regulamentação entre os mangá-kás, falando o que pode e o que não pode colocar em suas obras e até mesmo falei das consequências que isso pode acontecer.



O curioso é que a problematização se tornou uma coisa recente (não estou dizendo que não haviam problematizações tempos atrás, mas para termos de animes, sim é algo recente) bastou uma fagulha que fez todo mundo gostar disso e expressar suas problematizações seja em sites, blogs e até mesmo em youtube, meio que virou moda isso.

Um caso conhecido foi de uma youtuber famosa, que utilizou em seu dialogo "Eu quero que isso acabe!", deixando a entender que quer censura, ao ser questionada sobre isso, negou que quer censura e ainda afirma que ficaria muito triste se isso acontecer com os mangás e animes.

Outras pessoas que problematizam e chegaram a apoiar de que haja uma censura, argumentam que isso pode ajudar a fazer com que "melhorem" os animes, deixando mais agradável e atrativo de assistir, pois fariam que os mangá-kás usassem melhor a sua criatividade, para desenvolver suas historias e personagens, da mesma forma que humoristas sejam mais criativos em realizar as suas piadas, sem usar elas de temas muito sensíveis que pode desagradar e ofender muitas pessoas.


O fato é que problematizar virou sinônimo de censura infelizmente e muitos olham torto para esse tipo de coisa e com razão, ninguém aqui quer ser obrigado a assistir uma coisa que eles querem que você veja, todos temos livre arbito
para assistirmos, mesmo que essa obra seja ruim.

Mas afinal você sabe o que é problematização?

Problematização:

Ação ou efeito de problematizar, de dar caráter de problema a: problematização da fome no Brasil.
Ato de colocar dúvidas e questionamentos em: problematização da fala do presidente.
Ação de fazer com que algo se torne problemático, complicado: problematização de um assunto.

Fonte: https://www.dicio.com.br/problematizacao/



Acredito que problematização seja a segunda parte do dicionario, questionar e debater sobre um assunto, muitos dos meus textos, eu problematizo as problematizações de outras pessoas, até mesmo uma discussão se os filmes de heróis são apenas um modismo e que uma hora vai acabar, sendo substituído por outra adaptação de alguma mídia seja game ou anime, pode ser considerada uma problematização.

No caso das problematizações de animes, tem pessoas que problematizam bem e outras problematizam muito mal e conheço muita gente que problematizam de forma muito ruim.



Como a mencionada censura, ninguém pode problematizar exigindo censura ou regulamentação, todo mundo tem liberdade de expressar e é através dessa liberdade de expressão que te dá o direito de problematizar ao invés disso, indique obras muito boas que ninguém ficará incomodado ao assistir. O universo animangático é muito rico e tem muitas obras que foge de vários clichês é só pesquisar.

Reclamar porque alguém discorda da sua problematização também demonstra que você problematiza muito mal, todos temos livre arbitro de concordar e discordar independente das problematizações mostradas e isso faz que você exija respeito, porem não respeita os outros.

Problematizar sem fazer pesquisas para tentar entender a razão daquilo ser problematizado, também é uma péssima problematização, pois você estará abordando de forma muito parcial e pior demonstra que você é preguiçoso e está fazendo isso só para ganhar ibope.



Uma recomendação de uma problematização imparcial é um vídeo dividido em três partes sobre fanservice nos animes, que você pode ver a parte 1, parte 2 e parte 3.

Caso você leitor, encontre alguma problematização que seja uma das três apresentados acima, simplesmente não dê audiência a ele, não visite, nem acompanhe e se for youtube se desinscreva é a melhor opção, porem não fique enxergando as coisas apenas de um lado, tente ouvir o outro lado também e procure entender o motivo de estarem problematizando, se possível argumente, mostre provas, caso discorde da opinião, assim o mundo caminhará mais pacificamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário