terça-feira, 8 de outubro de 2019

Toda a polemica por trás de Castlevania Lords of Shadows




Olá a todos, fiz um texto sobre a questão sobre ser fã, onde muita gente fala que é mais ou menos fã só por não gostar de algo ou não ter material relacionado a franquia e nela comentei sobre o caso Castlevania que tive momentos bons e ruins com ele. Recentemente saiu um video do Master Alucard sobre Lords of Shadows, onde reacendeu a polemica sobre se Castlevania Lords of Shadows não se parece com Castlevania. Eu estarei aqui para fazer uma retrospectiva dos fatos sobre a trilogia Lords of Shadows e o motivo de ter sido tão controverso e ter causado treta e dividido os fãs da saga, tornando tão desunida.



Há 10 anos, uma imagem chamou muita atenção sobre o anuncio de Lords of Shadows, onde tinhamos um personagem que usava uma corrente, posteriormente de combat cross e muitos acharam interessante pela similiaridade com Castlevania; No mesmo ano na E3 saiu o trailer do game e para a surpresa de muitos o jogo saiu como parte da franquia Castlevania, enquanto muitos comemoraram, outros olharam com um certo receio, pois não teria Koji Igarashi na produção e produzido por um time 90% ocidental, cuidando de uma franquia japonesa, 90%, pois os outros 10% foi feito por ninguém mais e ninguém menos que Hideo Kojima, a mente por trás de Metal Gear Solid.

O medo se confirmou com um surgimento de um video que revela que Koji Igarashi havia sido retirado da franquia permanentemente.



O texto do video foi traduzido na epoca, pela extinta Castlevania Obra de Arte:

O video faz alegações muito fortes. E por isso, procurei fontes das informações, sobre essas alegações.
Por enquanto, consegui comprovar uma delas. MAs primeiro, um resumo do que o video, o site de onde o video se originou e foruns sobre isso alegaram.
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1° Segundo ele, Koji Igarashi foi removido permanentemente da saga Castlevania. A Konami estaria com ele para trabalhar em outros jogos. Mas ele teria sido removido devido ao fracasso de Castlevania Judgment, e devido a vendagem de Order of Ecclesia que, apesar de ter sido alta. Não foi o que a Konami queria que fosse.
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2° Michuru Yamane (pelo que entendi do áudio) não saiu da Konami para compor como música profissional. Michiru saiu por ter ficado DESCONTENTE a saber que o game da próxima geração de consoles não teria seu nome. Que ela não iria trabalhar na trilha sonora. Sendo que ela ESTAVA CONFIRMADA POR IGA para trabalhar no Castlevania Next-Gen, que foi cancelado.
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3°Ayami Kojima, que é famosa por ser muito amiga de Michiru, não saiu da Konami, mas, para a nossa "alegria". ESTAVA CONFIRMADA POR IGA para fazer a arte do novo Next-Gen que foi cancelado. E ela também foi removida da equipe. Ninguém nem sabe o que ela está fazendo na Konami.
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4° Hideo Kojima declarou que seria um "reborn" da série, porque, ele pretende (e quando Kojima quer, a Konami faz) não apenas fazer um spin-off ou um game inovador. Ele quer recomeçar a série e APAGAR tudo que ja foi feito antes. Ele quer DESCONSIDERAR 100% DOS JOGOS CASTLEVANIA DA SÉRIE, que foram feitos desde que a série existe. Fazendo o ponto de partida da série como Lords of Shadow e deixando todo o resto como Alternativo.
5° Para fazer isso. Hideo Kojima foi o mentor da remoção de Koji Igarashi, Michiru Yamane e Ayami Kojima da série Castlevania. A discussão se Sonia é oficial ou não. Se Judgment é oficial ou não. Estaria terminada. Nenhum game seria oficial. Apenas os games que ele faria de agora em diante.
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6° O game foi criado com a idéia original de Gabriel NÃO SER UM BELMONT. Do Lorde das Sombras NÃO SER DRACULA e da Combat Cross NÃO SER o VAMPIRE KILLER. Porque Kojima não quer NADA, ABSOLUTAMENTE NADA da série antiga. Talvez porque ache que nada existe de aproveitável nela.
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7°Porém, devido a forte pressão dos fãs, criticas e vontade de saber quem seria o que. Dave Cox (que cuida do roteiro que é supervisionado por Kojima) acabou colocando DE ULTIMA HORA o nome "Belmont" em Gabriel. E só isso. Não há menção a Drácula. Nem a Vampire Killer.
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8° Por ultimo, o game teria uma visão totalmente ocidental e americana. Para apagar de vez a influência oriental que castlevania recebeu. Dubladores são atores americanos famosos. Gabriel possui feições ocidentais medievais. E assim por diante. Nada, NADA de japonês.
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Destas alegações. Quanto a cronologia, está confirmado.
Fonte: http://ps3.ign.com/articles/101/1016610p1.html
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Dia 31 de Agosto, Dave Cox, em entrevista a IGN, afirmou que o game não irá seguir nenhuma cronologia da série. Será um game novo, com uma cronologia nova.
Ou seja, a ideia de "reborn" é, inclusive, apagar da existência o que ja foi criado antes. Incluindo os jogos "old school" e os jogos "era IGA". É deixar todo o resto, como resto. E fazer de Lords of Shadow, um novo recomeço da série.
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Se isso for REALMENTE verdade. (leiam duas vezes o que eu disse em negrito) Só posso dizer uma coisa. Que é o que a própria Konami quer:
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Castlevania: Nasce em 1986. Morre em 2009.
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Castlevania Lords of Shadow: nasce em 2009.
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Como eu já dizia. De Castlevania. Só tem o nome.
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Os fãs de Castlevania após lerem isso, começaram a ter um odio pelo game e com razão, eu na época, também fiquei e planejaram um boicote contra o novo jogo da franquia, outro grupo de fãs, consideraram a decisão mais que acertada, acreditando que a franquia já deu o que tinha que dar e tinha que dar uma renovada ou iria morrer e usaram varios argumentos para validar a decisão de Hideo Kojima e que os fãs deveriam aceitar e como consequencia gerou uma treta entre a comunidade Castlevania ou você é fã de Lords of Shadows e a classe fã de Symphony of the Night te odiaria ou você é fã de Symphony of the Night e a classe fã de Lords of Shadows vai te odiar. Até mesmo se você fizer uma unica critica construtiva de Lords of Shadows, esse povinho iria te chamar de "escravoceta do Igarashi". O curioso é que esse video até apareceu no forum oficial da Konami e ninguém se pronunciou afirmando ou negando.

Para piorar a medida conforme o jogo foi anunciando, mais e mais o jogo ficava estranho, com a ambientação dando mais foco a fantasia, misticismo e ao medievalismo épico a la Tolkien e muito pouco se falava ou mostrava algo que lembrava Castlevania, como o castelo e a ambientação sombria e terror que sempre foi algo presente (lembre-se Castlevania tem mais de 30 anos e quem jogou desde os classicos e até o Symphony of the Night estão acostumados com a ambientação que esse game nos presentiou) e foi ai que começaram a argumentar que Lords of Shadows não se parece com Castlevania, já o time que defendem o game, diz que o Lords of Shadows é mais Castlevania que o Symphony of the Night e ainda pediram para todos esperar o game sair, antes de ficarem julgando.

Finalmente o game saiu e infelizmente mais e mais tretas e discussões ainda rolavam entre grupos de discussões entre os fãs da seríe.



Após o lançamento, foi revelado que o Castlevania Lords of Shadows era para ter sido um remake do 1° Castlevania do nintendinho, porem o projeto foi evoluindo a ponto de fazer um reboot:



O produtor até informou em entrevista o motivo de querer fazer um reboot:

Lords of Shadow é um rebirth ou faz parte da cronologia?
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David: Não faz parte da "chamada" cronologia. Não o fizemos assim porque, se fizessemos, sabiamos que iriamos ficar metidos em uma caixa, sem muita criatividade e não queriamos isso. Muitas pessoas não entendem a cronologia, até mesmo os fãs - muitos não entendem. E queremos trazer gente nova pra série, para torna-la maior. Pessoas que nunca jogaram um Castlevania antes poderão pegar este jogo. E achamos que, se usassemos essa historia que está evoluindo e evoluindo por tanto tempo, as pessoas iriam deixar o game passar.
Ao mesmo tempo, não queriamos alienar quem ja jogou Castlevania antes. Então, tivemos que ter sentimentos de por algumas coisas que liguem ma série, para os fãs terem sentimentos de "Oh meu Deus! Eu lembro disto! Oh Meu Deus! Eles colocaram aquilo!". Mas ao mesmo tempo, jogadores novos não vão apenas "eh". Essa é nossa abordagem. È como Casino Royale. É bem similar. Tem varias coisas "James Bonds" ali. Uma coisa aqui, outra ali. E você pensa "que legal que eles fizeram isso." Mas ao mesmo tempo, é um filme solo. Dentro de sua própria história. Então, isto É um Rebirth, definitivamente. Não segue a cronologia. Não é, como as pessoas usam a palavra, canônico. Não é canônico. É um game original. Quase uma carte de amor aos originais e classicos "Vanias. É este tipo de jogo que eu cresci e aprendi a amar. Usamos ele como inspiração para este título. Então, irá ver várias coisas dos classicos "vanias neste jogo.
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A ideia é criar uma nova franquia?
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David: Não. Sentimos que a série já foi tudo que podia ir com seu estilo atual e sua iteração atual. Mas para algumas coisas continuarem evoluindo, você precisa mudar. Mudar as vezes é dificil. O primeiro choque de mudança realmente pode ser "Oh meu Deus eu não gosto disso" Mas eu acho que, se você coloca coisas familiares que as pessoas gostem , pode atrair mais pessoas assim se tiver boas historias, personagens interessantes, um gameplay legal e ótimo visual. Eu acho que a mudança não irá parecer tão ruim quando o game sair. Acho que as pessoas vão ver algo familiar nele, e algo novo. Quero mostrar a vocês mais. Quero falar a vocês mais. Mas, enquanto não verem tudo, não irão entender tudo. Então, terão que acreditar em mim [rindo].

Fonte: https://www.videogamer.com/xbox360/lords_of_shadow/preview-1974.html

Dois anos depois foi anunciado a sequencia Castlevania Mirror of Fate, o jogo foi uma tentativa de agradar os fãs da era classica, deixando uma ambientação mais proxima, principalmente dos Castlevania pós Symphony of the Night, porem havia uma outra questão, além da fidelidade da obra.

Não haverão mais games se passando pelo universo classico?



Essa duvida foi feita, pois acreditava-se que uma franquia quando sofre um reboot não pode voltar, pois isso era como se fosse uma regra do reboot e outro motivo é que não havia produções ou obras que voltaram ao universo classico, após o reboot, haviam sim obras, porem eram questionaveis e colocando como exemplo, gerava mais discussões e lenha na fogueira, muitos fãs queriam um novo game se passando pelo universo classico, pois tinha coisas na historia que estavam em aberto e o Koji Igarashi prometeu que iria revelar tudo e até mesmo com um jogo se passando em 1999, adaptando aos eventos que foram narrados em Castlevania Aria of Sorrow. Os fãs que defendem o Lords of Shadows comentam que tem muitas produções tanto em games, quanto outras midias que finalizaram em aberto, como por exemplo Dino Crisis e mais uma vez pedindo para os fãs aceitarem.

Em 2014, após o lançamento de Castlevania Lords of Shadows 2, Koji Igarashi saiu da Konami revelando algumas informações que contradiz o video acima em entrevista ao site Kotaku.

Teria sido difícil, com o estúdio sediado na Europa e eu no Japão e já que a nossa qualidade de jogos 3D não era muito alta, não era nosso trabalho dizer ao pessoal da Mercury Steam como fazer um. Eles tinham experiência

Em 2018 foi anunciado Devil May Cry 5, que após o reboot em 2013, foi anunciado a sequencia de um universo original, caindo assim por terra, o argumento de que uma franquia após o reboot, não deve retornar ao universo antigo.



Em 2019 foi lançado Castlevania Grimorie of souls para celular que trás uma historia inedita com base do universo classico, apesar de haver discussões se o game é canônico?

Muitos ainda criam teorias sobre as coisas em aberto do universo classico de Castlevania, como por exemplo o motivo dos Belmonts não tocarem na vampire killer, porem houve uma informação em que existe uma entrevista de Iga, onde afirma que uma das razões do sumiço dos Belmonts, se deve ao fato que Ritcher havia ficado com vergonha de ter sido controlado por Shaft e ter ultilizado a vampire killer para o mal, fazendo com que ele ficasse a posse do dark lord. Por essa razão ele passou a vampire killer para os Morris.



Infelizmente não consegui achar essa suposta entrevista.

 P.S. O link da entrevista de Dave Cox está quebrada, pois foi feita há 10 anos atrás.

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