terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Ignorar a mensagem do anime

 

Olá a todos, uma coisa que vejo muito comentar é sobre a questão da politica nas tramas de muitas obras, incluindo animes.

Eu entendo que qualquer obra, por mais que o autor não tenha a intenção de colocar politica no meio, alguma pessoa vai enxergar politica em alguma situação ou momento e pode discutir a politica sobre o anime, entretanto uma coisa que me incomoda é justamente o fato das pessoas obrigarem as outras a enxergarem ou não ignorar a politica dentro da obra.

Já vi gente comentarem que as pessoas só querem saber do visual futurista e não enxergam a mensagem que a obra quis passar, inclusive diz que ela é "menos fã" só por ignorar a mensagem da obra, mesmo que essa mensagem não seja a intenção do autor em escrever a historia. Entretanto muitos autores escrevem na intenção de vender, é seu ganha pão, porem cada caso é um caso, tem casos sim que o autor quer passar sua mensagem e não se importa de sua obra vender menos, apenas que ela seja exposta.

Porem qualquer obra explora vários mundos, dando ganchos para que a pessoa pode se interessar, não simplesmente pela mensagem, porem por outras coisas, como os personagens, a historia, o cenário, os detalhes, não simplesmente a mensagem politica da obra.

Castlevania teve vários feitos, uma delas é seu gameplay que atraiu uma boa parte do publico, porem eu me interessei por Castlevania, pela historia do Mathias Cronqvist que foi inspirada no filme Drácula de Bram Stoker e só por isso, já quis me aprofundar mais na franquia, buscando varias referencias e procurando vários contos de Drácula e graças a ela me interessei por Hellsing e Vampire Hunter D, apesar de que a historia do Mathias não é o foco principal da obra.

Mas isso me faz ser menos fã do conteúdo? Gostar de algo que não é o foco principal da obra? Claro que não, só o fato de uma situação, me fazer querer consumir todo o conteúdo da franquia, só me faz ser muito mais fã. Pois graças a Castlevania, pude conhecer Hellsing. Star Wars é uma franquia que dá um leque de varias possibilidades de varias pessoas a gostar da franquia, desde o visual das naves espaciais e até mesmo a trama politica do episodio 1 que vai estendendo por vários capítulos, uma pessoa pode gostar de Star Wars por motivos diferentes de outras pessoas e isso não faz ninguém de ser mais ou menos fã, alias ninguém é obrigado a saber da mensagem politica de um anime. Se ela quer se aprofundar e saber mais sobre e inclusive entender a mensagem politica ótimo, se ela quer ignorar a mensagem e gostar apenas do personagem e das cenas de ação. Ótimo também, cada um é livre para gostar como quiser e um não é menos fã que o outro.

Ficar obrigando as pessoas a não ignorar a mensagem politica, só vai fazer com que a pessoa fique com raiva da obra e deixar de gostar e de um poser, você vai ter mais é um fã a menos dela e fazer uma divulgação negativa do seu anime favorito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário