segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Clone de você mesmo

 

Olá a todos, esse é meio que uma terceira parte da trilogia sobre conversar com pessoas que tenham os mesmos gostos e também é uma continuação de outro post, sobre o motivo de tanto ódio a otakus.

Esses dias conversando com uma pessoa, ela me disse que não gosta de otakus, pois sua grande maioria esmagadora obrigam as pessoas a assistir os animes e ficam pistola quando não prestam atenção, dropam sem motivo e não assistem por preguiça. 

É normal e muito comum as pessoas se frustrarem quando alguém não se interessa por algo que nós gostamos, pois temos a sensação de que o que nós gostamos é ruim. O mais engraçado é que sentimos isso mesmo tendo varias notas boas da critica e tem fanbase muito grande. Entretanto se a pessoa não se interessa, ela está no direito dela, assistir ou não é opção da pessoa, ninguém é obrigado a assistir, só porque você gosta. Como se sentiria se fosse o contrario? 

Tem uma coisa chamado impressão inicial, para que uma pessoa se interessar, ela olha o poster, a sinopse, a critica, a opinião de amigos, antes de assistir, quando tem a primeira impressão ruim, ela não vai querer assistir, se teve um pré-julgamento ruim, logo vai ter a mesma recepção ao assistir ou quebrar a cara e se surpreender, mas essa segunda opção é difícil de acontecer e a coisa complica quando tem varias opções para acompanhar. Lembro de uma vez em um mês teria os grandes lançamentos para video games, como Shadow of the Tomb Raider, Spiderman para PS4 e Life is Strange 2, porem escolhi Megaman 11 do que os outros três, pois Megaman é um jogo que conheço que acompanho a franquia desde criança e estava ansioso um tempo atrás para jogar, não importando a qualidade de outros games. Eu quero jogar Megaman e ponto final. 

Muitas vezes, a pessoa só vai acompanhar mesmo na falta de opção para ver.

Não estou dizendo que vocês não devem indicar algum anime, podem indicar sim, é muito bom recomendar uma coisa que gostamos para outras pessoas, mas não devemos obrigar a ver ou cobrar da pessoa assistir, fazendo isso só vai fazer um efeito contrario, da pessoa além de droppar, ter raiva do anime, mas também ter raiva de você.

Se o objetivo é criar alguém com as mesmas opiniões e gostos que você, está fazendo de forma errada, pois fazendo isso, você tá querendo criar um clone seu e como recomendei nos posts anteriores, existem diversos grupos de discussões sobre o anime na internet. Otaku é um grupo, porem com gostos de animes diferentes, tem otaku que só curte Naruto, tem otaku que só acompanha os battle shounens, tem otaku que só curte shoujo e tem otaku que curte animes em geral, idependente se é shounen, shoujo, mecha, gore. E um não é melhor que outro, apenas gostos diferentes.

Quanto a questão de não prestar a atenção no anime, tem muito anime que é necessário assistir de novo, para entender o anime e sinceramente eu me irrito com animes assim, prefiro que expliquem de forma clara, para entender melhor e assim não precisar voltar, pois tenho uma fila enorme de vários animes, inclusive confesso que droppei Fate/Apocrypha justamente explicar de forma tão confusa, não ter entendido nada nos primeiros capítulos e quando fui ver os episódios seguintes não tinha noção do que estava acontecendo.

Quando a pessoa as vezes fica no celular ou bate papo de outros assuntos enquanto passa o anime, muitas vezes a pessoa pode ter se desinteressado em assistir, quando for assim pergunta se tá gostando do anime e de forma sincera? A pessoa pode não estar gostando do anime e recomende algo que ela queira ver.

Devemos entender que assistir animes é um hobbie. Hobbie é uma atividade que foi feito para satisfazer a si próprio, não para agradar ou impressionar outras pessoas como vejo muita gente fazendo. Quem gosta de você, gosta da maneira como você é, da sua índole, não importa se você gosta de animes. Quem é seu amigo, vai respeitar seus gostos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário