quarta-feira, 10 de abril de 2019

Um pequeno desabafo sobre cosplay



Olá a todos esses dias aconteceu uma situação não muito agradável comigo e fui sensibilizado por amigos que me apoiavam e me deixaram a seguir em frente e esquecer isso. Infelizmente toxidade tem em tudo quanto é lugar, até mesmo dentro da comunidade cosplay. 
Faz um tempo que não faço um desabafo sobre o cosplay que é uma das atividades que mais aprecio, faço mais para fazer amizades com pessoas que tem gostos em comum comigo, debater sobre o anime e até saber coisas que nem eu sabia. Coisas que estão mudando e deixarei isso para um proximo post, o que quero trazer aqui é uma extensão de um outro post que fiz dos cagadores de regra dentro da comunidade cosplay.

Quando comecei a fazer cosplay, fiz do Alucard do anime Hellsing, pois a roupa era mais barata e o visual lembra muito o Dante do Devil May Cry e estava começando a ver o Hellsing Ultimate que é uma readaptação do mangá, cujo o classico foi muito mal adaptado. Embora muita gente tenha curtido, pessoas que também acompanhavam ou já leram o mangá disse que as minhas pistolas era muito finas e não tinham as escrituras "Jesus Christ is in heaven now" e "Hellsing arm 454 casul". Depois de um tempo uma pessoa me ofereceu para vender as pistolas do Alucard, aproveitei para comprar e ainda sim houveram criticas, falando que as pistolas eram extremamente largas e também reclamaram do chapeu que era de tecido e tinha que fazer de e.v.a. expliquei que não tinha condições e nem onde encontrar e na época minha familia não tinha muita confiança em comprar com uma pessoa da internet. Até me pediram para tentar montar um, mas não tenho o mesmo dom e a mesma pessoa me respondeu vai errando até acertar. A pessoa me disse que isso não era cosplay, mas sim uma releitura do anime e um desrespeito com o criador do mangá e anime.


evolução do cosplay do Alucard


Esse não foi meu único caso que sofri muito, uma certa vez fiquei sabendo que haveria um grupo cosplay de Hellsing em um evento, perguntei se poderia vir com o cosplay do Alucard para tirar foto junto, pois como fazemos o mesmo cosplay, temos gostos em comum e trocar ideias. A pessoa foi totalmente contra e me pediu para não aparecer de Alucard no evento ou faria de tudo para que ninguém fosse tirar foto comigo. Eu receoso disso, fui com um outro cosplay (Abel Nightroad de Trinity Blood que tinha acabado de estrear), mas ficou muito manchado para mim o anime com esse tipo de atitude dos cosplayers.

Os eventos de anime são um espaço onde estão os otakus, gamers e os fãs de quadrinhos em geral, teve uma época que ficavamos com olhos brilhantes quando vimos alguém que curte as mesmas coisas que nós gostavamos, pois era muito raro de achar alguém assim. 
Cosplay funciona como um ima, para estar perto dos fãs já vi gente que mudou completamente de vida graças a ela, pois conseguiu fazer amizades que nunca conseguia fazer, conseguia curar a timidez e a depressão, fazendo sua vida mais feliz.

Atitudes negativos no cosplay só vai fazer com que a pessoa não só deixe de gostar de animes, de cosplay e eventos, mas vai ter problemas psicológicos gravíssimos na vida da pessoa. Já houve situações que a pessoa não vai fazer mais cosplay por amor, mas por birra, querendo provar para os outros, principalmente para quem humilhou a pessoa que é bom e consegue fazer o que ela não acreditava antes. Sendo que não precisa provar nada.

E sabe o que é pior cosplay ainda sofre muito preconceito por parte de fora da comunidade, mesmo com a atual moda geek, tem pessoas que acham pessoas que se vestem como atitude infantil e atitudes como a exemplificado acima, só vai dar mais razão para esse pessoal e imagine o que pode acontecer se uma pessoa que parou de fazer cosplay comece a entrar nesse grupo falando das coisas que sofreu dentro do cosplay?

Vamos pensar um pouco, antes de falar qualquer coisa.

3 comentários: