quarta-feira, 28 de outubro de 2020

O tapa buraco de um mangá e anime

 


Olá a todos, no meu blog eu sempre abordei temas polêmicos relacionados a censura, pois é um assunto muito presente e ameaçadora contra os mangás e animes. A principal preocupação é justamente que a censura muitas vezes quer que você obrigue a se entreter outra coisa, contra a sua vontade, por achar mais ético e moral. Para se ter uma ideia tem grupos que quer a censura dos mangás e animes não por achar certo, mas sim para sabotar a indústria, pois sabem das consequências e querem te obrigar a ler mais quadrinhos.

As pessoas não podem ser obrigados a ler o que outras pessoas gostam, no máximo devem sugerir e indicar, se a pessoa vai acompanhar é decisão única e exclusivamente da pessoa, ficar forçando só vai fazer a pessoa não acompanhar ou até ficar com mais raiva da obra, como mencionei em outro post, me desinteressei por jogar Batman e até inclusive doei meus quadrinhos dos super heróis para meu irmão. 

Um ótimo exemplo que posso dar é a franquia James Bond, quem é mais velho ou assistiu os filmes da época de Sean Coonery e Roger Moore sabe que os filmes tinham um clima mais cômica, mesclando com a ação e efeitos mais fantásticos, porem os fãs da franquia gostam de James Bond desse jeito, não importando se os livros não eram desse jeito, os fãs foram catequizados com os filmes e é desse jeito que gostam, os filmes mais recentes diferem muito do estilo que foi apresentado dos filmes clássicos, os fãs estranham e passaram a detestar, mesmo os filmes recentes venderem bem, tem fã que boicota os novos filmes e procuram filmes que homenageia o estilo clássico, pode ser datado, mas é isso que os fãs mais gostam. Agora você vai obrigar os fãs a assistir os filmes mais novos só por que é melhor, tem mais qualidade?

Animes é a mesma coisa, os otakus gostam dos animes do jeito como eles são, não somente pelo Olhos grandes e cabelos espetados, a narrativa, os cliffhangers e o exagero faz deles serem únicos, a pouco tempo estreou o anime High School of God baseado em uma webtoon, embora seja anime e os traços são característicos ao estilo mangá, muitos fãs de animes estranharam a narrativa e o desenvolvimento, pois não é exatamente a mesma coisa de um anime comum, fazendo alguns se desinteressar.

"Isso quer dizer que otaku gostam de animes do jeito que são, mesmo com Ecchi e lolicon, pois é padrão?"

Não. Embora mangás e animes, tenha coisas negativas, tem muita coisa positiva. Tem otaku que não acompanha animes do estilo Haren. Aqui mesmo no Brasil, otaku curte dois gêneros Shounen e Gore, os animes shounen de luta são mais dinâmicos, os de Gore quem aqui não curte uma obra violenta? Em outros países e alguns aqui no Brasil tem pessoas que adoram animes do gênero mecha e é um dos gêneros não muito comum fora do Japão. E é ai que entra minha proposta desse artigo quem curte mecha ou robo gigante, onde vai achar qualquer coisa semelhante fora do Japão? Talvez no máximo Circulo de fogo, Power Rangers, Heavy Gear e Mega XRL, porem será que eles se comparam a Gundam? Você pode não se importar muito, afinal robos são tudo igual, na opinião de quem não é otaku ou não curte esse estilo, mas para quem é otaku importa muito. Não adianta indicar outra obra simplesmente como um tapa buraco com o argumento "É muito melhor que Gundam", pois o anime Gundam é muito mais do que simplesmente dois robos se batendo, temas como politica, espaço, situações maduras e até mesmo mortes. Podem até fazer uma produção bem mais próxima (lembrando que Heavy Gear se levar em consideração o RPG e os jogos é mais próximo de Gundam), mas é difícil reproduzir 100% com mais fidelidade a obra original, não só por questão de ser plagio, mas sim que uma obra tem outros fatores que levam em consideração as influencias, culturas e politicas diferente, além de que um obra não japonesa transmitir o mesmo efeito e impacto que um anime causaria seria no mínimo estranho. Da mesma forma que um anime tentar replicar o efeito e impacto de um quadrinho ou desenho norte americano, pois são duas coisas distintas.

As obras sejam japonesas, americanas, europeus, coreanos não devem ser julgados pela qualidade, um não é melhor que o outro, se for para comparar as qualidades, compare do mesmo produto, não de um produto diferente. Quem gosta de Gundam, gosta do jeito como ele é, quem gosta do Homem de Ferro gosta do jeito como ele é. Se sente incomodado ao ver um otaku gastando mais de mil reais em uma coleção completa de One Piece ao invés de um encadernado do Homem de Ferro, deixa o cara ser feliz, ele tá falando mal do homem de ferro aos quatro cantos? Ele paga a suas contas? Se deseja estar próximo de pessoas que gostam dos mesmos gostos que você, procure lugares onde tenha gente com gostos em comum, seja em grupos de facebook, eventos de quadrinhos ou qualquer outro e não em grupos onde pessoas tem gostos diferentes.

"Ah mas mangás e animes estão tudo a mesma coisa e queria que os animes fossem mais originais e melhores"

Eles são a mesma coisa, pois foi feito para um publico que tá acostumado a gostar disso, qualquer coisa que difere isso, o leitor ou expectador estranha e pode rejeitar. E outras esses animes também são considerados mainstream no Japão, foi feito para vender, possivelmente você cresceu, se cansou de ler Naruto, Dragon Ball e outros e tá procurando coisa nova e tá localizando em lugar errado, existem animes bem diferente e mangás e animes são bem vasto, feito para agradar qualquer tipo de publico.

Para finalizar recomendo esse artigo do Rukh no Teikoku sobre animes originais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário