domingo, 18 de dezembro de 2022

Animes e o comunismo

 

Olá a todos, houve uma discussão recente, no qual uma pessoa recusava a acreditar que um anime não ganhou uma segunda temporada, justamente pelo fato das action figures oficiais com base do anime não teve retorno. Até ai tudo bem, se não fosse o fato de que a pessoa reclamar dos animes estarem incentivando o capitalismo em vender brinquedos. A pessoa esqueceu de ir a aula otaku que falava que os mangás e anime é uma indústria e que dependem de produtos licenciados para sobreviver. Afinal você acha que os mangás e animes se sustentam como? Nenhum mangá-ká escreve ou desenha por hobbie ou esporte (A não ser para treinar sua arte, mas isso é outra historia), ele faz seu mangá porque é trabalho, da mesma forma que você acorda cedo, pega o metrô lotado, trabalha feito louco, para receber seu salario no final do mês, para um mangá-ká é a mesma coisa, por mais que ele faça um mangá que aborde o comunismo.

Os animes lançam brinquedos licenciados, por dois motivos, uma delas é que animes tem orçamento de custo gigantesco para ser produzido e segundo, no Japão, tem muito otaku que consome estes produtos e conseguem lucrar internamente com isso. Um exemplo são os gunplas que são modelos de Gundam, onde você monta peça por peça até formar uma miniatura do Gundam e saiba você que conheci pessoas que montam essas peças por terapia. No Brasil mesmo, uma coisa que ajudou Cavaleiros do Zodiaco ser popular foi a linha de brinquedos com armadura que fizeram sucesso e ajudou a divulgar o anime. Eu mesmo só conheci o anime, graças aos bonecos. Pokemon nem se fala.

Tudo isso faz movimentar a indústria de animes no Japão, saiba que toda forma de cultura é uma indústria, o anime que você assiste de graça na televisão, a emissora exibe para receber anúncios de carros, comida e brinquedos para se sustentar e para isso ela compra a animação da distribuidora vende os direitos de exibição que repassa o dinheiro para os estúdios japoneses que distribui para os animadores, compositores e diretores, além para o mangá-ká que cedeu os direitos de seu mangá ser animado. Existe também cultura exposta gratuitamente para os mais favorecidos, porem algumas financiados por terceiros, como iniciativa de expor a arte aos mais necessitados.

Eu lembro de uma vez quando comentei com um amigo sobre o mangá café que existe no Japão, falei que por lá, você podia ler mangás de graça e ele me disse que nada é de graça, quando você ver que é de graça, na verdade é incluso. Pois lá você paga a entrada, a hora, o chuveiro, a internet e a comida. Os mangás são inclusos.

Até mesmo um livro sobre o comunismo que você comprou, lembre-se VOCÊ COMPROU para pagar o autor.

Eu penso assim e daí que assinar Crunchyroll, comprar action figures, posters e fazer cosplay incentiva o capitalismo. Capitalismo malvadão é você que fica cagando regras, falando que quem não compra uma action figure não é fã de verdade.

Sou capitalista e com orgulho!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Sobre a polemica do cosplayer oficial


Olá a todos, recentemente houve uma discussão sobre alguma coisa dentro da comunidade cosplay, que uma pessoa que não é cosplayer, está querendo usar o titulo de oficial. Depois de um tempo, quando houve uma discussão sobre cosplayers que se intitulavam como oficiais e que muitos que usavam, muitas vezes me incomodava, pois estavam usando esse termo muitas vezes para se sentir superior em comparação com outros cosplayers e quem não era, era um zé ninguém, como se "fui reconhecido pela empresa detentora dos direitos da personagem, logo sou cosplayer oficial" e muitas vezes a pessoa nem é. Não é porque o criador reconheceu seu cosplay que você se torna o cosplayer oficial e sim que o autor achou seu cosplay bonito e nada mais.

Se fosse assim, o Ono elogiou meu cosplay do Megaman X, então sou cosplayer oficial do Megaman. KKKKKKKKKKKKKKKKK


É importante entender o titulo de cosplayer oficial, muitas vezes é relativo, pois tem cosplayer que recebe o titulo oficial, porem é de portais de sites de fã, para sessões de fotos exclusivos e entrevistas e que nesse caso o cosplayer é oficial para um site exclusivo e também tem empresas que detém os direitos do personagem da obra que dão o titulo de cosplayer oficial e algumas nem dão e quando a empresa coloca esse titulo, tem contrato que muitas vezes pode te limitar de fazer varias coisas com o cosplay dentro e fora do evento. Esse contrato de oficial, muitas vezes é para trabalhos dentro da empresa, tipo eventos de lançamentos do DVD do anime, cabines de imprensa, estandes de evento, fotos oficiais e alguns outros ou seja é para jobs e ainda existe a possibilidade dos filmes, pode sofrer reboots, troca de atores e consequentemente o cosplayer deixa de ser oficial e pode ser cedido para outro cosplayer ou mesmo o cosplayer ter indispobilinidade e a empresa ceder o titulo para outro cosplayer.




Além disso o cosplayer que se diz oficial ter a atitude de rebaixar outros cosplayers que não possuem o titulo, nem deveria cometer esse ato, pois isso pode deixar uma má imagem para a marca e para o anime. Já houve casos de cosplayers e visitantes dos eventos que deixaram de ser fã do anime, além de odiar a obra por lembrar das pessimas atitudes do cosplayer que fez cosplay do anime e se a empresa que deu o titulo de oficial ao ficar sabendo disso, pode além de tirar o titulo de oficial, ainda pode receber um cease and desist e já houve casos de cosplayers que receberam essa ordem e até foram proibidos de fazer o cosplay do personagem.




Cosplayer oficial precisa tirar fotos com todo mundo, seja cosplayer repetido ou não; Não rebaixar ninguém e nem causar confusão. Por isso pense bem antes de ser cosplayer oficial, só o fato de você ser fã já basta.

Cosplayers Brasileiros de Spy X Family

 


Olá a todos, faz tempo que não faço esse post de cosplayers brasileiros de um determinado anime e hoje estou ressuscitando esse quadro, com os cosplayers que fazem cosplay de SpyXFamily que está fazendo sucesso.

Na historia um espião Loid Forger, cujo codinome é Twilight é encarregado para uma missão que para executar, precisa formar uma familia, ele adota Anya, uma telepata que pode ler mentes e se casa com Yor Briar, uma assassina profissional conhecida como Thorn Princess ou Rosa Selvagem e que também trabalha em uma prefeitura.

Embora não seja um anime que estamos acostumados, ele foca mais na descontração, assim como Patlabor, ele é mais familia e os episodios são mais fechados, talvez o que marca mesmo SpyXFamily seja o carisma dos personagens como Anya e a Yor.

Confira os cosplayers do anime:








Dante - Anya Forger


Mandy Chan e Fox Albino - Yor, Loid e Anya










Yagamiisea, Luana e Pedro Miltão - Loid, Anya e Yor










Confira outros artigos de cosplayers brasileiros de animes:

Hellsing Parte 1 e Parte 2






quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

As lost midias de anime

Olá a todos, como já comentei em meu blog, sempre curti animes dublados, provavelmente por conseguir absorver as informações do anime com mais facilidade e também para ver seu dublador favorito em um anime e quando comecei a fazer download dos animes classicos e gravar em um cartão de memoria de 100 GB para assistir em uma tv box, encontrei dublagens de animes que eram dados como perdidos e que foram resgatados como Robo Gigante dos anos 90 que nem sabia que existia uma dublagem, entretanto só dublaram um dos OVAs e o restante dos episodios permaneceram sem dublagem, acessivel apenas com legendas.

O caso do Robo Gigante trata-se de lost midias, que são animes, filmes, desenhos, programas até mesmo dublagens e mangás que se foram publicados e por alguma razão se perdeu ou nunca foram vinculadas, mas há evidencias de que a midia realmente existiu com isso abre-se a curiosidade para verificar do que se trata o produto perdido e o motivo de terem perdido ou vinculado, quando comentei sobre a possibilidade de censura em relação a animes polêmicos como Shingeki no Kyojin, Goblin Slayer e outros, aumentou meu interesse em ter todo o acervo do mangá e anime que corria o risco de ser proibido e eu estaria com o conteudo guardado e também para analisar e verificar se estou de acordo com os problematizadores ou se é puro exagero, querendo atenção. Isso é consequência do "Efeito Streisand".

As Lost Midias de animes, as mais famosas são as supostas exibições dos animes Violonist of Hamelin que de acordo com informações foi exibido na Record com dublagem e G.S. Mikami que há rumores de que o SBT exibiu o anime dublado. A curiosidade fica em saber se realmente esses animes foram exibidos e como foi a dublagem e o elenco de dubladores brasileiros dos animes? Ambos os animes também tenho interesse devido aos games baseados no anime para o super nintendo que foram marcantes para mim e me interessava muito em acompanhar, nem que seja um trecho dublado (Só lembrando que ambos é possivel encontrar na internet legendado em português).

Outras Lost Midias que é bom citar: As dublagens de Slayers Next e Try, Gungrave, Gallery Fake, Imoral Sisters, 2º temporada de Jigoku Shoujo, Fairy Tail, Gundam 00, os longas de Sailor Moon e as supostas dublagens Alien Nine e Ranma 1/2 da Manchete.


Recomendo o canal Nostal_GI que aborda muito sobre lost midias.

Você conhece mais alguma lost midia de anime? Comente nos comentarios.

Como se relacionar com outras pessoas no cosplay e em qualquer comunidade nerd e otaku

 

Olá a todos, eu abordei muitas vezes a questão sobre amizades e relacionamentos dentro da comunidade nerd e otaku, muitas vezes temos que ser discretos e por mais que seja tentador estar no meio de pessoas que tenham gostos em comuns, para poder compatilhar nossas ideias, memorias, cosplays e coleções, não devemos estar com essas pessoas, se eles não querem sua presença por perto, deve-se respeitar que por algumas razões, a principal é de que essas pessoas não te conhece e não sabe sua índole e isso faz que se sintam inseguros com pessoas que não fazem parte destes grupos, mesmo que estes tenham gostos em comuns. Faça amizades com pessoas com quem te admira e te respeita.

Entretanto existem pessoas que possuem dificuldades de se relacionar, as vezes por serem timidas ou tem vergonha. Há casos como o meu que sou autista e por isso, tenho uma certa dificuldade de me enturmar com pessoas e por isso é triste não estar com pessoas que estão em grupos onde conversam, brincam, marcam encontros e você não estar e não pode fazer parte desse meio. Sendo forçado a curtir as coisas sozinho.

Dentro da comunidade cosplay, o proprio cosplay pode ser usado como imã, dependendo do cosplay que você faz, pode haver pessoas que vão curtir seu trabalho e podem pedir fotos, perguntar mais sobre como foi feito seu cosplay e se forem fãs querem saber mais sobre o anime que você faz cosplay e isso não é só na comunidade cosplay, outras comunidades dentro da area geek como grupo de colecionadores de action figures e mangás, existem foruns que você pode se expor seu hobbie e outras pessoas podem curtir e podem trocar ideias de coleções de outras pessoas com dicas e conselhos e como consequência pode firmar novas amizades.

Apesar disso tudo lembre-se que tudo isso é consequência e não como soluções milagrosas, mesmo que faça cosplay ou tenha coleções nada garante que vai conseguir novas amizades de noite para o dia, pois dependendo pode até causar o efeito contrario e as pessoas podem reparar que está fazendo tudo isso por interesse, querendo algo em troca e não por hobbie e isso pode prejudicar e muito sua reputação dentro desses grupos, fazendo com que as pessoas se afastem de você e com razão.

Existe também um metodo de relacionamento mais discreto, caso você tenha muita dificuldade de se relacionar, peça um amigo seu que apresente algum amigo de confiança, para trocar ideia e da mesma forma que você conhece um amigo de amigo que ele apresente outro amigo que ele conheça e que pode se enturmar e você também pode apresentar seus amigos de confiança e como consequência podem fazer novas amizades. Minhas amizades mais duradores aconteceu por um amigo apresentar outro amigo e foram super legais e gentis comigo, se a pessoa que amigo me disse que é de confiança, então terei a total confiança a essa pessoa.

Para finalizar, não busque atenção, leve tudo como consequência, faça sempre o que gosta, aprenda a gostar de coisas novas e se tiver dificuldade peça para que um amigo te apresente uma pessoa que tenha a total confiança.

Cosplay é coisa de nerd?

 Olá a todos, recentemente houve uma discussão relacionado a questão de que cosplay era uma coisa relacionada ao nerdismo só que em um conceito negativo, tipo bitolado e eu sempre considerei cosplay uma representação de fanatismo. Entretanto em minha longa jornada como cosplayer, descobri muita coisa sobre cosplay, eu não vou ficar falando dos clichês de "o que é cosplay?" que isso tem aos montes sites afora, mas analisar sobre isso de acordo com meu ponto de vista.

Cosplay é uma coisa muito relativa, não necessariamente uma coisa obrigatória para qualquer um que queira ser nerd ou otaku e isso era uma coisa erroneamente obrigatória dentro das comunidades de anime, para verificar se a pessoa é digna de ser otaku, verificando se a pessoa não é poser. Coisa que atualmente não é feito mais, inclusive repudio completamente quem ainda faz esse tipo de atitude, ninguém é obrigado comprar action figures e fazer cosplay só para ser aceito dentro de uma comunidade de pessoas que assistem animes, sendo que estes muitas vezes, nem cosplay faz ou só fizeram uma única vez.

Sendo uma coisa relativa, já conversei com cosplayers que já me contaram que não faz cosplay de personagem que gostam, mas sim que combinam com o fisico e o perfil da cosplayer, pois tem receio de que acabe ficando cafona e estrague o seu personagem. Porem, entretanto, respeitam quem faz cosplay de personagem que gostam, mesmo não possua o mesmo fisico do personagem; Há casos também de cosplayer que faz cosplay e que já admitiam nunca ter acompanharam o anime com base do personagem que fez, apenas viu o visual e já quis fazer cosplay, pois considera apenas como hobbie de arquitetar, customizar e se divertir, além de também ser considerado terapêutica, assim também conforme mencionei em um post anterior que tem cosplayers que utilizam dele, como laboratório, para treinar artes cênicas. Inclusive neste caso, já houve situações de que a pessoa fez cosplay, porem a obra-base do cosplay é considerada inacessível, por ainda não ter sido lançado ou ser exclusivo no país de origem, como exemplificando o caso até o presente momento Final Fantasy VII Before Crisis que nunca saiu do Japão, para lançamento internacional, mas a cosplayer gostou tanto do visual e no maximo viu a descrição e quis fazer cosplay. Entretanto ainda nesse caso houve cosplayers que após fazer o cosplay de um personagem que conhece, se interessou em acompanhar o anime, depois que se sentiu bem fazendo cosplay e recebendo ótimos feedbacks de outros cosplayers, porem se ainda repudiar o fato da pessoa fazer cosplay, sem ao menos conhecer o anime ou personagem, já conheci pessoas que já colecionam gunplas e nunca viu Gundam, mas compra e monta como hobbie, assim como também já conheci pessoas que curte Warhammer 40k, pelos games eletronicos e nunca chegaram a jogar o jogo de tabuleiro que é o material raiz e seja sincero com você mesmo! Você já chegou a ler o livro que originou seu filme ou seríe favorita?

Da mesma forma que há cosplayers que fazem cosplay, sem conhecer o anime. Tem cosplayers que faz cosplay que curte e amam o personagem, acompanha o anime, coleciona posters e action figures da seríe que acompanha e por esses motivos faz do cosplay uma coisa relativa em relação a isso. Pense você que foi contratado por uma loja para fazer cosplay do Capitão America só para fazer a alegria das crianças ou ser animador de festa. Sendo pago para isso, sendo você que nem conhece ou curte o personagem, mas oferecem uma quantia enorme para você participar. Você aceitaria? Se você é fã e quer fazer cosplay porque ama o personagem, você está fazendo a sua parte e respeite o cosplayer que não tem a mesma intenção que você, tú não tá pagando as contas dele e se acha ruim isso, você também não vai gostar quando alguém te aborda no evento ou em algum forum questionando se você é mesmo fã do Batman, perguntando quem já vestiu os uniformes dos Robins? E te humilham quando você comete alguma gafe.

Dito tudo isso, cosplay é obviamente apenas uma atividade como hobbie, da mesma forma que colecionar video games, montar gunplas e cada um tem seu proposito de fazer cosplay, sendo a principal é apenas a diversão.


quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Animes novamente em risco?

 


Olá a todos, e cá voltarei novamente com esse assunto sobre censura. Com a recém eleição que tivemos esse ano, uma coisa veio a tona, o assunto das PECs que são as propostas de emendas constitucionais, que podem modificar ou acrescentar a constituição ou seja o que está dentro da constituição referente a liberdade artística, poderia sofrer algum risco com as PECs e então meu sensor ligou um alarme de que os otakus estão em risco de que algum politico anti-otaku queira fazer uma PEC contra os mangás e animes e tem pessoas que odeiam animes, não estou falando dentro da politica, mas tem pessoas que não gostam devido a concorrência com os quadrinhos e desejam a monopolização da sua editora favorita seja Marvel ou DC, como aqueles que só querem se divertir com a desgraça dos otakus e pessoas dentro da comunidade que não suportam alguns conteúdos considerável sensíveis e que aborde temas como Ecchi, Lolicon e até mesmo ideologias politicas como houve nos casos de Shingeki no Kyojin e FullMetal Alchemist. Novamente tenho que informar que repudio totalmente esse tipo de material, porem sou contra a censura, pois ao censurar algo que não goste, pode censurar algo que goste, conforme informei nos posts anteriores e devemos lembrar que os mangás e animes são materiais vindo do Japão que possui influencias, culturas e politicas completamente diferente e muitas das questões de por que deste tipo de material existir, foram explicados e não que deixemos de passar pano, porem não devemos usar a censura como caminho, porem usar outras formas de combater para que façam mangás e animes sem o uso deste recurso para lucrar, afinal ecchi é muito anos 90 e 2000.

Passei ao longo da semana pesquisando sobre as PECs e existe uma coisa interessante sobre a regra delas de que dentro da constituição existe as cláusulas pétreas de que elas não podem ser modificadas, mesmo com as PECs que são: A forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes; e os direitos e garantias individuais. Essa ultima me deixou intrigado, pois queria saber quais são os direitos e garantias individuais e será que a constituição referente a censura está incluso? Ao pesquisar mais sobre descobri que nela consta o direito a liberdade e ao pesquisar o artigo 220 da constituição menciona que está garantido a liberdade e é vedada a censura artística ou seja nenhuma PEC vai te proibir de ler mangás ou ver animes, não importa o conteúdo do mesmo.

Conforme falei em meus posts anteriores. Censura não é o caminho e sim uma regressão. Ele não acaba com o problema, mas sim esconde ela, além disso tem autores que usam de temas sensiveis como forma de denuncia e é importante entender a proposta do autor, existem casos de que o autor não teve culpa, sendo uma decisão exclusivamente do editor ou diretor de faturar mais. Nestes casos o melhor a se fazer é estudar propostas que convença os editores que é possivel sim lucrar, sem a necessidade de usar esse tipo de material.

Aumento dos impostos dos video games o que eu acho do assunto (DESAFO!)

 


Olá a todos. No final de novembro do 2022, fomos pegos de surpresa com a noticia da possibilidade do aumento dos impostos de video game, eu pessoalmente sou contra a medida, pois video game é cultura e sendo assim, precisa ser acessível para as pessoas, principalmente em tempos de pandemia. Não vou adentrar muito, se quiser conferir, veja o video da noticia, para se informar mais.

O que quero discutir é que no meio dessa discussão houve coisas que me incomodaram, a primeira é de pessoas que apoiam a medida e é contra a pirataria, sendo que essa iniciativa, pode fazer com que mais pessoas utilize da pirataria para ter acesso a jogos, principalmente de franquias que são fãs. Eu mesmo sou fã das franquias Megaman, Castlevania, Doom e Duke Nukem. Tem video games que compro ou emulo ele só para ter acesso ao jogo da franquia que é exclusivo deste ou aguardo algum relançamento, port ou coletânea, como está vindo com frequência para Steam esse ultimo. Eu compro legalmente na Steam, por dois motivos, uma para mostrar que tem fãs deste jogo para PC e que lance mais jogos para computador/steam e outro para ter mais jogos desta franquia. Note que uso do PC/Steam por ser mais barato, pois não tenho condições de comprar um console e jogos em midia fisica. Me sinto satisfeito apenas com o jogo. Porem outras pessoas preferem console pela praticidade e sem se importar de pagar mais caro. Entretanto mesmo que tenha essa preferencia e a minha, devemos respeitar um ao outro, nenhuma coisa é melhor que o outro e só um ignorante é que faz essas comparações.

Ainda sobre o mesmo topico, já vi comentários de pessoas que gostam de midia fisica, pois adoram os extras dele, como manuais, posters e as famosas edições de colecionador; Essas coisas são feitas para quem gosta de colecionar e quem é muito fã que quer ter tudo da franquia e em alguns casos desmerecem quem não tem, taxando estes de que não são fãs de verdade. Aquela velha discussão de "Você tem isso, eu tenho aquilo, logo sou mais fã que você" e parece birra de criança, mas inacreditavelmente, infelizmente tem gente com mais de 30 anos fazendo isso, pessoas que fazem isso, tem um único objetivo atenção! Querem se tornar uma marca, para ser convidado para entrevistas, palestras, ser inquestionável nas discussões em grupos, conseguir amizades e namorada e isso porque já teve pessoas que conseguiram fazendo isso, mas isso é na maioria das vezes por ser influencer ou por ter contatos e não exatamente ter status, as vezes até pode ganhar algo em troca, porem a pessoas precisa ser conhecido no meio por esse motivo.

Você que joga em emulador, você não é menos gamer ou menos fã. Apenas não tem condições de possuir o material oficial e deseja ter acesso ao jogo e assim quem sabe se torna um novo fã da franquia e quando tiver condições quem sabe até compra o material oficial da mesma forma que um otaku assiste animes online ou faz download e não assina streaming, por não ter condições ou procura muito o material, por falarem muito sobre e deseja conhecer. Eu mesmo comecei a jogar Megaman pelo emulador, depois que comecei a ter condições comprei a coletânea oficialmente na steam e hoje tenho uma coleção de action figures do bombardeio azul e até mesmo fiz cosplay do Megaman X, olha como as coisas evoluem.


A pessoa ser a favor ao aumento de impostos de video game e é contra a pirataria, tem alguma coisa errada e isso leva a segunda e a mais irritante que são pessoas que querem ser exclusivas de tal jogo e não querem que outras pessoas tenham acesso a ela. Tipo "ainda bem que os jogos ficaram caros, como tenho grana, agora só eu posso ter o jogo da minha franquia favorita e vocês que se lasquem", assim pessoas que tem esse tipo de mentalidade não querem ser mais um entre muitos, logo se a pessoa chega e fala "olha esse jogo novo que acabei de comprar" e recebe um "Legal, também tenho!", faz com que não receba toda a atenção que gostaria de ter (e isso funciona também em qualquer comunidade nerd e otaku) e da mesma forma como foi o outro caso é atenção, a pessoa quer ter os mesmos objetivos que a outra situação.

Independente de ser exclusivo, uma hora o jogo vai ficar acessível, devido o tempo, com a baixa popularidade e interesse, vai ficando mais barato, consequentemente já fica com acesso facil. Independente da exclusividade. Tem muitos video games que no lançamentos eram extremamente caros e hoje se encontram com preços acessíveis e sobre a questão de muitos te julgarem por gostar de velharia, se uma pessoa que é convidado para ir na cabine de imprensa, para ver um filme só para ficar se achando e querendo atenção e depois finge que o filme não existiu, falando "esse papo denovo?", enquanto outra pessoa vai assistir o filme semanas antes do filme sair de cartaz e gostou tanto que quer colecionar action figures, posters e DVDs da franquia do filme e até mesmo fazendo cosplay. Quem você acha que é mais fã?

Independente da maneira como você joga, somos todos gamers e abaixo o aumento de impostos de games, todo mundo merece ter acesso a cultura e se reclamar distribuem jogos de graça para todo mundo.