sábado, 21 de dezembro de 2019

Pode se tornar fã sem ter lido o livro?



Olá a todos, agora dia 20/12/2019 estreou a seríe The Witcher, até o momento só assisti 2 episodios e achei sensacional e incrivel, fiquei com muita vontade de jogar os games, entretanto, me senti muito receoso ao me aprofundar mais sobre a franquia, embora eu goste muito dela, ela é baseada em um livro, porem não sou muito chegado em livros e ai fico nessa duvida. É possível ser fã, sem ter lido ou conhecido a seríe original?



Alias foi isso que me fez afastar um pouco de outra franquia Warhammer 40k, gosto muito dos games, mas ela é baseada, não em livro, mas sim um jogo de tabuleiro, mas esses jogos são além de caros, tem manuais muito complexos e difíceis de entender, nem mesmo eu que gosto bastante de Star Wars e tenho um jogo de tabuleiro do X-Wing consegui entender aquilo. Quando fui me aproximar aos fãs, perguntaram coisas sobre o tabuleiro e as regras dele, respondi que só joguei os games eletrônicos, porem me pediram que pelo menos jogasse um pouco dos jogos de tabuleiro que foi que a obra se originou. Como se isso fosse uma "obrigação" dos fãs, entretanto em uma ocasião, encontrei com um cosplayer que fez um cosplay maravilhoso do Space Marine e com dupla, com uma cosplayer conhecida que fez como base Dawn of War II: Retribution e os dois me dizeram que não teve sequer conhecimento do tabuleiro, que originou, mas sim dos games eletrônicos. 




Em contra-partida temos uma franquia que poucos sabem da origem. 007 é uma cine-seríe que teve como base nos livros publicados no final da decada de 50, a fan-base da franquia tem pouco conhecimento dela e a grande maioria gosta mesmo é dos filmes, pois foi com ela que tem mais contato, além disso, os livros são muito inacessíveis. O que importa mesmo para os fãs, são os filmes. Indo mais para os animes, tem uma historia curiosa, a maior parte dos otakus, pois sequer lêem os mangás, apenas gostam dos animes. Tem pessoas que inclusive consideram o cavaleiro de cristal como canônico e recusam a aceitar que aquilo é filler, porem quem leu o mangá sabe que é. Já vi pessoas que coleciona e faz gunplas incriveis ao dialogar sobre o anime Mobile Suit Gundam e responderam que desconhecem, simplesmente pois o anime é longo (apesar dos movies resumirem bem a obra) e nem por isso deixam de comprar gunplas. 



Temos até coisas curiosas na visão dos autores, um exemplo é Macross, tivemos a seríe de Tv e tivemos o movie que tem uma historia completamente diferente da obra original e devido a isso, foi feito uma seríe que dá sequencia ao movie chamado Macross II: Lovers Again para as pessoas que gostaram do longa, enquanto quem gosta da seríe original, tem sequencias que seguem ela. O já mencionado Cavaleiros do Zodiaco, tem spin-offs feitos para quem gosta muito do anime, tal como Soul of Gold que é puro fanservice (no bom sentido, sem putaria) para quem gosta do anime, onde reune os 12 de ouro como protagonistas ambientado em uma saga muito elogiada que foi a de Asgard.




Com base nisso tudo, minha opinião é da seguinte forma uma pessoa que se torna fã tem uma visão diferente de outra pessoas que também é fã. Ler ou não ler é opcional de qualquer fã e não como uma obrigação, muitas vezes a obra original é só uma versão requentada da adaptação que muitas vezes foi feito para agradar uma pessoa que ao ler o livro, iria detestar. Star Wars eu gosto dos jogos, pois foi a primeira coisa que tive contato e gosto muito pouco dos filmes (Império Contra Ataca e Rogue One foram os que eu mais gostei) e nem por isso deixo de gostar. Cavaleiros do Zodiaco, gosto do mangá original, lost canvas, Episodio G e Saintia Sho e não quis ler Next Dimension pois apesar deste ser canônico (Lost Canvas não é canônico) e ter mão do Massami Kurumada é uma reprise da saga das 12 casas e ainda mais chato do que foi apresentada originalmente só para tentar faturar com algo que faz sucesso ao invés de dar sequencia e apresentar logo a saga de Zeus e tem fãs inclusive tem receio do autor morrer antes de chegar nessa saga. 



Posso até me contradizer, uma vez tendo dito a essência de ler a seríe original, mas é errado julgar e culpar o mangá-ká ou o escritor só pelo anime ou filme ser ruim. Eu não gosto muito de ler livros, mas gosto de ler quadrinhos e nisso tenho mais contato com o autor, embora eu goste dos jogos de Star Wars, graças a eles fui atrás também dos quadrinhos, eu gostei muito Clone Wars que é mais adulto que a versão animada e com ela conheci Quinlan Vos e fiz cosplay dele. As unicas vezes que eu peguei para ler livros, foi para ver como a historia continua, após o filme, pois nunca se sabe se vai ter uma continuação, entretanto na maioria dos casos, a historia do filme foi tão diferente do livro que te obriga a ler o primeiro livro. Um dos meus mangás favoritos Berserk, passei a ler, para ver como a historia continua após o anime, pois ele terminou aberto e o arco do espadachim negro é sensacional. E aqui fica um conselho, leia livros e mangás, quando deseja saber como a historia continua, após o anime ou filme.​

Atualização: Dia 27/02/2022 compareci ao clube de jogos de tabuleiro Warhammer 40k ao conversar com as pessoas, muitos me disseram que cada um curte a franquia de um jeito, tem pessoas que compram miniaturas e pintam e não jogam, enquanto outras jogam com as miniaturas sem estarem pintados. Ao mencionar o fato de uma pessoa "obrigar" a jogar os jogos que ocorreu acima, ela me disse que infelizmente tem pessoas que não só no Warhammer 40k, mas em outras franquias que por questões de ser fã xiita e até mesmo por pura arrogância do seu ego como fã, não admite que tenha pessoas que curtem a franquia, sem que tenha jogado o tabuleiro e quando encontrar pessoas como essas, só ignore. Ninguém tem a obrigação nenhuma seguir a risca tudo que a franquia deve oferecer, mesmo caso cosplay e outras coisas. Afinal pra quem curte gunpla é obrigado assistir Gundam?

Isso fora que ficar indo atrás de livros e ler todos só pra mostrar para as pessoas que é fã do filme, pode fazer que acabe curtindo apenas por pura obrigação e não por diversão e é horrível quando isso acontece...

Nenhum comentário:

Postar um comentário