domingo, 15 de dezembro de 2019

Entrevista: Nina Ferreira



Olá a todos e a convidada para fazer entrevista é mais que especial, minha amiga Nina Ferreira, super gentil e carinhosa, conheci ela no evento Anime Pop Santana, como jurada do desfile cosplay que adorou muito meu cosplay de Batman e ao longo do tempo sempre me apoiou e admirou meus trabalhos como cosplay e os trabalhos dela como cosplay não tem igual, muito muito maravilhosos e muito bem feito e além disso é super fã de Berserk e Fire Emblem. Peço a todos após a entrevista acompanhe ela no instagram para ver mais dos seus trabalhos.

Hey ho Let's go!!!



1- Como começou a fazer cosplay? O que motivou a fazer?

Nina Ferreira: Eu sempre fui muito fã de me vestir de maneira diferente em geral, antes de conhecer cosplay ao assistir alguns animes antigos na clássica tv manchete tentava improvisar o figurino dos personagens com materiais que tinha em casa.
Principalmente Sailor Moon, alguns personagens de YuyuHakushou e outros clássicos da época.

Tudo isso como brincadeira claro

Só anos depois através de uma amiga que descobri que existia um hobbie que se caracterizava em justamente se fantasiar dos nossos personagens favoritos e que o nome era Cosplay

Então em meados de 2005 com essa mesma amiga decidimos conhecer um evento de anime que estava acontecendo na liberdade! Uma das primeiras edições do Ressaca Friends

Decidi fazer minha estreia no mundo dos eventos arriscando na confecção de um cosplay
O personagem escolhido foi a Yoruichi do Bleach. E com a cara e a coragem lá estava eu :)



2- Que animes você curte?

Nina Ferreira: Gosto de animes mais clássicos até os mais atuais, alguns dos meus favoritos são: Code Geass, Jojo, Trigun, Kuroshitsuji, Rozen Maiden, Hack Berserk e outros.

3- Quais cosplays você já fez?

Nina Ferreira: Tenho uma lista bem variada entre animes, jogos e até desenhos como por exemplo Lelouch (Code Geass), Gênio (Aladdin), Glória ( Devil May Cry),
Marth ( Fire Emblem), Kuzco ( a nova onda do imperador ), Caska ( Berserk)  e outros.



4- Você curte Berserk, o que te fascina neste anime? Se já leu o mangá? E como foi fazer o cosplay da Caska?

Nina Ferreira: É uma série bem seria e controversa, a história é envolvente e as personagens são muito bem desenvolvidas ( o que é raro na maioria das franquias )
Comecei vendo o anime e como não teve uma continuidade da história segui então para o mangá que ainda acompanho.
A Caska é uma personagem incrível que passou por muitas coisas, sendo uma mulher forte e que foi ferida de diversas maneiras
Fazer cosplay dela me fez me sentir bem confiante e empoderada.

5-Falando de Code Geass agora, infelizmente tem um preconceito enorme no Brasil contra animes de Mecha. O que você acha disso?

Nina Ferreira: Sempre fui uma pessoa bem aberta Para tudo, desde gosto musicais, estilo de roupa e etc. E com animes/mangas não são diferentes. Acho que todos os gêneros shoujo, shonen, mecha etc tem títulos bons e ruins.

Não acho certo ter preconceito com tal estilo. Uma coisa é não gostar que estamos livres para seguir nossos gostos, outra é censurar a nível de preconceito com fãs e cosplayers de franquia x ou y.

Por isso não acho legal disseminar certos tipos de comentários com gêneros específicos.

Os animes são para todos e todos os gostos devem ser respeitados.



6- Ainda falando em Code Geass, sabia que o anime foi fortemente inspirado em Mobile Suit Gundam e o Lelouch surgiu com uma ideia de fazer um Char Aznable (vilão da seríe) como protagonista. Você já chegou a acompanhar essa franquia? Se não. Pretende acompanhar?

Nina Ferreira: Por incrível que pareça não assisti tanto Gundam como deveria, é uma série muito bem recomendada e gostaria sim de assistir e ler com mais calma um dia

7- O que você acha do atual cenario dos mangás e animes e o que você acha que pode melhorar?

Nina Ferreira: Acredito que hoje com mais informação e a internet nos temos prós e contras.
Em respeito aos animes, os mesmos se encontram hoje com maior facilidade para visualização e muitas vezes uploads simultâneos do dia em que é lançado no Japão. Temos também acesso a outros animes não tão famosos no main stream, possibilitando assim conhecer séries muito boas, porém não tão famosas. O mesmo segue para os mangás.

Entretanto percebo que o comércio de mangás propriamente dito caiu muito. Hoje são raras as pessoas que procuram adquirir o mangá físico, uma vez que é fácil ter e ler na internet. Algo que a poucos anos atrás era crucial, vendas de mangás geravam um ótimo retorno em qualquer banca de jornal e paravam eventos de animes na época.



8- Ultimamente tem discutido muito que os eventos estão perdendo a essencia dos animes, sendo mais focado na cultura geek, felizmente eventos como Animazon chamou o Kohei Ashiya o diretor de Jojo Bizzare Adventure e Dr. Stone e no Ressaca Friends convidaram o Keiji Oiwa autor de Welcome to NHK, para dar uma melhorada nos eventos, qual sua opinião sobre isso?

Nina Ferreira: A maioria das pessoas hoje não curtem apenas animes, mas curtem jogos, filmes, hqs e etc. Todas as tribos estão se encontrando e se misturando. O mesmo segue para eventos. Antigamente ver um cosplay de anime na BGS (que é um evento de games) era praticamente impossível, mas hoje percebemos que os gostos estão bem misturados. Entendo que a organização do evento precise abraçar todas as culturas, porém acredito que em alguns eventos faltem atrações mais focadas para um meio específico.Seja sendo um evento temático ou trazendo convidados diferenciados.
Hoje o público de evento não é o mesmo de 10 anos atrás e não serão os mesmos daqui a 10 anos. A alguns anos atrás existia um evento que era SÓ para vendas de mangás com editoras como a Jbc e outras. Hoje um evento desse pouco provável teria público e compradores. As tendências mudam e as empresas precisam se adequar a isso.
Entretanto cabe a nós como fãs fazermos barulho e pedirmos atrações e convidados mais específicos de acordo com o que gostamos.



9- Como você faz seus cosplays? Você costumiza a propria roupa ou você encomenda alguem a montar ela pra você?

Nina Ferreira: Todos os cosplays que tenho com exceção de dois que um encomendei e outro comprei de uma outra cosplayer que está desapegando são feitos por mim mesma.
Como tenho noções de costura facilita muito mais a confecção das roupas e alguns acessórios. Para mim grande parte da diversão está nos processos e confecção dos detalhes, roupas acessórios e etc.

10- Falando nisso infelizmente tá rolando preconceito com pessoas que encomendam cosplay ao invés de ficarem customizando. O que você acha disso?

Nina Ferreira: Eu não vejo problema nenhum nisso. Eu mesma como comentei já comprei dois cosplays prontos. Nem todos possuem habilidades manuais para a confecção e ao encomendar uma roupa um acessório de um cosmaker também estamos ajudando nossos amigos que vivem com essa linda profissão.
Independente de você comprar ou produzir, isso não vai fazer de você menos ou mais cosplayer do que o outro. É importante reconhecer o esforço de todos, seja do cosplay que costura, do cosmaker, ou até do cosplay que fez suas economias para encomendar a roupa dos sonhos.



11- O que é mais importante para você no cosplay?

Nina Ferreira: Sem dúvida o amor pelo personagem.

Se você não se identifica com o personagem você simplesmente não vai conseguir passar toda aquela magia de transformar seu personagem favorito para o mundo real

Quando você vê um cosplay que realmente gosta do personagem você percebe como é a interação nas fotos, com o público e até a postura no evento.
Para mim esse é o essencial!
Me transformar por um dia é grande parte da diversão.



12- O que você acha da comunidade cosplay em geral? E o que você acha que pode melhorar?

Nina Ferreira: Acredito que como todas as comunidades sejam de gamer, cosplay etc todas tem muitos prós e contras.

Contras no sentido de lidarmos com pessoas.
São muitos pensamentos e muitas opiniões e muitas vezes é difícil encontrar um consenso sobre tais tópicos
Vide o caso como comentou referente à confecção ou compra dos trajes cosplay, que de fato é um assunto polêmico
A cosplayers que não se importam e existem os que não acham certo.

Mas em uma visão geral acredito que a comunidade tem procurado se apoiar aos poucos e aprendendo uns com os outros

Brigas e divergências sempre terão pois são muitas pessoas, mas uma coisa é certa, procuramos nos apoiar SEMPRE independente da situação.



13- Qual cosplay você se sente mais prazer de fazer (o seu cosplay favorito)?

Nina Ferreira: Todos os meus cosplays vem de personagens que gosto muito.
Mas atualmente os meus queridinhos e que amo estar com eles são :
Gênio do Aladdin, Kuzco de A nova Onda do Imperador e Marth do jogo Fire Emblem.

14- Falando nisso ultimamente os cosplayers, estão fazendo muita competição (não nos concursos, mas fora dela, tipo competição de likes, tem gente que faz grupo só pra dizer que é mais cosplay) e ditando regras para os outros cosplayers o que você acha disso?

Nina Ferreira: Como comentei anteriormente, algumas atitudes de pessoas e que vem a ser cosplayers que tornam o meio mais tóxico.
Acho que pessoas que tem esse tipo de atitude devem ser ignoradas porque infelizmente levam a discórdia no meio e isso não é bacana

É muito legal ter likes e compartilhamentos de uma foto sua, todos gostam. Mas isso não te torna um cosplayer melhor ou pior do que o seu colega.

Alguns fazem apresentações maravilhosas, outros tem ensaios lindos e já alguns são mais tímidos e preferem apenas andar pelo evento com seu traje.
Isso não faz de ninguém melhor nem pior, e quem usa de tais meios para se sobressair aos outros de fato não é uma pessoa incentivadora e modelo para a comunidade.



15- O que acha dos eventos atualmente e o que você acha que pode melhorar?

Nina Ferreira: Acredito que os eventos em geral evoluíram muito
Tanto em infraestrutura com aluguel de espaços próprios para eventos, como em atrações, camarins, guarda volumes e etc.
Melhorias são sempre bem vindas e acredito que as organizações como um todo estão ouvindo bem mais o público e suas opiniões para melhorar ainda mais a experiência

16- O que você acha de pessoas que fazem cosplay de um personagem, sem ter visto a obra? Tipo acha o visual legal e faz?

Nina Ferreira: Muitas pessoas conhecem séries através dos cosplays. Eu mesma conheci muitas franquias através de alguns cosplays diferentes que encontrei no evento.

Entretanto ao meu ver para fazer cosplay de algum personagem acho interessante conhecer pelo menos um pouco do universo, até mesmo para saber quais seriam as poses e a interação que o personagem teria em fotos e com os companheiros da mesma franquia.



17- Quais são seus projetos futuros?

Nina Ferreira: Tenho em mente para o ano que vem alguns personagens de Jojo, refazer um cosplay que amo muito que seria o Motochika da série Sengoku Basara e outros personagens do game Fire Emblem :)

18- Possui alguma pagina cosplay, deviantart, youtube, algum site seu que você queira divulgar aqui?

Nina Ferreira: Hoje posto a maioria dos meus trabalhos no Instagram @whatabout_nina
E em breve penso em lançar uma página oficial para organizar melhor meus projetos e fotos.



19- Como você acha que Berserk deve terminar?

Nina Ferreira: (Pode contém spoiler)

No mangá acabamos de ver que a Caska recupera suas memórias após anos do acontecido do eclipse.
Por mais cafona que possa parecer, gostaria de ver uma vingança contra o Griffith e um final feliz após tantos anos de sofrimento
Mas algo me diz que não será assim hahahah

20- Considerações finais

Nina Ferreira: Mais uma vez agradeço muito a oportunidade e o espaço!

Me senti muito honrada e feliz com o convite!!!
Lembrem-se que cosplay é para TODOS!
Não se deixem intimidar por críticas negativas.
Todos nós podemos ser nossos personagens preferidos!!!

Não se limitem a cor, gênero, peso, altura e etc.
Cosplay não é concurso de sósia, cosplay é diversão! Coloquem amor em seus projetos e certeza que conheceram pessoas incríveis e serão inspirações para muitos outros!



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Confira também:

Entrevista Bruna Dentello: Aqui
Entrevista Marina Tavares: Aqui


2 comentários: