sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Vou te convencer a assistir um anime de mecha



Olá a todos, você sempre vê eu comentando e falando sobre mobile suit Gundam no meu blog, pois é um dos animes que mais me marcou e graças a ela, pude acompanhar outros animes do mesmo genero como Macross, Patlabor, Toopa Guren Lagan, Full Metal Panic e Darling in the Franxx. Porem no Brasil esse genero mecha é ignorado não só pelo publico otaku, mas qualquer pessoa se distancia desse tipo conteúdo. Já houve situações que apresentei um personagem com um visual interessante e ficaram curiosos para saber de que anime se trata e ao saber que é de Mecha, falam "Ah não! Mecha?", o problema não é o gênero em sí, mas o brasileiro não gosta mesmo é de ficção cientifica e mecha é um sub-genero variante do mesmo.



Fazer esse tipo de post vai ser uma tarefa muito árdua, pois ficção cientifica muitas vezes serve para abordar as possibilidades cientificas, uma viagem no espaço, muito sonhado pelo homem, as curas milagrosas, o que existe além do buraco negro, do homem brincar de deus através de clones e robos. Entretanto esse genero mostra a magia ser possível através dos descobrimentos e avanço da tecnologia do homem. Em contrapartida existem ficções cientificas que consegue atrair, por não ter uma explicação cientifica ou consegue camuflar o gênero mesmo não sendo um. Invasões alienígenas como Independence Day, Pós-apocalipse como Mad Max, Viagem no tempo como De Volta para o futuro e até mesmo Star Wars que conseguiu agradar a gregos e troianos, por misturar fantasia e ficção cientifica, colocando o útil ao agradável. Alguns dos generos de mecha consegue mesclar com um destes gêneros, posso tentar fazer o possível, para fazer você a começar a assistir e gostar do gênero mecha e de quebra acabar com alguns mitos sobre mecha.



Primeiramente uma das queixas que fazem o pessoal se desinteressar por mechas é que as cenas de combate e de lutas não se comparam com animes como Dragon Ball Z e Cavaleiros do Zodiaco, pois estes por se tratar de pessoas em carne e osso, só o fato que durante a luta, o personagem sangra, já causa um impacto muito grande, pois já demonstra o perigo do personagem e assim deixando mais aflitivo e emocionante, torcendo que o heroi vença a luta, enquanto nos mechas saí faísca, diminuindo o impacto causado nos combates. Em animes como Gundam, as lutas ocorrem no espaço, onde não tem oxigênio e robos gigantes, assim como tanques de guerra e naves, elas explodem, levando o piloto junto, as vezes uma simples faísca pode ser o robo se destruindo por completo. Neste caso recomendo muito que veja Gundam Victory (que apesar de ser da Universal Century, não precisa ver os Gundans anteriores para entender esse), pois nesse mostra todo o sentimento em tempo real dos pilotos ao sofrerem golpes, Gundam War in Pocket que vai ai um spoiler, o piloto da Zaku fica parecendo um hambúrguer, após lutar contra um Gundam e Legends of the galatic heroes que não é mecha, mas mostra os perigos de uma batalha espacial.




Segundo se o problema é o ritmo das historias, já que ficção cientifica geralmente precisam explicar todo universo dele e como funciona, para ele ser o que deve ser. Macross já nem precisa disso, pois a trama em sí é uma invasão alienígena e a tecnologia macross o narrador leva 2 minutos para explicar em cada episodio, já em Gundam o narrador leva 5 ou 6 minutos para explicar o universo nos episódios e ainda temos o movie que resume muito bem todo o universo.



Se ainda não convenceu, se gosta de batalhas espaciais como Star Wars, um excelente anime que posso recomendar é o já citado Macross, nela os mechas se convertem em aviões ou naves caça espaciais igual Transformers, cada mecha tem três formas diferentes fighter como avião-caça, battróide que é a forma de mecha e gerwalk que é um hibrido de nave espacial com robo humanoide, feito para batalhas em baixa atitude e pousos com maior precisão e cada um deles é usado para um tipo de combate especifico. Existe um outro anime também, chamado Mospeada, nela temos uma moto que se converte em um mecha como uma armadura gigante e já que falamos de Transformers, a seríe em sí é mecha, são veiculos que se transforma em robos gigantes e elas não são pilotadas ou tripuladas, mas sim uma forma de vida alienigena e os humanos dão apoio e suporte e até mesmo participam das lutas. Se gostou muito dos filmes, peço que acompanhe Macross e se ainda não viu, peço que tire um pouco do seu tempo para assistir qualquer um dos filmes de Transformers.





Uma coisa curiosa que passa muito batido para qualquer um, saíba que filmes jogos e quadrinhos populares tem seus mechas, em Star Wars existem dois mechas um AT-AT e AT-ST e que alias a cena do AT-AT em O Imperio contra ataca tem uma das cenas mais icônicas e memoraveis da historia do cinema. Em Robocop, temos o ED-209 como mecha, em Megaman X tem as Ride Armor que você ultiliza durante o game, em Warhammer 40k temos o Crise Suit e até mesmo na Marvel a Hulkbuster é um tipo de mecha, nas versões animadas ele tem a aparência de mecha semelhante a de muitos animes em outros, ele tem a aparencia de um exo-esqueleto. Achava que mecha é exclusividade só dos japoneses?





Falando de Star Wars e batalhas espaciais, se você gosta de associar uma coisa com outra, recentemente foi dar uma pesquisada sobre a franquia Gundam e em uma das entrevistas me fez a minha cabeça explodir (tipo aquele cara do meme), sobre a proposta do anime que também foi despercebida para muita gente, pois os mobile suits (nos caso dos mechas ou Gundans se preferir) são naves espaciais em forma de humanoides robos ou seja o Gundam que está vendo ali no espaço, nada mais é do que como se fosse um X-Wing ou uma nave Tie. Em Doctor Who semelhantemente a Tardis também é uma nave espacial, porem em forma de uma cabine policial.



Se não gosta de temáticas espaciais, existem mechas (ou parecem ser) que são ultilizadas em animes de fantasia. Em Guerreiras Magicas de Rayearth temos Ceres, Rayearth e Windam que na minha opinião não são mechas, mas te dá a ideia de como funciona e em Escaflowne temos o guymelef que são chamados de Escaflowne.


Agora é com você, diante dos meus conselhos e sugestões, deseja acompanhar algum anime de mecha? Se não. Pelo menos eu tentei. Para finalizar recomendo a assistir uma materia do fantastico sobre um mecha real que foi criado no Japão:


Nenhum comentário:

Postar um comentário