terça-feira, 2 de julho de 2019

Como eram os eventos antigamente?




Olá a todos, circulou uma foto no facebook, semana passada sobre como era os cosplayers antigamente que eram muito mais amigaveis e hoje só querem fama e ficam apontando defeito no outro. Teve pessoas que falaram que não é verdade e sempre foi desse jeito, há muito tempo tinha tretas dentro da comunidade. Eu acredito assim, cada pessoa, tem um ponto de vista diferente, quando entrou dentro da comunidade cosplay e nos eventos, eu tive uma visão pessoal muito positiva quando entrei em 2010, só a partir de 2014 é que a coisa mudou, de forma lenta, até acontecer o que muita gente reclama dos eventos e dos cosplayers atuais.

Eu vou aqui expor meu ponto de vista, como foi a minha visão entre 2010 a 2014, como eram os eventos, os cosplayers, as tretas, os concursos, a vida dos cosplayers fora dos eventos. Caso não foi desse jeito que eu coloquei, muito provavelmente a sua visão foi muito diferente da minha.

Em um sabado de outubro, em 2010, convencido por amigos de forum a ir nos eventos e fazer cosplay, eu fui no saudoso Anime Fantasy que era um evento que tinha como tema a nostalgia, eu fui com uma roupa inspirada na moda lolita que era Elegant Gothic Aristocrat que era muito popular na época, principalmente pelos animes e bandas j-rock com o Visual Kei. Apesar de ser um visual inspirado (tá mais pra visual gotico), estranhamente muita gente me pedia foto, muita gente mesmo e entre 5 pessoas que me pediam foto, um me perguntava que anime é seu cosplay, logo respondia que não é de nenhum anime e sim "Elegant Gothic Aristocrat" e o pessoal me respondeu que ficou muito foda pra caramba. Era minha primeira experiencia de estar perto de pessoas que também gostam das mesmas coisas que eu gostava, você não se sentia um estranho por gostar de animes, você pode falar de animes a vontade com as pessoas, quando apareceu um cosplayer do Alucard de Hellsing e eram dois, eu estava acompanhando Hellsing Ultimate e falei putz estava vendo o episodio que ele vai ao Brasil e é muito louco, o cosplayer me respondeu que passou a fazer cosplay do Alucard, gostar mais de Hellsing por causa desse episodio. Depois pedi para ambos tirarem fotos duelando e coloquei na legenda se um Alucard faz estrago, imagine dois? Outro cosplayer que não me recordo o anime, comentei sobre a luta e ela super empolgada ficou falando da emoção dela ao ver essa cena e bolamos as teorias do que pode acontecer nos proximos episodios, como o tema era nostalgia, tinha video games antigos e pude me divertir de graça nos jogos, com Sonic 3 e Bonanza Bros. No final tinha uma banda que tocava as musicas classicas de anime em versão heavy metal e todo mundo cantava junto. Quando acordei em plena segunda-feira, fui abrir meu orkut e minha surpresa tinha uma lista de 15 pessoas querendo me addicionar, por que me viu no evento e queria me conhecer e então foi só alegria.




Já no ano seguinte em 2011, estava muito acomodado a ir vestido com minha roupa inspirada no Elegant Gothic Aristocrat, entretanto algumas pessoas que são adeptas a comunidade que curte esse estilo, me pediu para não usar esse termo para batizar meu visual, pois estava prejudicando, por uma coisa que não é. Fui apenas falar que eu estava de visual gotico, porem o pessoal não se importava, adoraram muito meu estilo.

Ainda em 2011, novamente no Anime Fantasy, estreiei meu primeiro cosplay, Alucard do anime Hellsing, fiz de maneira mais improvisada possivel, usei terno de verdade por baixo do sobretudo vermelho, chapeu de tecido, pistolas de madeira pequenas, sem os nomes "Hellsing ARMS .454 Casull Auto" e "Jesus Christ is in Heaven now". Não estava perfeito, mas o que importa é seu amor pelo personagem e estar vestido. Todos reconheceram e tiraram foto do meu cosplay, muita gente fez exatamente o que fiz a um ano atrás, vieram perguntas como "Por que diabos você se transforma em um cachorro?" e fui explicar de acordo pelo que entendi do anime Hellsing, a amizade que tinha contato a um tempo atrás, pude reve-los e conversar com eles, falando das coisas da vida. Uma dica que recebi desse pessoal é de se reunir na Liberdade, nos finais de semana, quando não tem evento, pois os mesmos ocorriam uma vez a cada dois meses, quando ia por este bairro era como se estivesse dentro do evento, as pessoas que frequentavam estavam por lá, sem cosplay e me levavam ao Sogo, onde vendiam mangás, animes e games, além de produtos relacionados como ficheiro, mochila, bottons e no final do dia reuniamos na area aberta Mc Donalds para bater papo sobre coisas otakus, trabalho, familia e a nossa vida.



No final do ano ganhei um sobretudo da Akatsuki de Naruto, logo aproveitei para fazer o Itachi, já que tinha um cabelo grande, estreiei junto com um amigo que fez outro personagem de Naruto, para fazermos dupla. Foi muito bem sucedido, embora muita gente falou pra mim vir de Alucard que gostavam tanto dele e de mim fazer e depois voltei a fazer o Alucard que muitas pessoas gostavam.




Nesse mesmo ano houve uma treta em relação ao local do Anime Friends que foi feito em um lugar pequeno ao invés do Mart Center que costumavam fazer, eu fui um dos que recusavam a participar desse evento, fizeram um encontro cosplay como alternativa, onde pude participar, não só tiraram foto do meu cosplay, como até marcaram o dublador dele na minha foto.

Mais tarde comprei os acessorios do cosplay do Vampire Hunter D, fiz de forma super improvisada, ficava e muito com vergonha de fazer ele, porem era de um personagem que gostava muito por se assimiliar muito com Castlevania, ´porem muita gente me pedindo fotos, fizeram até um photoshoot desse cosplay de graça, logo percebi que a qualidade do cosplay não importava muito, mas sim, seu amor pelo personagem.






Em 2013 mais um personagem que marcou minha época, me vestindo para ser esse personagem Abel Nightroad do anime Trinity Blood, desta vez caprichei muito, usei maquiagem, usei peruca pela primeira vez, logo após ter feito, muita gente veio no meu facebook, me pedindo dicas de onde tem pra baixar o anime, projetos de fazer a Esther Blanchett e a Seth Nightorad, tudo por causa do meu cosplay que fez o povo se interessar pelo anime e gostaram pra caramba, percebi que meus cosplays ajudam até inclusive  a divulgar o anime para o pessoal que visse meu cosplay a acompanhar pela internet.



A partir de 2014 é que as coisas começaram a mudar, os cosplayers se comportaram de forma estranha, principalmente quando uma pessoa chegou no meu facebook dizendo que meu cosplay do Alucard estava muito ruim e precisava fazer um chapeu de EVA e as armas tinham que estar do tamanho exato, pois falaram que "isso não é cosplay e sim uma releitura do personagem e era uma ofensa ao autor", outro foi em uma discussão sobre Trinity Blood, falei que gostaria de fazer o Issak, me responderam que eu não deveria fazer ele, pois eu não era androgeno o suficiente para fazer ele e ainda me completou "Seus cosplays eram mal feitos". Essas frases me marcou muito de forma negativa. Logo quando antes a qualidade não importava muito, agora torna-se importante?

A partir dai fiz cosplay do Aioria de Leão, mostrei que também posso fazer cosplay de qualidade, muita gente me elogiou, dizendo que era o melhor cosplay que já fiz. Apesar de muita gente tirar foto, mais tarde o pessoal não chegava para falar comigo, nem pra me cumprimentar nos eventos, pois eram muito reservados e só podiam ter contato com pessoas mais proxímas e que não eram obrigado a fazer amizades com os outros. O fundo do poço foi quando fiz cosplay do Yusuke Urameshi de Yu Yu Hakusho que é um dos meus animes favoritos, ninguém quis tirar foto e me dizeram "Se estivesse de Capitão America, quem sabe?" e imediatamente respondi "achei que isso fosse um evento de anime" e logo quando reclamei disso, me dizeram que ninguém era obrigado a ficar tirando foto e querer saber que anime que é seu cosplay? Foi ai que caiu a ficha o publico que frequenta os eventos de anime mudou, como consequencia os eventos e os cosplayers também mudaram, para se adequar ao novo publico.



Esse é minha historia dos eventos, sob meu ponto de vista, os eventos e os cosplayers eram bons, na minha opinião se gosta de receber fotos e fazer novas amizades dentro do evento sim, tinha treta, tinham, mas não eram muito repercutido e nem se envolvia muito, o segredo da felicidade na época era estar por perto de pessoas que te admiram e te respeitam, nunca querer agradar os outros, senão você mesmo.

Se um dia as coisa voltarão a ser como antes, bom nada na vida é eterno, tudo é passageiro, estrelas explodem, buracos negros evaporam. Teve uma época que diziam que fazer jogos no Japão morreu, porem houve uma volta por cima dos japoneses nos games. Pode ser que veremos uma nova geração de cosplayers de animes japones nos eventos.​


Nenhum comentário:

Postar um comentário