segunda-feira, 8 de julho de 2019

Vamos falar dos generos dos animes?



Olá a todos, circulou nas redes sociais, um meme de Bob Esponja, onde o Lula Molusco vai querer acompanhar um anime, porem descarta alguns generos de anime e é um reflexo do que ocorre na vida real (pelo menos por aqui no Brasil e em alguns lugares) quando um otaku começa a ler algum mangá é olhar as tags de generos, se entre os generos aparece "Esporte", "Mecha", "Ecchi", "slice of life", "harem", "isekai", "yaoi", "yuri" o publico descarta e procura outro anime cujo o genero que não possuem essas tags e se for ver o anime e se o começo ou em algum momento aparece algo que lembre essas tags, já dropa o anime. Vale lembrar que existe algumas excessões tal como Code Geass (mecha), Kuroko no Basket (esporte) e Re: Zero (Isekai) que fizeram muito sucesso com os otakus tupiniquins. 



Entre os generos que o publico entre otakus e não-otakus mais escolhem para ver ou ler estão "shounen", "seinen", "ação", "terror", "gore" pois estes são os generos, onde o publico pode ter um entreterimento escapista por uma ação interrupta por um curto espaço de tempo, mesmo que o anime tenha seus clichês (coisa que vou abordar futuramente) e com um cliffhanger (que é um termo onde o espisodio, termina com um suspense para deixar o espectador louco para o proximo episodio, para saber o que acontece? Igual uma novela). 



Entre os motivos do publico não curtir os outros generos, entre o que conversei com o povo estão no caso de mecha (vai ter um cara que vai aparecer nos comentarios dizendo que mecha faz muito sucesso por aqui) é por dois motivos um é que a grande parte do publico brasileiro não curte (ou não está acostumado) ficção cientifica, salvo algumas excessões como Star Wars que tem elementos fantasiosos, outro motivo é que as batalhas de mecha não são tão identicas e memoraveis como as lutas de pessoas normais ou comparado a Dragon Ball e Cavaleiros do Zodiaco (resumindo mecha não sai sangue e sim faisca), no caso de Isekai é pelo fato de ter personagem principal ser teletransportado por outro mundo ser ultilizado tantas vezes nos animes (Shurato, El Hazard, Guerreiras Magicas de Rayearth) que só fato de ter isso, já considera como clichê e deseja uma historia que não tivesse teletransporte e que o personagem principal seja do mundo ambientado seja nosso mundo ou mundo de fantasia. Esporte bem teve gente que prefere ver um esporte de verdade do que uma versão romantizada. 
Já harem, slice of life, yaoi e yuri por ser um foco como romance, o publico não quer ver uma especie de novela dentro de um anime.
Ecchi, tirando o romance, muita gente acha desnecessario e até incomoda ultilizar a nudez feminina ou sexo no meio da trama ou durante momentos de luta.



Deu para perceber que os motivos são falta de costume e clichê das obras, nós estamos acostumados com batalhas e ação nos animes. Durante a exposão dos animes, vimos Cavaleiros do Zodiaco, Shurato, Yu Yu Hakusho, Dragon Ball Z e isso por um longo periodo de 8 anos quando veio um anime com um genero diferente o publico começou a estranhar, esperando que seja mais do mesmo entre os animes citados e é uma coisa muito comum. Em video games por exemplo tem muita gente que não curte jogos esportivos como corrida e futebol, enquanto outras pessoas adoram esses tipos de games; Da mesma forma que fãs de games de tiro como Doom e Quake não curtem games de RPG por achar eles muito parado, só conversas e estrategias, assim como os mesmos fãs de jogos de RPG não gostar de games de tiro ou FPS (first person shooter), por serem muito repetitivos e cansativos.



Eu por exemplo não curto muito animes historicos, salvo um ou outro como Kuroshitsuji e Rurouni Kenshin, depois de muita insistencia do povo e infelizmente não existe uma solução para tentar solucionar isso em relação a costumes, o povo não tá acostumado a acompanhar obras diferentes, quando assiste, se decepciona, esperando algo que se compare com o que viu e seja muito surpreendido é igual comer hot dog, no brasil o cachorro quente é servido com salsicha cozida e com pure de batata e batata palha para complementar, enquanto nos estados unidos é servido com a salsicha ao forno e só tem mostarda como complemento e quando comemos temos diferença nas quais pode surpreender ou decepcionar, por estar acostumados com o que degustamos a nossa infancia e adolescencia.


Finalizando não fique chateado quando alguém diz que não quer acompanhar um anime só por ser de mecha ou isekai. Só o fato de você estar gostando disso já vale muita coisa, se for recomendar, recomende por alguém que goste destes generos em especifico. Pois generos de mangás e animes servem para entreter um publico em especifico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário