quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Minha opinião sobre as problematizações




Olá a todos, vocês que acompanham meu blog, sabe que comento muito sobre a questão das problematizações dos animes que ocorrem tempos atrás, desde que começaram a questionar muito a exposição desproporcionada do corpo feminino em material japonês, mais tarde questionaram muito de algumas abordagens como o caso de Tate no Yuusha e o nazismo em Attack of Titans, alguns exagerando dando entender que exija uma censura ou que haja uma regulamentação entre os mangá-kás, falando o que pode e o que não pode colocar em suas obras e até mesmo falei das consequências que isso pode acontecer.



O curioso é que a problematização se tornou uma coisa recente (não estou dizendo que não haviam problematizações tempos atrás, mas para termos de animes, sim é algo recente) bastou uma fagulha que fez todo mundo gostar disso e expressar suas problematizações seja em sites, blogs e até mesmo em youtube, meio que virou moda isso.

Um caso conhecido foi de uma youtuber famosa, que utilizou em seu dialogo "Eu quero que isso acabe!", deixando a entender que quer censura, ao ser questionada sobre isso, negou que quer censura e ainda afirma que ficaria muito triste se isso acontecer com os mangás e animes.

Outras pessoas que problematizam e chegaram a apoiar de que haja uma censura, argumentam que isso pode ajudar a fazer com que "melhorem" os animes, deixando mais agradável e atrativo de assistir, pois fariam que os mangá-kás usassem melhor a sua criatividade, para desenvolver suas historias e personagens, da mesma forma que humoristas sejam mais criativos em realizar as suas piadas, sem usar elas de temas muito sensíveis que pode desagradar e ofender muitas pessoas.


O fato é que problematizar virou sinônimo de censura infelizmente e muitos olham torto para esse tipo de coisa e com razão, ninguém aqui quer ser obrigado a assistir uma coisa que eles querem que você veja, todos temos livre arbito
para assistirmos, mesmo que essa obra seja ruim.

Mas afinal você sabe o que é problematização?

Problematização:

Ação ou efeito de problematizar, de dar caráter de problema a: problematização da fome no Brasil.
Ato de colocar dúvidas e questionamentos em: problematização da fala do presidente.
Ação de fazer com que algo se torne problemático, complicado: problematização de um assunto.

Fonte: https://www.dicio.com.br/problematizacao/



Acredito que problematização seja a segunda parte do dicionario, questionar e debater sobre um assunto, muitos dos meus textos, eu problematizo as problematizações de outras pessoas, até mesmo uma discussão se os filmes de heróis são apenas um modismo e que uma hora vai acabar, sendo substituído por outra adaptação de alguma mídia seja game ou anime, pode ser considerada uma problematização.

No caso das problematizações de animes, tem pessoas que problematizam bem e outras problematizam muito mal e conheço muita gente que problematizam de forma muito ruim.



Como a mencionada censura, ninguém pode problematizar exigindo censura ou regulamentação, todo mundo tem liberdade de expressar e é através dessa liberdade de expressão que te dá o direito de problematizar ao invés disso, indique obras muito boas que ninguém ficará incomodado ao assistir. O universo animangático é muito rico e tem muitas obras que foge de vários clichês é só pesquisar.

Reclamar porque alguém discorda da sua problematização também demonstra que você problematiza muito mal, todos temos livre arbitro de concordar e discordar independente das problematizações mostradas e isso faz que você exija respeito, porem não respeita os outros.

Problematizar sem fazer pesquisas para tentar entender a razão daquilo ser problematizado, também é uma péssima problematização, pois você estará abordando de forma muito parcial e pior demonstra que você é preguiçoso e está fazendo isso só para ganhar ibope.



Uma recomendação de uma problematização imparcial é um vídeo dividido em três partes sobre fanservice nos animes, que você pode ver a parte 1, parte 2 e parte 3.

Caso você leitor, encontre alguma problematização que seja uma das três apresentados acima, simplesmente não dê audiência a ele, não visite, nem acompanhe e se for youtube se desinscreva é a melhor opção, porem não fique enxergando as coisas apenas de um lado, tente ouvir o outro lado também e procure entender o motivo de estarem problematizando, se possível argumente, mostre provas, caso discorde da opinião, assim o mundo caminhará mais pacificamente.

terça-feira, 29 de outubro de 2019

As possibilidades do Megaman X9 existir

By: ultimatemaverickx

Olá a todos, recentemente foi anunciado que um novo game da franquia Megaman está sendo desenvolvido e muitos torcem que seja um game da seríe X, pois ela é muito popular no ocidente (acredite tem gente que só joga a seríe X e nunca jogou um game da seríe classica), entretanto tem pessoas que não querem que haja um Megaman X9, pois ela se encerra no Megaman X6, partindo para a seríe Zero e se desejam uma sequencia da seríe X, que seja um Megaman ZX3. Porem ainda acho que pode existir um game da seríe X, pois na minha opinião cada seríe é um game distinto da outra, não só em termos de historia, mas de gameplay também. Embora Classica e X tem gameplay similiares, eles são bem diferentes uma da outra e gostaria de jogar mais do mesmo da seríe X, com outros inimigos para enfrentar e novas fases para passar.



Temos Megaman X7 ele é sequencia direto do X6 (Dãhh), porem no sexto game, ao encerrar com Zero, temos um final que dá sequencia a seríe Zero, nela o personagem é adormecido e seu corpo é usado para estudos e os eventos após esse momento é somente ocorridos em Megaman Zero. Porem temos Megaman X7 e só por ter sequencia e ter o Zero na historia, dá um furo gigantesco, porem ela existe, e ainda temos mais duas sequencias X8 e Command Mission. E um Megaman X9, acreditam que pode estragar ainda mais o andamento da seríe Zero e até preferem desconsiderar a existencia do X7, X8 e Command Mission.



A pergunta que não quer calar, será mesmo que pode fazer um Megaman X9, sem interferir muito na seríe Zero? E se fizer os outros três games podem também exercer a mesma função? A resposta é SIM, dá pra fazer isso, sem problema nenhum e a seríe X pode ganhar novos games, para quem quer mais do mesmo da seríe X e temos 3 opções que ela pode fazer

1- Linhas alternativas temporais



Uma coisa discutida é sobre Megaman X7 é que ela pode se passar em uma realidade alternativa, caso Zero não tivesse usado seu corpo para estudos e assim poderia dar mais coeso a seríe X e respeitasse a vontade do Inafune e de quebra dar mais liberdade aos games da seríe X, podendo seguir seu proprio caminho e criando novas sub-series que podem surgir a ela, como Megaman Axl por exemplo. É uma coisa que fez igualmente a Zelda, a partir do Ocarina of Time, surgem 3 linhas alternativas, uma ocorrendo dependendo do evento do Ocarina of Time.



Apesar de ser uma boa saída, temos problema ao fazer isso, a principal delas, seria a duvida de alguns games como por exemplo os 5 games do gameboy (Rockman World) seriam alternativos (ou não canônicos), ainda ocorre discussões sobre isso em alguns grupos, porem isso pode reforçar ainda mais a discussão. O que se sabe é que todos os games são sim canônicos, incluindo Megaman X7, X8 e Command Mission. Fora que Rockman World 2 temos até um personagem que exclarece um dos furos da franquia Megaman e outra Rockman World 5 é um games mais memoraveis e um dos meus favoritos da seríe classica.

2- Megaman X9 pode ser um prequel



Para quem não sabe prequel é uma seríe que se passa antes da seríe que se origina. Imaginamos o seguinte e se todos os games que sairam após o X6 (incluindo o possivel Megaman X9) se passassem cronologicamente antes do Megaman X5? Isso também ajudaria a resolver o problema, pois fariamos assim, após finalizar Megaman X4, passa a jogar Megaman X7 e X8 e depois vai pro X5 e em seguida X6. Essa é uma alternativa usado até mesmo em varios games da Capcom, por exemplo Devil May Cry, a historia inicia no 3, depois vai para 1, depois vai para o 2 e prossegue para 4 e finalizando o 5.

Ainda sim teremos problemas, uma delas obviamente é o Megaman X Command Mission que se passa em 22XX ou seja 100 anos após a seríe X e Megaman X5 é dito que se passa em 21XX, então nesse caso fica a questão se Command Mission é canônico? Igualmente o problema acima e outro problema seria possivelmente a exigencia de um Zero 5, se passando antes do Zero 4 que encerra a seríe, mas esse seria o de menos, pior mesmo é que isso abre a margem de uma cobrança maior ainda de um final da seríe classica e os jogos que vierem da seríe classica se passarem antes do jogo que eventua a possivel "transição" da seríe classica com X e a Capcom já revelou que jamais faria isso, pois muitas questões já foram reveladas e falando em revelações, temos uma terceira alternativa e possivelmente a melhor saída de todas.

3- O final do Zero em Megaman X6 se passa em um futuro distante da seríe classica.



Da mesma forma que a seríe classica esclarece algumas questões em alguns games que levam a seríe X, como o caso do Quint em Rockman World 2, o projeto Zero em Megaman Power Fighters 2. Fazemos essa mesma brincadeira na seríe X. O final do Zero em X6 não ocorre necessariamente após os eventos desse game, mas em um futuro distante, talvez após os eventos do Megaman X Command Mission e assim mais games poderão surgir da seríe X, nenhum game vai levar ao evento que realmente ocorre o final do Zero, mas em um determinado momento vai, da mesma forma que na seríe classica, nenhum game ocorre um final da seríe classica para ir a seríe X. Pois sabemos que X foi construido em algum momento da seríe classica, mas foi mantido em uma capsula, pois Dr. Light tinha medo de usar ele. Zero não chegou a ser usado durante os eventos da fase classica, pois Dr. Willy não chegou a concluir 100%, pois durante os testes ele era muito estavel e ficou na capsula até finalizar, porem Dr. Willy morreu antes de completar seu feito. Esses eventos foram esclarecidos no caso do X no primeiro game da seríe e o Zero no timeline da coletanêa da seríe Zero e todos os games da franquia Megaman são canônicos, somente com a excessão das seríe EXE e Starforces e prefiro desta forma para escolher, deixamos os games do jeito que são, sem mudar nada, tem pessoas que gostam até mesmo do Megaman X7 e não devemos desconsiderar ou até mesmo desmerecer só por causa de um outro game que pertence a uma nova sub-seríe, fazendo isso, só vai fazer aquele que conheceu a franquia pelo Megaman X7 ou X8 e até mesmo possivelmente X9 tenha raiva da seríe Zero e foi por causa disso que gerou uma treta e desunião entre os fãs de Castlevania.​

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Como foi a Nerd Party



Olá a todos, dia 12 de outubro aconteceu a Nerd Party, na cidade de Barueri. O evento se propõe a trazer diversão aos nerds e otakus, com jogos, cosplays e estandes. Além é claro o evento que abriu portas para o duelo cosplay, onde cosplayers podem desafiar um ao outro com poderes que seu personagem de cosplay ultiliza.



Nessa edição pela primeira vez me tornei jurado do desfile cosplay, sempre quis saber como é ser jurado do concurso e é uma tremenda responsabilidade ter entre todos os cosplayers escolher apenas 3 para serem o vencedor. Posso dizer com muita segurança que concursos são um jogo e não estar entre os 3 colocados, não fazem seu cosplay ser ruim, apenas avaliamos de acordo com alguns criterios como a apresentação do seu personagem ao palco, onde acontece o play do cosplay e muitos cosplays para mim ficariam em 1º colocado.

Fiquem com as fotos do evento:



Vencedor em 1° colocado do desfile cosplay


Vencedora em 2° colocado do duelo cosplay


Vencedores do desfile cosplay


Vencedor em 2° colocado do desfile


Vencedores do desfile cosplay


Vencedor do Duelo Cosplay









Vencedor em 3° colocado do desfile cosplay


Gostaria de agradecer ao Gui Wolf, Eulane Karinne, Isabela Snorkle e ao Rael Bogard.

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Megaman X uma saga incompreendida ou falta de capricho do autor



Olá a todos, esses dias fiz dois posts comentando sobre Castlevania, uma comentando sobre a treta do Castlevania Lords of Shadows e outra sobre a possibilidade de haver um Castlevania de 1999 e agora queria abordar um assunto diferente, mas sobre o mesmo tema, referente a uma outra franquia que mais gosto, tanto que já fiz até cosplay dele, sobre Megaman.

Um dos assuntos que mais debatem muito e até gostaria de expor aqui é sobre a saga mais preferida dos fãs da franquia que é a seríe X uma sub-seríe que se passa no mesmo universo da seríe classica, passam se 100 anos, nela Megaman, Roll e Dr. Light saem de cena e entra X, um robo criado por Dr. Light, encontrado por um arqueologo Dr. Cain, Zero que aparece na primeira fase é um robo criado por Dr. Willy de inicio ele era bem violento, porem depois, passa ser pacifico e Sigma, o vilão que deseja criar um mundo só de robos denominados de reploids. Não há menção a nenhum personagem da seríe anterior, retificando, existe sim, apenas dois, para manter o elo entre as duas seríes que é Dr. Light que faz a introdução no primeiro game em uma mensagem no computador e nas capsulas, onde X encontra para ganhar as armaduras, durante o game e Dr. Willy, onde aparece como fantasma em Megaman X4 e há uma citação sobre ele em Megaman X5, fora isso, não se sabe nada sobre os outros personagens Megaman, Roll, Protoman e Bass, se for imaginar onde estão também os robos que Megaman enfrenta durante a fase classica, fica mais confuso ainda. E ai fica a duvida, onde foram parar todos?



Devido a isso, os fãs criam muitas teorias, uma delas é de que Megaman se tornou X, Protoman virou Zero. Outra e mais aceita é de que Zero matou todos e esperam a cada lançamento de um novo jogo da seríe classica que a Capcom canônize uma das duas teorias e faça dela um fim da seríe classica e inicio da seríe X, como se a seríe X fosse uma sequencia e o maior problema disso é que pela historia do game Megaman X se passar 100 anos, após a seríe classica, pois em termos praticos, devido Megaman ser um robo, ele poderia sobreviver a esse tempo e se estiver presente estaria participando dos conflitos da seríe X (chamado Mavericks Wars), entretanto dentro da proposta da seríe X, ficaria muito estranho, pois a atmosfera dela é mais adulto, tem elementos de cyberpunk, situações como morte são abordados e o roteiro é mais maduro, já a seríe classica é mais infantil, tudo é colorido e a trama tenta ser o mais simplista possivel, embora haja complexidade em alguns. 

O que os fãs precisam entender primeiramente é que a seríe X não é bem uma sequencia, mas sim uma spin-off, uma seríe criada a partir de outra seríe, mas dentro do mesmo universo, ele se compara a Jornada nas Estrelas: A nova Geração, existe a seríe classica dos anos 60 e a nova geração, além da seríes Deep Space Nine e Voyager. Outro exemplo é homem aranha 2099, uma spin-off com outro heroi Miguel O'Hara, se passando no futuro distante, porem dentro do mesmo universo. A seríe Zero sim, pode se considerar uma sequencia do X6 e a seríe ZX uma sequencia da seríe Zero, mas a seríe X é uma spin-off da seríe classica, não uma sequencia.



Dito isso, pelo titulo do post, vamos ao grande problema de criar tantas teorias e taxar da seríe X uma sequencia da seríe classica. Como disse acima 100 anos é um periodo muito curto para os padrões roboticos, acredito que se fosse 500 anos após a seríe classica, não haveriam tantas questões referente a ausencia dos personagens principais, entenderiamos que todos os personagens não sobreviveram ao tempo, X e Zero estavam dentro de capsulas, só despertando em um futuro distante, nessa parte sendo sincero Inafune errou a mão, porem o estrago já foi feito e o jeito é dar uma justificativa da ausencia dos personagens e por sorte fizeram isso.


Em Rockman World 2 (Megaman 2 de gameboy) é dito que Megaman se torna Quint, um robo domestico no futuro, Protoman tinha uma falha que pode desativar para sempre e não quis ser reparado, Roll (infelizmente devido o machismo) não é uma guerreira ou heroina. Somente Bass não foi justificado a sua ausencia.

Finalizando recomendo muito o site Rockman Central que trás muitas informações sobre a franquia Rockman/Megaman e espero poder falar mais sobre Megaman mais pra frente. Minha intenção no post não é teorizar, afirmar ou negar, mas sim expressar minha opinião de forma sincera e se discorda poste nos comentarios.  ​

Atualização: De acordo com o canal Jogando a saudade, fez um video que explica melhor sobre isso e o que justifica o prazo de 100 anos de ligar a seríe classica com a X. De acordo com a Capcom os robot masters foram considerados modelos ultrapassados e obsoletos durante a fase X, inclusive é mencionado em Rockman 9 que os robos tem um prazo de validade, mesmo serem maquinas.

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Como foi a Brasil Game Show 2019



Olá a todos, semana passada aconteceu o maior evento de video games da america latina, Brasil Game Show, considerado um dos melhores eventos já feitos no Brasil, chegando estar disputando pau a pau com a Comic Con Experience em termos de preferencia ao publico. Conferencia iniciada em 2009 com o nome de Rio Game Show, a medida conforme foi evoluindo, mais novidades e atrações nunca esperadas foram anunciadas, trazendo a alegria dos gamemaniacos. 

Esse ano, visitei o evento, apenas um único dia e um dos melhores, comecei indo direto na fila para conseguir uma foto e um autografo do produtor e game designer John Romero. O criador de Doom (se você não conhece Doom, faça o favor de clicar neste link). O game revolucionou o mercado onde o jogador está nos olhos do personagem, com a arma na mão e deve invadir um corredor, enfrentando uma horda de demonios sozinho. John foi muito simpatico, gostou muito do meu cosplay do Alucard do anime Hellsing que inclusive indiquei para ele acompanhar, aproveitei para perguntar se um dia pretendem fazer Hexen 3, pois muita gente gostaria de uma sequencia desse game, ele me respondeu que Deathkings of the Dark Citadel é praticamente uma continuação de Hexen, levando em consideração que a franquia começou com Heretic e Hexen é um Heretic 2, Deathkings of the Dark Citadel é um Heretic 3 e Hexen 2 é um Heretic 4.







Voltando para um evento um dos seguranças me barrou para me cumprimentar e me abraçar, pois ele me disse que era muito fã do anime Hellsing e do Alucard, pois adora a treta entre o vampirão e o Alexander, além de outros personagens. Devo agradecer e muito a Netflix por trazer Hellsing Ultimate no Brasil e assim incentivar mais pessoas a se interessar pelo anime.

Um dos meus stands favoritos é a Warpzone, pois é onde reune varios youtubers de games que eu mais curto. Infelizmente, neste ultimo dia só estiveram poucos deles como o mito Velberan, Julinho do canal Rockman-kun e o Snestalgia.






No final do evento, fui convidado pela Patricia Abravanel a subir no palco do SBT para o jogo Topa ou não topa e ela me entrevistou querendo saber mais sobre meu personagem e comentei que Hellsing é um dos melhores animes já feitos e ganhei uma caixa com barra de chocolate.



Alias esse foi o ano dos brindes, em cada estande que você vai recebe brindes, recebi uma fanta e panetone com nutela de graça, além de uma camiseta do game Epic Seven, minha namorada foi quinta feira e recebeu um poster do jogo Luigi Mansion 3 na estande da nintendo.



Apesar das partes boas, tivemos momentos muito ruins. Uma treta muito repercutida foi o caso dos dubladores de GTA V que cobraram (e muito caro) para dar autografo e tirar foto, pelo que soube foi culpa do assessor deles, espero que resolvam isso para que ano que vem todos possam estar perto dos grandes idolos.

Outra coisa ruim foi o guarda volume para cosplay, uma das maiores vantagens de ir nos ultimos dias foi ouvir dos amigos que foram nos dias anteriores, o que estava acontecendo no evento, fui aconselhado a ir mais cedo, para guardar a minha mochila, pois estava muito pequeno e consequentemente fica fechado por lotação, só dando espaço para retirada. Isso é ruim principalmente para quem faz cosplay de armadura e chega mais tarde.

A minha ultima critica é o valor dos lanches que estão custando muito caro, um prato mais simples e barato estava custando 20 reais. Por esse valor na volta você compra 3 lanches no Burguer King que fica proximo a estação de metro.

Espero que com as criticas, o evento melhore nos proximos anos e agora fiquem com mais fotos do evento.