domingo, 18 de dezembro de 2022

Animes e o comunismo

 

Olá a todos, houve uma discussão recente, no qual uma pessoa recusava a acreditar que um anime não ganhou uma segunda temporada, justamente pelo fato das action figures oficiais com base do anime não teve retorno. Até ai tudo bem, se não fosse o fato de que a pessoa reclamar dos animes estarem incentivando o capitalismo em vender brinquedos. A pessoa esqueceu de ir a aula otaku que falava que os mangás e anime é uma indústria e que dependem de produtos licenciados para sobreviver. Afinal você acha que os mangás e animes se sustentam como? Nenhum mangá-ká escreve ou desenha por hobbie ou esporte (A não ser para treinar sua arte, mas isso é outra historia), ele faz seu mangá porque é trabalho, da mesma forma que você acorda cedo, pega o metrô lotado, trabalha feito louco, para receber seu salario no final do mês, para um mangá-ká é a mesma coisa, por mais que ele faça um mangá que aborde o comunismo.

Os animes lançam brinquedos licenciados, por dois motivos, uma delas é que animes tem orçamento de custo gigantesco para ser produzido e segundo, no Japão, tem muito otaku que consome estes produtos e conseguem lucrar internamente com isso. Um exemplo são os gunplas que são modelos de Gundam, onde você monta peça por peça até formar uma miniatura do Gundam e saiba você que conheci pessoas que montam essas peças por terapia. No Brasil mesmo, uma coisa que ajudou Cavaleiros do Zodiaco ser popular foi a linha de brinquedos com armadura que fizeram sucesso e ajudou a divulgar o anime. Eu mesmo só conheci o anime, graças aos bonecos. Pokemon nem se fala.

Tudo isso faz movimentar a indústria de animes no Japão, saiba que toda forma de cultura é uma indústria, o anime que você assiste de graça na televisão, a emissora exibe para receber anúncios de carros, comida e brinquedos para se sustentar e para isso ela compra a animação da distribuidora vende os direitos de exibição que repassa o dinheiro para os estúdios japoneses que distribui para os animadores, compositores e diretores, além para o mangá-ká que cedeu os direitos de seu mangá ser animado. Existe também cultura exposta gratuitamente para os mais favorecidos, porem algumas financiados por terceiros, como iniciativa de expor a arte aos mais necessitados.

Eu lembro de uma vez quando comentei com um amigo sobre o mangá café que existe no Japão, falei que por lá, você podia ler mangás de graça e ele me disse que nada é de graça, quando você ver que é de graça, na verdade é incluso. Pois lá você paga a entrada, a hora, o chuveiro, a internet e a comida. Os mangás são inclusos.

Até mesmo um livro sobre o comunismo que você comprou, lembre-se VOCÊ COMPROU para pagar o autor.

Eu penso assim e daí que assinar Crunchyroll, comprar action figures, posters e fazer cosplay incentiva o capitalismo. Capitalismo malvadão é você que fica cagando regras, falando que quem não compra uma action figure não é fã de verdade.

Sou capitalista e com orgulho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário