quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Animes novamente em risco?

 


Olá a todos, e cá voltarei novamente com esse assunto sobre censura. Com a recém eleição que tivemos esse ano, uma coisa veio a tona, o assunto das PECs que são as propostas de emendas constitucionais, que podem modificar ou acrescentar a constituição ou seja o que está dentro da constituição referente a liberdade artística, poderia sofrer algum risco com as PECs e então meu sensor ligou um alarme de que os otakus estão em risco de que algum politico anti-otaku queira fazer uma PEC contra os mangás e animes e tem pessoas que odeiam animes, não estou falando dentro da politica, mas tem pessoas que não gostam devido a concorrência com os quadrinhos e desejam a monopolização da sua editora favorita seja Marvel ou DC, como aqueles que só querem se divertir com a desgraça dos otakus e pessoas dentro da comunidade que não suportam alguns conteúdos considerável sensíveis e que aborde temas como Ecchi, Lolicon e até mesmo ideologias politicas como houve nos casos de Shingeki no Kyojin e FullMetal Alchemist. Novamente tenho que informar que repudio totalmente esse tipo de material, porem sou contra a censura, pois ao censurar algo que não goste, pode censurar algo que goste, conforme informei nos posts anteriores e devemos lembrar que os mangás e animes são materiais vindo do Japão que possui influencias, culturas e politicas completamente diferente e muitas das questões de por que deste tipo de material existir, foram explicados e não que deixemos de passar pano, porem não devemos usar a censura como caminho, porem usar outras formas de combater para que façam mangás e animes sem o uso deste recurso para lucrar, afinal ecchi é muito anos 90 e 2000.

Passei ao longo da semana pesquisando sobre as PECs e existe uma coisa interessante sobre a regra delas de que dentro da constituição existe as cláusulas pétreas de que elas não podem ser modificadas, mesmo com as PECs que são: A forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes; e os direitos e garantias individuais. Essa ultima me deixou intrigado, pois queria saber quais são os direitos e garantias individuais e será que a constituição referente a censura está incluso? Ao pesquisar mais sobre descobri que nela consta o direito a liberdade e ao pesquisar o artigo 220 da constituição menciona que está garantido a liberdade e é vedada a censura artística ou seja nenhuma PEC vai te proibir de ler mangás ou ver animes, não importa o conteúdo do mesmo.

Conforme falei em meus posts anteriores. Censura não é o caminho e sim uma regressão. Ele não acaba com o problema, mas sim esconde ela, além disso tem autores que usam de temas sensiveis como forma de denuncia e é importante entender a proposta do autor, existem casos de que o autor não teve culpa, sendo uma decisão exclusivamente do editor ou diretor de faturar mais. Nestes casos o melhor a se fazer é estudar propostas que convença os editores que é possivel sim lucrar, sem a necessidade de usar esse tipo de material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário