quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Cosplay é coisa de nerd?

 Olá a todos, recentemente houve uma discussão relacionado a questão de que cosplay era uma coisa relacionada ao nerdismo só que em um conceito negativo, tipo bitolado e eu sempre considerei cosplay uma representação de fanatismo. Entretanto em minha longa jornada como cosplayer, descobri muita coisa sobre cosplay, eu não vou ficar falando dos clichês de "o que é cosplay?" que isso tem aos montes sites afora, mas analisar sobre isso de acordo com meu ponto de vista.

Cosplay é uma coisa muito relativa, não necessariamente uma coisa obrigatória para qualquer um que queira ser nerd ou otaku e isso era uma coisa erroneamente obrigatória dentro das comunidades de anime, para verificar se a pessoa é digna de ser otaku, verificando se a pessoa não é poser. Coisa que atualmente não é feito mais, inclusive repudio completamente quem ainda faz esse tipo de atitude, ninguém é obrigado comprar action figures e fazer cosplay só para ser aceito dentro de uma comunidade de pessoas que assistem animes, sendo que estes muitas vezes, nem cosplay faz ou só fizeram uma única vez.

Sendo uma coisa relativa, já conversei com cosplayers que já me contaram que não faz cosplay de personagem que gostam, mas sim que combinam com o fisico e o perfil da cosplayer, pois tem receio de que acabe ficando cafona e estrague o seu personagem. Porem, entretanto, respeitam quem faz cosplay de personagem que gostam, mesmo não possua o mesmo fisico do personagem; Há casos também de cosplayer que faz cosplay e que já admitiam nunca ter acompanharam o anime com base do personagem que fez, apenas viu o visual e já quis fazer cosplay, pois considera apenas como hobbie de arquitetar, customizar e se divertir, além de também ser considerado terapêutica, assim também conforme mencionei em um post anterior que tem cosplayers que utilizam dele, como laboratório, para treinar artes cênicas. Inclusive neste caso, já houve situações de que a pessoa fez cosplay, porem a obra-base do cosplay é considerada inacessível, por ainda não ter sido lançado ou ser exclusivo no país de origem, como exemplificando o caso até o presente momento Final Fantasy VII Before Crisis que nunca saiu do Japão, para lançamento internacional, mas a cosplayer gostou tanto do visual e no maximo viu a descrição e quis fazer cosplay. Entretanto ainda nesse caso houve cosplayers que após fazer o cosplay de um personagem que conhece, se interessou em acompanhar o anime, depois que se sentiu bem fazendo cosplay e recebendo ótimos feedbacks de outros cosplayers, porem se ainda repudiar o fato da pessoa fazer cosplay, sem ao menos conhecer o anime ou personagem, já conheci pessoas que já colecionam gunplas e nunca viu Gundam, mas compra e monta como hobbie, assim como também já conheci pessoas que curte Warhammer 40k, pelos games eletronicos e nunca chegaram a jogar o jogo de tabuleiro que é o material raiz e seja sincero com você mesmo! Você já chegou a ler o livro que originou seu filme ou seríe favorita?

Da mesma forma que há cosplayers que fazem cosplay, sem conhecer o anime. Tem cosplayers que faz cosplay que curte e amam o personagem, acompanha o anime, coleciona posters e action figures da seríe que acompanha e por esses motivos faz do cosplay uma coisa relativa em relação a isso. Pense você que foi contratado por uma loja para fazer cosplay do Capitão America só para fazer a alegria das crianças ou ser animador de festa. Sendo pago para isso, sendo você que nem conhece ou curte o personagem, mas oferecem uma quantia enorme para você participar. Você aceitaria? Se você é fã e quer fazer cosplay porque ama o personagem, você está fazendo a sua parte e respeite o cosplayer que não tem a mesma intenção que você, tú não tá pagando as contas dele e se acha ruim isso, você também não vai gostar quando alguém te aborda no evento ou em algum forum questionando se você é mesmo fã do Batman, perguntando quem já vestiu os uniformes dos Robins? E te humilham quando você comete alguma gafe.

Dito tudo isso, cosplay é obviamente apenas uma atividade como hobbie, da mesma forma que colecionar video games, montar gunplas e cada um tem seu proposito de fazer cosplay, sendo a principal é apenas a diversão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário