quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Aumento dos impostos dos video games o que eu acho do assunto (DESAFO!)

 


Olá a todos. No final de novembro do 2022, fomos pegos de surpresa com a noticia da possibilidade do aumento dos impostos de video game, eu pessoalmente sou contra a medida, pois video game é cultura e sendo assim, precisa ser acessível para as pessoas, principalmente em tempos de pandemia. Não vou adentrar muito, se quiser conferir, veja o video da noticia, para se informar mais.

O que quero discutir é que no meio dessa discussão houve coisas que me incomodaram, a primeira é de pessoas que apoiam a medida e é contra a pirataria, sendo que essa iniciativa, pode fazer com que mais pessoas utilize da pirataria para ter acesso a jogos, principalmente de franquias que são fãs. Eu mesmo sou fã das franquias Megaman, Castlevania, Doom e Duke Nukem. Tem video games que compro ou emulo ele só para ter acesso ao jogo da franquia que é exclusivo deste ou aguardo algum relançamento, port ou coletânea, como está vindo com frequência para Steam esse ultimo. Eu compro legalmente na Steam, por dois motivos, uma para mostrar que tem fãs deste jogo para PC e que lance mais jogos para computador/steam e outro para ter mais jogos desta franquia. Note que uso do PC/Steam por ser mais barato, pois não tenho condições de comprar um console e jogos em midia fisica. Me sinto satisfeito apenas com o jogo. Porem outras pessoas preferem console pela praticidade e sem se importar de pagar mais caro. Entretanto mesmo que tenha essa preferencia e a minha, devemos respeitar um ao outro, nenhuma coisa é melhor que o outro e só um ignorante é que faz essas comparações.

Ainda sobre o mesmo topico, já vi comentários de pessoas que gostam de midia fisica, pois adoram os extras dele, como manuais, posters e as famosas edições de colecionador; Essas coisas são feitas para quem gosta de colecionar e quem é muito fã que quer ter tudo da franquia e em alguns casos desmerecem quem não tem, taxando estes de que não são fãs de verdade. Aquela velha discussão de "Você tem isso, eu tenho aquilo, logo sou mais fã que você" e parece birra de criança, mas inacreditavelmente, infelizmente tem gente com mais de 30 anos fazendo isso, pessoas que fazem isso, tem um único objetivo atenção! Querem se tornar uma marca, para ser convidado para entrevistas, palestras, ser inquestionável nas discussões em grupos, conseguir amizades e namorada e isso porque já teve pessoas que conseguiram fazendo isso, mas isso é na maioria das vezes por ser influencer ou por ter contatos e não exatamente ter status, as vezes até pode ganhar algo em troca, porem a pessoas precisa ser conhecido no meio por esse motivo.

Você que joga em emulador, você não é menos gamer ou menos fã. Apenas não tem condições de possuir o material oficial e deseja ter acesso ao jogo e assim quem sabe se torna um novo fã da franquia e quando tiver condições quem sabe até compra o material oficial da mesma forma que um otaku assiste animes online ou faz download e não assina streaming, por não ter condições ou procura muito o material, por falarem muito sobre e deseja conhecer. Eu mesmo comecei a jogar Megaman pelo emulador, depois que comecei a ter condições comprei a coletânea oficialmente na steam e hoje tenho uma coleção de action figures do bombardeio azul e até mesmo fiz cosplay do Megaman X, olha como as coisas evoluem.


A pessoa ser a favor ao aumento de impostos de video game e é contra a pirataria, tem alguma coisa errada e isso leva a segunda e a mais irritante que são pessoas que querem ser exclusivas de tal jogo e não querem que outras pessoas tenham acesso a ela. Tipo "ainda bem que os jogos ficaram caros, como tenho grana, agora só eu posso ter o jogo da minha franquia favorita e vocês que se lasquem", assim pessoas que tem esse tipo de mentalidade não querem ser mais um entre muitos, logo se a pessoa chega e fala "olha esse jogo novo que acabei de comprar" e recebe um "Legal, também tenho!", faz com que não receba toda a atenção que gostaria de ter (e isso funciona também em qualquer comunidade nerd e otaku) e da mesma forma como foi o outro caso é atenção, a pessoa quer ter os mesmos objetivos que a outra situação.

Independente de ser exclusivo, uma hora o jogo vai ficar acessível, devido o tempo, com a baixa popularidade e interesse, vai ficando mais barato, consequentemente já fica com acesso facil. Independente da exclusividade. Tem muitos video games que no lançamentos eram extremamente caros e hoje se encontram com preços acessíveis e sobre a questão de muitos te julgarem por gostar de velharia, se uma pessoa que é convidado para ir na cabine de imprensa, para ver um filme só para ficar se achando e querendo atenção e depois finge que o filme não existiu, falando "esse papo denovo?", enquanto outra pessoa vai assistir o filme semanas antes do filme sair de cartaz e gostou tanto que quer colecionar action figures, posters e DVDs da franquia do filme e até mesmo fazendo cosplay. Quem você acha que é mais fã?

Independente da maneira como você joga, somos todos gamers e abaixo o aumento de impostos de games, todo mundo merece ter acesso a cultura e se reclamar distribuem jogos de graça para todo mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário