sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Sobre a polemica do cosplayer oficial


Olá a todos, recentemente houve uma discussão sobre alguma coisa dentro da comunidade cosplay, que uma pessoa que não é cosplayer, está querendo usar o titulo de oficial. Depois de um tempo, quando houve uma discussão sobre cosplayers que se intitulavam como oficiais e que muitos que usavam, muitas vezes me incomodava, pois estavam usando esse termo muitas vezes para se sentir superior em comparação com outros cosplayers e quem não era, era um zé ninguém, como se "fui reconhecido pela empresa detentora dos direitos da personagem, logo sou cosplayer oficial" e muitas vezes a pessoa nem é. Não é porque o criador reconheceu seu cosplay que você se torna o cosplayer oficial e sim que o autor achou seu cosplay bonito e nada mais.

Se fosse assim, o Ono elogiou meu cosplay do Megaman X, então sou cosplayer oficial do Megaman. KKKKKKKKKKKKKKKKK


É importante entender o titulo de cosplayer oficial, muitas vezes é relativo, pois tem cosplayer que recebe o titulo oficial, porem é de portais de sites de fã, para sessões de fotos exclusivos e entrevistas e que nesse caso o cosplayer é oficial para um site exclusivo e também tem empresas que detém os direitos do personagem da obra que dão o titulo de cosplayer oficial e algumas nem dão e quando a empresa coloca esse titulo, tem contrato que muitas vezes pode te limitar de fazer varias coisas com o cosplay dentro e fora do evento. Esse contrato de oficial, muitas vezes é para trabalhos dentro da empresa, tipo eventos de lançamentos do DVD do anime, cabines de imprensa, estandes de evento, fotos oficiais e alguns outros ou seja é para jobs e ainda existe a possibilidade dos filmes, pode sofrer reboots, troca de atores e consequentemente o cosplayer deixa de ser oficial e pode ser cedido para outro cosplayer ou mesmo o cosplayer ter indispobilinidade e a empresa ceder o titulo para outro cosplayer.




Além disso o cosplayer que se diz oficial ter a atitude de rebaixar outros cosplayers que não possuem o titulo, nem deveria cometer esse ato, pois isso pode deixar uma má imagem para a marca e para o anime. Já houve casos de cosplayers e visitantes dos eventos que deixaram de ser fã do anime, além de odiar a obra por lembrar das pessimas atitudes do cosplayer que fez cosplay do anime e se a empresa que deu o titulo de oficial ao ficar sabendo disso, pode além de tirar o titulo de oficial, ainda pode receber um cease and desist e já houve casos de cosplayers que receberam essa ordem e até foram proibidos de fazer o cosplay do personagem.




Cosplayer oficial precisa tirar fotos com todo mundo, seja cosplayer repetido ou não; Não rebaixar ninguém e nem causar confusão. Por isso pense bem antes de ser cosplayer oficial, só o fato de você ser fã já basta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário