segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Algo em troca?

 

Olá a todos, recentemente houve uma discussão referente a um concurso cosplay, eu não vou expor os envolvidos, mas o que aconteceu foi que um cosplay de armadura não ganhou o 1° lugar e um grupo de pessoas que acompanhou, achou que foi injusto e que merecia ganhar o concurso, achando que o cosplay estava muito perfeito e impecável e que deveria ficar em primeiro e ainda atacou quem ficou em primeiro lugar. O cosplayer de armadura por sua vez ao contrário do povo, disse que ficou feliz pelo 2° lugar e ter chegado aonde chegou. Apesar da atitude do cosplayer ser mais correta, infelizmente vejo muitos outros cosplayers ter um comportamento igualmente a do povo que faz um cosplay de armadura, com led (não tô falando que todos são assim ok!) esperando ter alguma coisa em troca e não é só cosplayers, tem muitas outras areas nerds, como youtubers, blogueiros, dubladores e até otakinhos. Já vi relatos inclusive de dubladores criticando o pessoal que entra na dublagem só para dublar animes e é bom lembrar que tudo isso é consequência. Não é porque você faz um trabalho bom seja cosplay, youtube ou seja lá o que for fazer com seu anime favorito que você vai ganhar um convite para cabine de imprensa do longa baseado no seu anime favorito.

Se você está fazendo cosplay do seu anime favorito, lembre-se, você está fazendo para agradar a si próprio, você está demonstrando que você ama o anime e só isso já é o suficiente, de resto é consequência. Tem pessoas que faz cosplay para várias intenções diferentes seja para job, concursos e outras coisas. Infelizmente existem aqueles fiscais de cosplays que ficam no pé de cada um e acha que você não é digno de ser fã por qualquer motivo e esse tipo de pessoa, você deve ignorar. Eu sei que é duro aturar esse tipo de pessoa, porém você deve conviver com pessoas que te admiram e te respeitam do jeito que você é e outra que tipo de autoritário esses fiscais são? Se eles tem direito a dizer que manda ou desmandam nas pessoas que são fãs, essas pessoas são donas do estúdio que produziu o anime?

Se você não é escolhido ou conquistou algo, não significa que você é ruim. Tudo tem um motivo, saiba que em concursos cosplay, os que fazem cosplay de armadura são os que mais são exigidos entre os jurados e inclusive todos tem um ponto fraco que é a movimentação, se não consegue se mover com seu cosplay de armadura, nem tente participar dos concursos, se divirta no evento. Se não foi convidado para cabine de imprensa, saiba que o nome já diz só para imprensa, tem pessoas que não são da imprensa que participa, pois são influencers, estão lá para divulgação, quanto mais divulgação, mais lucro e chamam essas pessoas que tem mais visibilidade e que são mais conhecidas pelo meio otaku, nerd ou até mesmo entre cosplayers, pois seja sincero com você mesmo. Você já conseguiu convencer alguém a assistir um anime que você gosta muito? Tem um canal que curto que é o Capslock que fez um vídeo com intuito de responder a opinião do Omelete e no meio falou de Gundam e sem querer conseguiu fazer com que muitas pessoas se interessassem pelo anime e é por isso que as empresas chamam essas pessoas, pois querem divulgação, da mesma forma como chamam pessoas para jobs (ou trabalho para cosplay), pois tem cosplayers que estão aptas e fazem trabalho de cosplay para ter um serviço remunerado e já a parte de concursos, os cosplayers tem muito treino e ensaio para participar, que vai desde a escolha do personagem, confecção do cosplay e até interpretação, já teve cosplayers que se apresentaram em concursos que usou do recurso como experiencia para artes cênicas ou seja não é para qualquer um. Se não consegue fazer tudo isso, usa seu cosplay apenas para diversão e curta o evento, cosplay não se limita a concursos e jobs e lembre-se ninguém é melhor que ninguém. Cada um faz cosplay para propostas e motivos diferentes.

Eu lembro de uma frase que diz assim: "Você pode fazer mais por um anime do que simplesmente dublar", existe muita coisa que você mesmo pode fazer, como assinar Crunchyroll para ver seus animes legalmente e ajudar com que seu anime ganhe novas temporadas; Fazer uma sala temática do seu anime favorito com colecionáveis e video games, assim as pessoas podem olhar e se interessar mais em assistir seu anime favorito, faça blogs ou canais do youtube fazendo criticas e recomendações do seu anime favorito ou até mesmo usar seu anime como inspiração para sua história literal ou em produção de games, inclusive teve muito anime que me fez conhecer outras coisas que nem sabia que existia como por exemplo conheci Warhammer 40k graças a Trinity Blood.

Para finalizar gente que era fã antigamente era bem tímido, só queria no máximo ter algo para agradar a si próprio e do nada querem mostrar para todo mundo que é fã e esse tipo de comportamento prejudica muito quem quer conhecer, pois ficam com medo de lidar com pessoas assim, pois já teve anime que nem quis ver, depois que vi a toxidade dos fãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário